domingo, 21 de novembro de 2010

White is beautiful

Hoje em dia, além de ter que ser tudo o que dizem que a gente tem que ser - bem-sucedida, magra, culta, saudável, cheirosa, malhada, bem-comida, bem-vestida, eficiente, pós-graduada, jovem, informada, etc etc etc - a gente também tem que ser bronzeada.

Não importa se é inverno, não importa se você não tem tempo de ficar lagartixando no sol, não importa se você é branquela de nascença. Ser ou estar branca é o horror, o horror. As pessoas te olham feio, as mais chatinhas comentam "nossa, você tá branca, né? Precisa tomar um solzinho!". Você é quase uma pária na sociedade.

Recursos para estar bronzeada mesmo sem sol não faltam. Bronzeamento artificial - que dá câncer, mas quem se importa?, auto-bronzeadores, bronzeamento em spray, bases e pós com efeito bronzeante e por aí vai. Só é branca quem quer, e quem vai querer ser branca, né? Afinal o bonito é ser bronzeada. E só.

Essa mania já virou até doença, a tanorexia, que é a obsessão por bronzear-se. Claro que isso é um extremo, mas é bem comum gente que tem uma leve paranóia com isso. A mulherada acha lindo parecer que esfregou um tijolo nas bochechas, ficar laranja como uma cenoura ou ter diferentes cores em diferentes partes do corpo. Fora aquelas que, depois de décadas torrando no sol, parecem uma cobra descamada - e parecem 10 anos mais velhas do que são.

Agora começa o meu manifesto: pra quê tudo isso, minha gente? Há tantas belezas diferentes nesse mundo, por que temos que seguir mais esse padrão? Claro que uma pele bem-cuidada e bronzeada é bonita, mas uma branquinha também tem seu valor. Belezas morenas, belezas clarinhas. Cada um com seu cada um.

Não vou me embadurnar de auto-bronzeante e sujar todo o meu banheiro. Não vou sair por aí parecendo uma escultura de barro. Não vou me arriscar a desenvolver um câncer de pele pra ser algo que dizem que eu deveria ser. Prefiro ser branquinha mas ter cor de gente, não uma cor artificial. Meus genes eslavos me deram olhos verdes mas não me deram morenice alguma, fazer o quê? Me enfiar numa claustrofóbica cama solar que mais parece um caixão pra sair dela com cor de terra e mais rugas? Não, obrigada.

Sou branquela e sou feliz!

7 comentários:

  1. Ai que alivioooo!
    Enfim, alguem disse que as branquinhas tem seu valor...rs
    Ás vezes me pego olhando para minha pele branca, de natureza, e segundos depois vem a cobrança interna provocada pela regra para as mulheres imposta atualmente(por todos os meios de comunicação): seja magra-malhada-bronzeada-e tenha orgasmos múltiplos! Poxa, não tenho nenhum requisito destes...
    Logo penso: preciso ir a praiaaa, elimino uma cobrança!
    Mas trabalhando, grana contada e fazendo faculdade, existe uma série de fatores que sempre atrapalham meus planos de um fim de semana bronzeador.
    Falta tempo ou dinheiro ou sol!

    E sigo cobrada por essa divida que tenho com a sociedade: ser bronzeada.

    Mas vc Nadja, vem hoje me trazer uma palavra de conforto, me dizendo que nós branquinhas devemos nos aceitar e temos sim nosso valor!Oba! rsrs

    Bjão!

    ResponderExcluir
  2. Oie, Nadja, vim retribuir a visita! :) Se a Kelly fez plásticas, eu não sei, mas que mudou, mudou, haha!

    E assino embaixo: sou branquela e sou feliz! Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente!!! Também sou super branca e se tomo sol não fico bronzeada, fico vermelha! Daí, pra que, né? Acho lindo ser bronzeada, mas também acho lindo uma pele bem branquinha :)

    ResponderExcluir
  4. Engraçado, sempre achei q isso fosse coisa de celebridade hehe. Na - minha - vida real nunca fui alvo de preconceito pela minha brancura. Só minha mamy que olha pra minhas pernas quando vou visitá-los no Rio e diz "Juli, vc está verde de tão branca". Leia-se "dá pra ver até suas veias" hehe. Adoro esta minha brancura pêssego-porcelana :o) E só trocaria se fosse pra nascer mulatona na próxima. Bronzeadinha no way.

    ResponderExcluir
  5. Há tempos atrás pele branca era sinônimo de cor de nobreza...

    ResponderExcluir
  6. você acabou de me desencorajar a apostar num jetbronze pro casamento que tenho em dezembro.... (pior é q é verdade q eu tava pensando nisso...)

    ResponderExcluir
  7. Apoiada: Sou branquela e sou feliz, ponto.
    Pior são os comentários tipo: "Nossa, você está dando reflexo de tão branca." aff
    cada um cada um.
    Melhor ser branquela do que parecer um parafuso enferrujado como a Vera Fisher.

    bjo

    ResponderExcluir

Desembucha!