quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Desafio "Um ano sem comprar roupa" - ACABOOOO OUOUOUOOOO

Não sei se é um grande feito da humanidade, ou pras mulheres, não sei nem mesmo se é um grande feito pra mim, mas sim, eu fiquei um ano sem comprar roupa. CACETE, UM ANO SEM COMPRAR ROUPA!

Eu escrevi sobre isso pela primeira vez em janeiro (tá aqui), mas é algo que eu vinha fazendo desde o dia 12 de outubro de 2010, ou seja, há um ano, desde que cheguei de viagem cheeeia das roupitchas novas, dei de cara com o meu armário pequeno e lotaaado e pensei "gente, pra quê tanto?".

"Mas e aí, Nadjones, saiu comprando tudo o que viu pela frente ontem?" Olhem, na verdade não, porque como eu disse em algum outro post, se eu fizesse isso não teria muito sentido ter ficado um ano sem comprar, afinal eu continuo não "precisando" de muitas coisas (o "precisando" está entre aspas porque o sentido dele varia muito no universo feminino, como escrevi neste post). Mas fui pra São Paulo e, no derradeiro dia 12, comprei uma roupa. COMPREI UMA ROUPA! Um vestido jeans na C&A. Fazia anos que eu procurava um vestido jeans e ainda por cima estava com um precinho camarada, então não tive dúvidas. Foi um presente ideal pra mim mesma por ter conseguido fazer o que fiz. Foi paixão à primeira vista, e olha que nem sou chegada na C&A, entrei lá pra procurar uma coisinha pro meu rapaz. Meu pai estava comigo e até nos abraçamos, foi um momento quase emocionante. Eu tinha dito que estava pensando em esperar perder uns kilogramas pra comprar roupa, mas comprei o vestido meio justinho pra ficar bom quando as banhocas diminuírem (sim, sou realista e digo "diminuírem" e não "sumirem").

Durante esses 365 dias sem comprar roupa, eu passei vontade e foram várias as tentações, mas eu aprendi muito ao ver que podia superar isso sem depender de nada a não ser de mim mesma. E isso com certeza vai me ajudar em outras áreas da vida, porque não é tão fácil reconhecer que podemos cumprir algo que nos propusemos, né? Mas como diria Obaminha, yes, we can!

E agora, José? Como continua minha vida pós-um-ano-sem-comprar-roupa? Não quero ficar acumulando coisas que não uso e nem sair comprando coisas que não preciso (só de vez em quando, né, também sou filha de Deus e não resisto muito a coisinhas coloridas). Então acho que vou fazer o seguinte: entra algo, sai algo. Toda vez que comprar algo do ramo roupas/acessórios, tenho que dar pra alguém ou separar pra caridade pelo menos algum item. Por exemplo, comprei sapatos? Dou um usado. Comprei um vestido? Dou uma camiseta. E assim vai.

Vou começar a fazer isso agora mesmo: comprei o vestido e quatro sapatos em São Paulo. Então vou dizer adeus à minha bolsa da Nike citada neste post, mesmo porque semana passada encontrei uma substituta à altura pra ser minha companheira de viagens e ainda por cima de um jeito mais elegante. E devo ter alguma camisetinha véia que esta lá enfurnada no meu armário também. Como vou chamar esse outro desafio? "É dando que se recebe"? "Comprou, Deu"? Sei lá. Nem sei se chega a ser um desafio.

Mas então é isso, minha gente, consegui ficar um ano sem comprar roupa. CONSEGUI FICAR UM ANO SEM COMPRAR ROUPA! *rojões* *rojões* *rojões*

12 comentários:

  1. Ja falei antes e repito: Parabens!!! :)
    Eu faco esse negocio aih... de doar uma roupa/acessorio/etc toda vez que compro um novo. Quando comecei, nao dava certo porque comprava antes e depois "esquecia" de doar, sabe?? Mas agora, se tem uma coisa que eu "preciso" comprar, eu dou uma olhada antes no meu armario, ja separo o que quero dar e se der, vou ate a charity shop (tem uma pertinho de casa) no fim de semana. Se nao, acumulo algumas pecas antes de ir. Mas as pecas tem que ser acumuladas fora do armario. Numa sacola ou pilha. Que eh pra ficar bem ali "na minha cara" para eu nao esquecer :)
    Funciona pra mim :)
    Beijao!

    ResponderExcluir
  2. Demais Nadjão!!
    Parabens!!
    Um feito e tanto para qq mulher!
    Achei otima a nova ideia: quando comprar um novo item, doa um velho! Perfeito!!
    Tb estou tentando fazer isso...
    Beijos,
    Loly

    ResponderExcluir
  3. Parabééénnnsssssssssss!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Para mim, parece impossível esse feito (estou fazendo terapia para buscar as respostas de porque comprar tanto e de tudo). Não vou me propor a ficar UM ANO inteiro em comprar, mas diminuir em 70% + ou - os gastos em todas as compras me parece razoável. Boa Sorte para mim, né?
    beijão
    Lila Czar
    seviracom30.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nadja, VIVAAAAA, parabéns mesmo, com diretito a bolo e velinha :o)
    Maravilha vc ter cumprido seu desafio e acho sensacional a ideia de se propor agora um novo. Seja fazer um "toma lá, dá cá" ou entrar com mais elegância ainda nos vestidinhos novos.
    Super apoio a iniciativa :o)
    Besos!!!!

    ResponderExcluir
  5. Nadja, dessa vez resolvi desembuchar!!
    Sou uma dessas leitoras anônimas que te leem ( dão boas risadas) frequentemente, e que acompanha os desenrolos dessa vida loca (ai ai).
    Não estou nos (quase) trintinha - estou no pós 20, hehehe - mas desde já estagiando para a "melhor idade"... kkkkkkkkkk
    Dessa vez resolvi dar voz ao meu anonimato para te desejar um enorme PARABÉNS!! Pelo desafio (que não é fácil), por resistir bravamente as tentações capitalistas e de baixa estima, mas principalmente, por ser tão descontraída.

    Um grande abraço, desde Brasil,
    Carla

    ResponderExcluir
  6. Parabéns!!! Excelente iniciativa!
    Falei sobre o seu desafio no trabalho ontem e as meninas não acreditaram que era possível.
    Agora, sou eu quem está tentando encontrar forças para assumir esse compromisso.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. Ziula, obrigada, já disse que adoro o seu nome?

    Dedé, obrigada, pra mim tb tá funcionando! Mas nem comprei mais nada depois do vestido (bom, tb faz pouco tempo, né?)

    Juli, obrigada! Vc tá muito sumida, tô brava com vc! hahaha

    Carla, pós 20? Uma pequena crianca! hahaha Obrigada pelo seu comentário, adorei!! Volte sempre!

    Tássya, fala pra elas que é possível sim, eu nao morri nem tive que sair pelada ou mal vestida na rua! hahaha Forca aí, se vc tem muita roupa nao é difícil conseguir.

    Beijos a todas

    ResponderExcluir
  8. Ah, Lila, Loly e um ano sem comprar roupas e sapatos, obrigada tb!!

    ResponderExcluir
  9. PELO AMOR DE DEUS, ensina pra minha patroa, toda semana chega uma caixa nova, proveniente de algum outlet (eu nem sabia o que era isto) de algum canto do país.

    Inté!

    ResponderExcluir
  10. Como fez pra conseguir isso?? Sou extremamente consumista...Já paguei vários carros oKms de dívidas..É um problema sério que tenho e trato e gostaria mto de conseguir algo parecido com oq fez...Como te veio a idéia?? o que fazia para n comprar?? Gostaria tanto de saber...Quem sabe n me ajudaria...

    ResponderExcluir

Desembucha!