quarta-feira, 8 de maio de 2013

Jejuar para quê?

Uma das várias polêmicas da semana na Internet foi sobre a matéria da Vogue sobre jejum.  O povo todo comentando, dizendo que era um absurdo, apologia à anorexia, etc.

Eu achei que o principal problema da matéria é a forma, não tanto o conteúdo. Digo, também acho um absurdo jejuar para emagrecer/desintoxicar/seja lá o que for, também sou contra essa imposição da magreza absoluta, mas acho que eles podem escrever sobre esse método, assim como se pode escrever sobre qualquer assunto desse mundão de Deus.

Mas.

Não me bota lá no título "Comer para quê? Fazer jejum está na moda". Como se fosse, sei lá, "Roupa preta para quê? O azul está na moda". Estão dizendo, logo de cara, que não é preciso comer. Que a moda é não comer, e como sabemos a moda deve ser seguida por todas nós se não ficamos para trás, não somos cool, somos antiquadas, olha só que horror.

Aí a primeira frase da matéria repete o "fazer jejum está na moda", reforçando o que foi dito antes. Está na moda, está na Vogue, é o máximo, minha gente. Depois fala que a ideia é ficar sem comer alguns dias por mês, e logo em seguida já mencionam celebridades de Hollywood - magras, óbvio - que supostamente aderiram à "moda". Diz pra mim se não é iNgualzinho àqueles anúncios bregas de dietas mirabolantes que a gente vê por aí?

O parágrafo termina com Glória Maria, uma famosa (embora não seja exatamente um sex symbol) dizendo que "amou" um "kit que ajuda no processo" e que, quando faz o regime, se sente "magra, muito magra". E como sabemos, minha gente, nada melhor neste mundo que se sentir magra, muito magra. E se uma celebridade está dizendo que com isso se sente magra, muito magra, vamolá jejuar e se sentir magra, muito magra também, que é só isso que a gente quer. E não sei em que mundo ou em que momento a Glória Maria poderia se sentir gorda, né?

Todas essas maravilhas foram só no primeiro parágrafo, então não vou fazer essa análise parágrafo por parágrafo se não não vou escrever um post, vou escrever uma matéria daquelas de 4 páginas. Prometo que essas são as últimas coisas que vou dizer com base aos parágrafos: o segundo começa com "a validação do jejum representa uma mudança drástica de paradigma (...)". Ou seja, o jejum foi validado, foi considerado algo certo a se fazer para emagrecer e, de quebra, melhorar ou manter a saúde. E o último diz: "é fato, o segredo da longevidade é comer pouco". Ah, não é só pra emagrecer então, queremos viver 150 anos. Neguinho procurando a fonte de juventude, estudando genes e tal, mas tá aí, é só jejuar. Eu não sei se quero viver 100 anos e não poder comer uns brigadero de vez em quando, mas quem sou eu.

No finalzinho eles até mencionaram que "é preciso ter certos cuidados" ao adotar o jejum, mas assim bem en passant.

Se eles tivessem dito que sim, esse regime existe, tem adeptos, tem defensores mas tivessem mostrado o outro lado, dizendo que os médicos não aconselham, que faz mal ficar muito tempo sem comer, etc. a matéria não seria tão ridícula, embora o tal do regime pudesse ser julgado ridículo por quem a lesse. Ficaria a nosso critério. Assim, do jeito que foi escrita, a matéria destaca o jejum como uma moda e que, como uma nova moda em uma revista de moda, deve ser seguida. A matéria praticamente vende o regime para os leitores. Uma matéria séria não deve fazer isso.

Deixo aqui dois posts que me inspiraram para este: um da médica Mariana Perroni na TPM  e outro da Nina Lemos no novo blog dela: http://www.ninalemos.com.br/2013/05/07/comer-para-que-pergunta-revista-futilidade-sem-nocao-mata/

5 comentários:

  1. Que se dane a moda, que se danem os padrões que querem impor sobre nós!! Eu quero é viver feliz do jeitinho que sou e comer sim coisas gostosas de vez em quando... a vida é muito mais que um corpo perfeito (perfeito??? perfeito pra quem??), é muito mais que seguir moda, que usar batom na cor da personagem de novela, afff vivo na época errada mesmo. Detesto padrão pois padrão não existe. Deus fez a todos diferentes e não colocou ninguém em uma mesma forma. Já pensou que triste seria o mundo sem a diversidade que há? E beleza está nos olhos de quem vê. Quantas vezes olho uma pessoa e acho bonita mesmo sem estar com a roupa ou maquiagem da moda... Quantas pessoas gordas são mais bonitas que muitas magras... Acho que a verdadeira beleza está no ser gentil, educada, honesta, está além de um corpo que dura aí pouquíssimos anos. As pessoas sofrem porque buscam isso também, buscam ficar antenadas com essa imposição. Estou fora!!!!! E nem por isso deixo de ser linda como sou. Minhas roupas não são da moda e ainda assim recebo elogios. Recebo elogios também quando não estou maquiada, pois dizem que tem algo diferente no ar, é o meu coração feliz que aformoseia qualquer semblante ruim. Isso sim é importante. E se alguém não te valoriza pelo que você é, esse alguém não te merece! E tem mais, não aceito comparações jamais. Quando tentam me comparar com alguém, rebato e digo que cada pessoa tem sua particularidade. As pessoas só nos falam aquilo que permitimos que nos falem. Então não permita jamais que alguém te diminua pela aparência, pelo tipo físico, pelas roupas que veste ou por qualquer outro motivo. Você é muito maior do que isso.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, Nadja! Perfeito Ana Emília! O pior da matéria é que o tema, em si, nem é original!
    Todos sabemos que o jejum é cultivado por muitas religiões, principalmente as orientais, como forma de purificação, de oportunidade para meditação, de encontro com seu eu, etc. e etc.
    O ridículo é a matéria nem mencionar nada disso e "vender" o jejum com o único objetivo de "ficar magra", "ficar na Moda". É verdade que a comida em excesso, mata! Mas no outro extremo, jejum em excesso também!! Qual é a medida, se existe alguma?? A superficialidade do artigo nem menciona isso! É triste pensar que garotas vão ler isso e vão correr os riscos de ficar sem comer, sem qualquer orientação. Ainda bem que, como toda Moda, deve passar e (tomara!) passar rápido.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, ridícula essa matéria. Eu acho que a gente tem que ter uma reação em massa, toda vez que essas matérias forem publicadas. Sabe, a gente precisa dizer chega! Pq enquanto a gente achar que tem que se encaixar num padrão de beleza, esse tipo de coisa vai continuar. Ah meu... revoltei! :)
    Beijos Nadja!!

    ResponderExcluir
  4. se eu fosse tentar jejuar, ctz iria desmaiar, pq minha glicose é muito baixa...cada coisa sem rumo que a gente tem q ler por aí,,,as pessoas parecem q perderam o bom senso...

    ResponderExcluir
  5. Obrigada a todas pelos comentários! Beijos

    ResponderExcluir

Desembucha!