segunda-feira, 17 de junho de 2013

Sobre hoje

Estou viajando e hoje tem protesto em São Paulo. Eu concordo com protestar pacificamente por uma cidade melhor, um país melhor, mas tenho que admitir que eu provavelmente não iria. A razão é uma só: eu sou MUITO cagona. Sou, admito, é um dos meus defeitos. Eu não vou nem em show, evito multidões, dou um boi pra não entrar numa briga e uma boiada se não for suficiente. Se vejo a coisa esquentando perto de mim, seja no trânsito, seja numa balada, eu tento dar um jeito de fugir. Tenho medo que saia tiro, que voem cadeiras, garrafas, que eu morra sem ter nada a ver com a confusão. Não vou nem em montanha-russa, tenho pavor. C-A-G-O-N-A. Desculpem.

Eu não sei qual será a efetividade dos protestos. Ninguém sabe. Eu brinco que se protesto adiantasse, a Argentina seria Primeiro Mundo, porque aqui (estou em Buenos Aires no momento) tem tipos TODO DIA. Mas é outra coisa, é outro contexto, é outra história.

Mesmo não indo, fico muito feliz de ver que não, não estamos satisfeitos, e sim, queremos que tudo mude. Não é possível que um país rico como o nosso tenha tanta desigualdade e um déficit tão grande em coisas tão básicas quanto educação, saneamento, condições minimamente decentes de vida. Isso é a base dos problemas que enfrentamos, principalmente da violência.

O que eu mais espero mesmo é que este momento sirva também para cada um de nós pôr a mão na consciência e ver o que podemos fazer para mudar a mentalidade da sociedade em que vivemos - porque "os políticos" que a gente costuma culpar por todos os males vêm da mesma sociedade que a gente, são um reflexo dela. O que podemos fazer para mudar a nossa própria mentalidade, a de quem nos cerca?

Não adianta pedir o fim da corrupção mas molhar a mão do guarda quando for pego dirigindo sem carteira. Não adianta pedir respeito mas estacionar na vaga de cadeirante no shopping lotado. Não adianta pedir uma cidade melhor mas sonegar impostos. Não adianta querer uma cidade com menos trânsito mas usar o carro para ir de casa à padaria às 6 da tarde. Não adianta ficar chocado com o alemãozinho tomando tiro de traficante mas não deixar de comprar sua droguinha pro fim de semana.

Protestemos, sim, e façamos também a nossa parte todos os dias, o máximo que pudermos. Só assim tudo vai mudar pra melhor para todos nós. Vamos repensar o Brasil - e tenhamos em mente que o Brasil não é os políticos, não é os outros, nem os evangélicos, nem a Rede Globo, nem PT, nem PSDB. Brasil é você, somos nós.

Um comentário:

  1. "Não adianta pedir o fim da corrupção mas molhar a mão do guarda quando for pego dirigindo sem carteira. Não adianta pedir respeito mas estacionar na vaga de cadeirante no shopping lotado. Não adianta pedir uma cidade melhor mas sonegar impostos. Não adianta querer uma cidade com menos trânsito mas usar o carro para ir de casa à padaria às 6 da tarde. Não adianta ficar chocado com o alemãozinho tomando tiro de traficante mas não deixar de comprar sua droguinha pro fim de semana."

    É o que digo todo dia!!

    ResponderExcluir

Desembucha!