quarta-feira, 10 de julho de 2013

A vida no momento

Muitos leitores do blog (tipo duas pessoas, mas pra mim é muito) me pediram para escrever sobre minha decisão de voltar ao Brasil e sobre como anda minha vida no momento.

Pra quem não sabe, eu morei em Buenos Aires por 10 anos. Foi uma etapa muito importante na minha vida, foi o lugar onde "virei adulta" em quase todos os sentidos, onde fiz muitos amigos e conhecidos dos quais vou lembrar para sempre, onde ampliei minha cabeça e minha cultura, onde encontrei o meu amor.

Por tudo isso, acho que Buenos Aires para mim deu o que tinha que dar. Sentia que não queria mais estar lá, que não estava me fazendo bem. Estava de saco cheio de ser estrangeira, de não encaixar - sim, eu morei 10 anos lá e nunca me senti completamente "encaixada"- e da situação política e econômica de lá. Não que aqui esteja uma maravilha, como bem sabemos, mas lá eu achei que já extrapolava o meu limite.

Por exemplo: eu amo viajar, o que se torna muito difícil ganhando em pesos argentinos, com as taxas absurdas que passaram a ser cobradas pelo governo em tudo que envolve uma viagem ao exterior e com as enormes dificuldades para trocar dinheiro. Como disse uma amiga que voltou há alguns anos, bagunça por bagunça, eu fico com a minha. Não era minha bagunça.

Continuo adorando Buenos Aires porque realmente a cidade é linda, é interessante, é única - apesar de estar bem derrubadinha e suja. Buenos Aires é um pedaço de mim, eu vivi um terço da minha vida lá!

A decisão de voltar não foi fácil e nem de uma hora pra outra. Começou com uma crise no trabalho, que se juntou à crise dos 30. Tinha a sensação de não estar fazendo o que eu queria fazer e nem onde eu queria fazer. Tive de abrir mão dos meus confortos, do conhecido, de estar perto do meu namorado. Entre querer ir embora e ir, foi pelo menos um ano e meio.

Estou há 3 meses no Brasil numa fase meio de transição. Logo arrumei uns trabalhos freelance e estou me dividindo entre a casa da minha mãe e a do meu pai. Já voltei a Buenos Aires por uns dias, afinal quem não dá assistência, abre pra concorrência, se é que vocês me entendem. Estou fazendo um curso e tomando umas atitudes que eu espero que me levem aonde eu quero ir. E se não levarem, com certeza o caminho terá valido a pena. Já está valendo.


3 comentários:

  1. gostei de ter noticias suas! tenho muita curiosidade de saber como é essa readaptacao ao pais de origem!

    ResponderExcluir
  2. É mto bom ter vc de volta Nadjão!!
    Loly

    ResponderExcluir
  3. Estou meio (bem) atrasada nos posts, mas fiquei feliz de ver notícias suas!
    E o bofe, sem chances de vir?
    Bjs

    ResponderExcluir

Desembucha!