segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Não é liberação, é desespero

Na festa do réveillon, entre brindes e música e alegria, observei uma coisa que me deixou intrigada.

Fazia tempo que eu não ia a uma balada. A festa não era exatamente uma balada, mas quase. Tinha música punts-punts, gente bêbada dançando e casais suados se beijando como se não houvesse amanhã. Talvez eu tenha perdido o costume com esse tipo de ambiente, talvez as coisas tenham mudado mesmo. O que eu observei é o seguinte: tem muita mulher no maior desespero.

Éramos duas mulheres e dois casais. Ou seja, quatro mulheres e dois homens. Tudo família. E os homens, minha gente, mesmo não tendo se afastado mais de alguns metros de suas respectivas esposas em nenhum momento, foram assediados. Mais de uma vez. Mais de duas. Descaradamente. De convite pra dançar até rebolada sem-vergonha e óbvia na frente deles. Nós, mulheres - nenhuma de se jogar fora, diga-se de passagem  - não fomos sequer olhadas, muito menos paqueradas. O que foi ótimo, estou dizendo isso apenas pra mostrar o contraste na situação.

Eu defendo a liberdade da mulher pra fazer o que bem entender com a sua vida e com a sua perseguida. Mas gente, dar em cima de homem acompanhado? Ok, o álcool deve ter interferido, mas precisa? A coisa tá nesse nível mesmo, muitas mulheres se igualando aos mais nojentos dos homens? Ou foi só impressão?

Isso pra mim não é liberação, não é diversão, não é elogiável. É desespero. Dá dó.


5 comentários:

  1. É falta de educação, desvio de caráter, e por aí vai...

    ResponderExcluir
  2. Acho que tem homem desesperado, mulher desesperada, homem fazendo coisa vergonhosa e mulher idem. Pode não ter te acontecido dessa vez, mas jura que nunca foi em uma balada onde caras que não conseguiram ficar com ninguém fazem corredorzinho perto de banheiro e começam a tentar beijar e passar a mão em tudo que é mulher que passa. Isso não é desespero? E não dá dó por quê? Por que são homens e pra homem isso é normal? Acho que homens só não se arriscam com mulheres acompanhadas porque as chances de terminar tudo em porrada e morte é maior...
    Enfim, mulheres e homens são seres humanos e são livres pra se comportar bem ou mal, de forma lamentável ou não.
    Ou você achou que mulheres só são livres pra cometerem atos corajosos e sublimes? Somos tão humanas quanto os homens.
    Dizer que muitas mulheres estão se igualando aos homens mais nojentos, acaba soando machista, porque você tira a individualidade e a humanidade das mulheres.
    Fazemos cagada sozinhas. Não estamos copiando homens quando fazemos isso, estamos sendo humanas e seres humanos cometem erros, fazem papel ridículo, muitas vezes são carentes, inseguros.
    Não estou falando que acho bonito esse tipo de comportamento, mas essa história de "olha como as mulheres estão se comportando mal, estão agindo como os piores homens" soa machista sim.

    ResponderExcluir
  3. Olha, Anônimo, eu não disse que as mulheres estão copiando os homens ao agir desse jeito, eu disse que estão se igualando a alguns homens que fazem esse tipo de coisa. É, ou costumava ser, mais comum que homens ajam assim justamente devido ao machismo da sociedade - o que não significa que eu ache normal ou bacana. Tenho dó de homem que faz isso também, mas o texto era sobre as mulheres. Me surpreendeu ver mulheres agindo assim porque antes não era comum - é um lado que eu acho ruim das mudanças pra melhor que a sociedade sofreu e das quais todas nós podemos desfrutar, como trabalhar, votar e fazer o que bem entender das nossas vidas. Em nenhum momento eu disse que as mulheres têm que "se dar ao respeito" enquanto os homens podem assediar quem quiserem, por exemplo, o que ao meu ver seria machista. Então sei lá, não considero esse meu ponto de vista machista. E pode assinar seu nome, não tem problema. Você não foi mal-educada nem desrespeitosa, não há motivo pra não assinar. Obrigada! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Que bom que você não levou a mal o comentário. Abraços!

    ResponderExcluir

Desembucha!