segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Little Miss Whatever

No Top 100 de coisas deprimentes do mundo eu incluiria concursos de beleza infantil. Digo Top 100 porque obviamente há coisas muito piores, como a fome, a poluição, a pobreza e o programa do Faustão.

Mas essa modinha de miss não sei o quê para a fedelhada é muito ridícula. Concursos de beleza em geral já me parecem péssimos. Viram o último Miss Brasil? Eu dei uma olhada. Uma roupa mais brega que a outra, as candidatas com aqueles sorrisos forçados. Fora que a maquiagem e as plásticas deixam todas mais ou menos com a mesma cara. Mas a coisa fica pior quando se trata de crianças porque... são crianças! Criança tem que brincar e estudar, não ficar fazendo pose sexy com coroinhas de strass e competindo com outras crianças por dinheiro, alguma fama ou para a satisfação pessoal da infeliz da mãe.

Hoje mesmo tinha uma reportagem no G1 com crianças que participam dessas patacoadas. Há algum tempo tinha lido uma matéria sobre isso na Veja também. Uma das meninas, inclusive, apareceu nas duas. Uma loirinha até bonita, mas tão maquiadinha que fica estranha. Pelo que vi ela até tira a sobrancelha. Sendo que ela tem só seis anos. Não é triste uma menina que tira a sobrancelha aos 6 anos? Fora a vida que deve ter, de viajar, cumprir horários, estar sempre empetecada e sorridente. Ela vai ter tanto tempo na vida para se preocupar com essas coisas... não dá pra deixar ela brincando de Barbie, sossegada?

Uma outra menina dessas diz: “quando eu era criança, pedia para aparecer na televisão, e uma vez eu e meu irmão tentamos quebrar a TV para entrar dentro. Meu sonho é ser atriz e trabalhar com a Xuxa e o Didi.” Reparem no "quando eu era criança..." ERA? Essa outra menina também tem 6 anos! Agora ela não é mais criança? É o que, pré-pré-adolescente? Que nome vão inventar pra crianças de 6 anos? Já tem pré-adolescente, tween, teen...

Acho um absurdo. Oi, elas são pequenas! Não sabem nada do mundo! Até aí, com 6 anos eu queria ser astronauta e nem por isso mamãe me mandou pra um treinamento na NASA. "Para ela é como se fosse uma brincadeira, ela adora", diz a mãe da loirinha de sobrancelhas feitas, que ganhou duas vezes um tal de Little Miss World. Será mesmo?? Diz o texto: "(Fulaninha) só teve tempo para retocar as luzes e fazer a unha antes de embarcar para o Equador para garantir o título consecutivo". Retocar as luzes?? Ela tem SEIS anos!! Como vai estar o cabelo dela aos 27? E a cabeça?

Ok, se é um talento, a criança é atriz, vá lá, isso existe desde Shirley Temple ou antes, vai saber. Ás vezes isso fode a cabeça do indivíduo, mas até aí tantas outras coisas também fodem e não necessariamente porque o fedelho apareceu na TV ou fez um filme. Mas botar a criançada pra se exibir pra meia dúzia de gato pingado como se fossem cachorros de raça, embonecá-las daquele jeito, levar as coitadinhas pra cima e pra baixo, competir... não dá, né?

Quero ver essa meninada com quase 30, como vai estar.

Um comentário:

  1. é; tosqueira total.
    concurso de beleza já é o absurdo do universo. Infantil então...

    depois vêm falar que a pedofilia é uma doença genética psíquica. Rá.

    ResponderExcluir

Desembucha!