terça-feira, 26 de julho de 2011

Look do (Na)dia

Às vezes penso como seria se eu tivesse um desses blogs de mostrar o look do dia (que parece que é o que faz sucesso só, além dos que falam de maquiagem, cosméticos, esmaltes, celebridades, etc etc). Acho que é porque tenho visto vários ultimamente, primeiro porque me distrai e segundo porque assim fico inspirada a usar o que eu já tenho de formas diferentes, o que é útil pra quem tá ficando um ano sem comprar roupa.

A questão é que as moças desses blogs quase sempre colocam onde compraram a roupa, os acessórios e afins e quanto custaram. Se fosse eu, como eu ia fazer? Ia ter coisas como: pulseiras - a primeira eu achei no chão do aeroporto, a segunda comprei numa ilha grega mas tem idêntica na 25 de março, a terceira foi presente da minha tia. Blusa: comprei na Costume em 1996. Colar: meu pai me trouxe da Ucrânia em 98, na época achei horrível, ficou guardado por anos até que eu o achei e comecei a usá-lo, aliás com muito sucesso. Vestido: de quando a minha irmã inventou de vender roupa, vendeu algumas, ficou com muitas e peguei várias. Jaqueta: acabei levando de graça numa loja há 8 anos... foi assim: minha irmã comprou uma camiseta enquanto as vendedoras me ajudavam a escolher uma jaqueta, cobraram, pagamos e só depois percebemos que não tinham cobrado a jaqueta, mas eu andava meio tristinha e interpretei como um presente de Deus e não voltamos na loja. Nunca mais.



Fora que eu moro em outro pais há 8 anos (ler isso ao som de "don`t cry for me Argentina) e nos últimos cinco anos tive a oportunidade de viajar com certa frequência (valeu, papai do céu), então muitas das minhas roupas atuais (pra não dizer "quase todas") não foram compradas no Brasil. E ia ficar meio esnobe colocar a toda hora coisas tipo "lenço: comprado em Paris". Por três euros, made in China e numa lojinha de souvenir, mas quem precisa saber disso? Só de dizer "Paris" o povo já acha que você tá se achando. Por causa dessas viagens, às vezes tenho praticamente uma reunião da ONU no meu corpo: lenço da Turquia, camisa da Suíça (ler isso ao som de "se fosse só sentiir saudadeee, mas tem sempre algo maaaais"), saia da Argentina e umas brasileiríssimas Melissa (ler isso ao som de "você não vale nada mas eu gosto de você").

Se bem que a maioria das coisas que comprei em viagens são de marcas internacionais como H&M (ler isso ao som de "eu te aaamo e vou gritaaar pra todo mundo ouviiiir) , Zara, Benetton e MNG. Não são coisas muito típicas de um lugar específico, a não ser uma ou outra coisa, principalmente bijuterias. É o que meus pobres pesitos podem pagar. Mas ia ficar meio monótono, né? "Camiseta: H&M/ Bermuda: H&M/ Casaco: Gucci... mentira, H&M". Sem-graça.



Além disso, eu tenho muitas coisas velhas. Em ótimo estado, mas que já têm anos. Claro que não tenho mais minhas camisetas Pakalolo e minhas calças baggy da M.Officer do inicio da década de 90 com aquelas etiquetas verticais com desenhos estranhos (lembram?). Mas a coisa da blusa da Costume de 96, por exemplo, é verdade, ela tá firme e forte (e inteira!) no meu armário. A bolsinha que eu mais gosto de usar pra sair à noite é uma que comprei na Itália em 2000. A camiseta da Mulher Maravilha que estou usando na foto do meu perfil (e que usei na foto pra Revista Criativa) tem bem uns 3 anos, e assim vai. Também estou cumprindo meu auto-imposto desafio, como vocês bem sabem, então as poucas coisas novas que tenho foram presentes.

Eu na verdade acho interessante quando a roupa também tem uma certa historinha além de expressar o que você é, o seu humor no dia, seu bom-gosto, seu estilo. Como essas que contei no segundo parágrafo (todas verdadeiras!) ou tipo "ah, esse brinco? Minha amiga que fez!" ou "Nossa, essa echarpe comprei num bazar em Istambul, tive que negociar por um tempão e no fim o cara que me vendeu quis me dar um beijo!" Eu só não gosto de roupa de brechó, não tenho nenhuma porque me dá uma certa aflição boba, eu vejo um e fico pensando "aaaaaaaah roupa de gente morta, roupa de gente morta!" Prefiro que as historinhas da roupa sejam minhas mesmo ou no máximo de algum parente ou amiga. Mas isso é bobagem minha, né?

Então, como eu colocaria todas essas coisas em um blog? Que anunciante se interessaria em patrocinar uma moça que usa essas coisas meio "difíceis", que não dá pra alguém ir lá e comprar? E com um monte de roupa véia? Quem se interessaria realmente pelas historinhas das minhas roupas? Sei lá. É, melhor continuar com o blog assim como está, porque se fosse esses de look do dia, acho que não ia rolar...

9 comentários:

  1. Ia rolar sim!!!! JUstamente pq você nos inspira! Vc tem a resposta para a velha frase feminina: "Pq nunca temos o que vestir??????". Pois vc está dizendo que temos SIM, mas não sabemos combinar as coisas, e achamos sempre que a solução para isso está nas vitrines...
    Não está.
    Qto mais coisa se tem, mais se quer ter, e mais difícil é saber combiná-las.
    Aposto que vc vai sair deste período bem mais consciente do que vale à pena comprar, do que fica bem em você, que peça fica bem com o q.
    Eu ia achar ótemo se você entrasse numas de mostrar o que veste.
    Fica a dica.
    ;)


    www.umaemuitas.blogspot.com

    Ps:Pensando (seriamente) em entrar nessa ano que vem...Tenho muito o que aprender, e tenho CERTEZA de que teria uma vida bem mais tranquila sem passar o mês pensando onde gastarei a grana do mês seguinte.
    Acho luxo.

    PsII: Viu, vc acha que tá fazendo um blog qquer e inspira a gente...rs

    Bjos p Buenos!

    ResponderExcluir
  2. kkkk, rola sim. Vc pode mostrar como reinventar esses looks. Como pegar uma camiseta velha e transformá-la em um look de festa. Que tal? use sua criatividade.

    beijos,

    Renata

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Nadia, concordo com a Fê do coment aí de cima: mostrar teus looks seria um jeito diferente de inspirar a gente!
    Eu não posto looks porque sou tímida.
    Lila Czar
    seviracom30.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. adorei! eu também às vezes to usando uma coisa de cada canto por onde passei...
    "calcinha comprada em Sarajevo porque minha mala não chegou no aeroporto e eu tive que comprar numa feirinha; moletom da Sérvia, porque tava baratíssimo - 3 euros; faixinha de cabelo da Nicarágua que eu me dei de presente de aniversário, comprada em uma daquelas feirinhas de artesanatos coloridos centro-americanos; sandália de couro comprada em Salvador mesmo, de produtores de artesanato do interior da Bahia; saia de Budapeste - daquelas promoções de final de verão, que tu compra todas as roupas baratinhas e depois, quando volta ao Brasil, vê que as roupas que tu comprou lá por menos de 5 euros agora custam no mínimo 50 reais aqui"... e por aí vai!

    mas também acho que todas essas historinhas são o maior charme... e prefiro mil vezes contar todas essas histórias do que ter comprado as roupas nas lojas chiques e sem graça dos blogs tradicionais de "look do dia"

    ResponderExcluir
  5. Eu ADORO o seu blog, principalmente pelo fato de não conter "looks do dia". E parabéns por ter tanta história bacana pra contar!

    ResponderExcluir
  6. Adoro as historinhas. Além disso, o teu blog com fotos ficou ainda mais legal! Segue nessa! Bjs

    ResponderExcluir
  7. hehehe esses blogs de look do dia são uma coisa, eu até gosto de alguns, é que a menina é "gente como a gente", posta suas peças repetidas mesmo e dane-se, assume que compra na C&A e Renner e foda-se... adoro. Mas tem outros que a menina deve ter uns 300 closets em casa, porque não repete UMA peça, e é tudo bem assim mesmo, "saia: Zara de Paris"... rsrsrs. Nada contra, mas é outra realidade, né? Tem gente que entra em depressão porque não consegue ter tudo isso.

    ResponderExcluir
  8. Emprestando as palavras da Bárbara:
    "...acho que todas essas historinhas são o maior charme... e prefiro mil vezes contar todas essas histórias do que ter comprado as roupas nas lojas chiques e sem graça dos blogs tradicionais de "look do dia".
    ...
    Emprestando as palavras da Dany Ribeiro:
    "Eu ADORO o seu blog, principalmente pelo fato de não conter "looks do dia". E parabéns por ter tanta história bacana pra contar!"
    ...
    Agora, pra complementar, palavras de Lu:
    Amo seus textos, você é ótima com as palavras e as ideias. Acho que seria muito legal se você postasse looks do dia, sim - ocasionalmente, quando sentir vontade - até porque não é este o mote do seu blog, nénaum? O que faz o seu blog ser especial é justamente isto!! Tem tanto blog de look do dia por aí que motivaram até um crítica bem irônica, vi outro dia só não lembro onde...
    E na verdade, você quer mesmo patrocínio? Não sei, não parece que combina com você - até porque o que percebo é que você está muito mais para consumo consciente do que para looks do dia...
    =)
    Bju,
    Lu.

    ResponderExcluir
  9. Oi, gente! Obrigada pelos comentarios!

    Fê, vi que vc esta me visitando bastante por aqui e comentando, Obrigada e coracao! Vc tem razao, quem sabe eu nao perco a timidez e coloco algum "look" (embora tenha ravinha da palavra "look"? hahaha O desafio seria criar alguma coisa estilosa com a minha blusa de 1996! Mas acho que rola! hahaha

    Renata, boa ideia, alias esse tipo de coisa é o que venho fazendo neste ano sem comprar roupa!

    Lila, eu tb sou timida, como faz?? haha pensei em fazer algo mais esporadico, mesmo pq nem gostaria de me expor tanto.

    Nossa, Barbara, como o tanto que vc viajou, as suas roupas devem ter beeeem mais historias que as minhas! Que barato! Calcinha em Sarajevo é otimo! haha

    Dany, muuuito obrigada e volte sempre!!

    Betty Moscato, obrigada pelo elogio (e vou te chamar pelo nome pra fazer de conta que vc nao é minha mae, pra nao dar bandeira! hahaha)

    Paula, é verdade... se for ver os blogs gringos, entao, é de chorar! O Wendy Look Book, que é o da moca do video "25 maneiras de usar lenços", é legal pq ela usa coisas lindas, mas ai vc vai ver e o sapato é Louboutin, a bolsa é Balenciaga...assim até eu, né? ahaha

    Lucemary, ja te respondi no seu blog, entao aqui so digo obrigada pelos elogios! hahaha

    Beijos

    ResponderExcluir

Desembucha!