segunda-feira, 19 de julho de 2010

Quem disse?

Boa parte dessa minha crise dos (quase) 30 é achar que a minha vida já deveria estar resolvida a essa altura do campeonato. Que eu já deveria saber direitinho o que eu quero e que já deveria ter feito ou estar fazendo todas as escolhas supostamente necessárias para chegar aonde eu quero.

Mas esses dias eu pensei com os meus botões: quem disse? E isso originou uma série de perguntas.

O que é tão urgente que eu tenha de fazer JÁ e não possa fazer aos 31 por exemplo? Por que eu já deveria ter certeza absoluta do que eu pretendo pro resto da minha vida profissional e pessoal, sendo que ainda tenho muito tempo pela frente e nunca se sabe o dia de amanhã? Por que eu acho que já deveria ter alcançado o auge da minha carreira? Só porque alguns já alcançaram na minha idade? Ou porque eu acho que alguns estão melhores que eu? Mas melhores em quê? Ganhando mais dinheiro é estar melhor?

Sim, eu estou um pouco perdida. Sim, estou avaliando as alternativas que se apresentam ou que eu acho que tenho. Estou perdida não por falta de opção, mas por excesso. Olha só que beleza, dona Nadja! Um mundo de opções à sua frente! Por que não curtir isso e ir apostando algumas fichas em cada uma, ao invés de ficar angustiada?

Acho que a gente não necessariamente precisa ter um plano de vida exatinho numa planilha de excel. Mas tem que ir fazendo a nossa parte pra poder ter alternativas e assim poder escolher um rumo quando chegar na encruzilhada. Uma parte das coisas que acontecem na vida é sorte, é acaso, mas tem uma parte bem importante que é responsabilidade nossa. Então estude, viaje, conheça gente, se cuide. Nada vai cair do céu, ninguém vai bater na sua porta oferecendo um trabalho bacana, um marido, a felicidade.

Mas bem que poderia, né?

2 comentários:

  1. Obrigada pelo post! Caiu como uma luva na minha vida... Tambem fico bastante angustiada, tambem me sinto perdida... e nem tenho uma carreira propriamente dita. Mas com certeza estou fazendo a minha parte e espero olhar para tras um dia e saber que fiz meu melhor!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post!!! Concordo com vc, acho que olhando em volta a gente vai vendo pessoas de várias idades sempre terminando, começando e recomeçando coisas, mudando de carreira, se divorciando, começando relacionamentos novos... Eu tô perto dos 27 e minha crise era mais com a vida amorosa mesmo, até que caí na real que tem gente da minha idade solteira, namorando, casada, divorciada... mas que fórmula da felicidade não tem, tem uns felizes e outros infelizes em todas as situações, aí dei uma desencanada, rsrsrsrs...

    Bjus

    ResponderExcluir

Desembucha!