terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Adivinha o que é?

Hoje em dia ninguém te conta nada, você fica sabendo pela internet. Twitter, Facebook, blogs, a pessoa bota lá e pronto: não tem que ter o trabalho de contar o ocorrido pros amigos. Conversar pra quê, né? Telefonar, mandar um e-mail, chamar pra tomar um café ou uma breja, tudo isso dá muito trabalho. A gente não tem tempo. Escreve lá e quem quiser se manifestar, que se manifeste, e se não, beleza.

Muitas vezes é ainda pior: a gente fica tentando adivinhar o que aconteceu pelas coisas que a pessoa publica. Pode ser a estrofe de uma música, uma frase ou uma palavra apenas. Quem sabe até um emoticon. Se uma amiga coloca "chora, me liga, implora pelo meu amor...", é provável que ela tenha terminado com o namorado e esteja tentando manter o ar de superioridade. E é provável também que ela não tenha um bom gosto musical, mas ai já é outra historia. O ":-(" mostra que a pessoa está triste (será que se separou? Foi demitido?), ou decepcionada (ela deve ter brigado com aquela biscate da amiga dela) ou apenas um mal-humor com mais carga dramática. Emoticon dá mais margem à imaginação. E tem o "feliz! :)". Admito que esse quase sempre me dá raivinha, porque em geral é de gente que parece que precisa ficar o tempo todo mostrando pro mundo que é feliz. Eu acho que na verdade é um auto-convencimento, mas isso seria tema pra outro post.

Ás vezes o joguinho de adivinhar rola através das coisas que outras pessoas escrevem pra uma pessoa. Tipo "poxa, sinto muito, força aí", e entao imaginamos que alguém morreu. E a gente acaba morrendo é de curiosidade, vontade de perguntar "quem?? O que houve?" mas nem sempre podemos fazer isso, primeiro porque pode ser algo muito delicado e segundo que nem sempre temos intimidade suficiente com a pessoa. Ou escrevem "quando vai ser a sua despedida? Vamos agitar algo" e temos que adivinhar se a pessoa vai se casar ou vai embora. Complicado.

E as contagens regressivas no nick do MSN, então?? "Faltam 3 meses". Pra quê, meu Deus?? "12". 12 o quê?? Dias? Meses? Anos?? Pra quê?? Ai ai ai, é angustiante!!

Mas o pior de tudo é que às vezes a própria pessoa fica sabendo de coisas que a atingem diretamente pela internet ou tem que adivinhar. Uma amiga "adivinhou" que a tia doente tinha falecido porque uma amiga da prima da vizinha da mãe dela (estou exagerando, mas era algo assim distante) escreveu "sinto muito" pra ela antes mesmo de a família ter contado o que houve. Péssimo!

Tempos estranhos esses, de tanta e ao mesmo tempo tão pouca comunicação...

3 comentários:

  1. Nem fale!

    Esses dias descobri que dois primos meus estão noivos (isso mesmo, dois PRIMOS que cresceram comigo ficaram NOIVOS), apenas porque encontrei ambos por acaso no Facebook. O engraçado é que eles também já devem ter me encontrado, nenhum deles me adiciona e eu tampouco sei se devo fazê-lo... mas involuntariamente acabei poupando a eles a ingrata tarefa de me anunciar o noivado!! hahuahaua mundo louco....

    Muito bacana o blog! Continua assim. Também tenho o meu, quem sabe um dia crio coragem pra mostrar pra alguém... rsrs

    Um abraço!
    Priscila

    ResponderExcluir
  2. Situacao 1
    Foi almocar fora com meu marido e 2 amigos e me senti a anti-social, todos eles estavam usando o IPhone e eu era a unica disposta a conversar.

    Situacao 2:
    Fui num churrasco e uma aborrecente de usn 14 anos manda "Falar? Falar pra que?? Passa uma txt message"

    E phoda!!!

    ResponderExcluir

Desembucha!