segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

I´ve got you under my skin

Dentre as muitas coisas que não entendo neste mundo estão as tatuagens. Sei que hoje em dia isso significa que eu não sou normal, porque o normal é ter tatuagem. Se antes quem tinha era marginalizado, hoje é quem não tem. "Nossa, nenhuma? Eu tô pensando na quinta, uma fadinha sentada na lua na minha nádega esquerda..."

Ás vezes os desenhos são coisas que as pessoas querem - ou pensam que querem - levar com elas para o resto da vida. O rosto da filhinha pequena, o nome do amado. Ás vezes a tatuagem é só pra enfeitar mesmo, como um brinco ou uma maquiagem. Ou pra se diferenciar (não sei de quem, já que quase todo mundo tem). Pode ser até por uma coisa mais louca de se auto-mutilar, ou de querer chamar a atenção de algum jeito. Sei que há N razões pra se fazer uma tatuagem. Mas nenhuma dessas razões me convence.

Tem aquele povo mais discreto que diz "ai, vou fazer uma coisinha pequena, num lugar escondido, ninguém nem vai ver". Poxa, gastar dinheiro para sofrer com a dor e depois ninguém ver o resultado? Que boa ideia! Mas então pra quê? Acho que só vale a pena fazer algo dolorido e discreto se for uma operação, questão de saúde, não uma tatuagem.

Aí tem aqueles desenhos que já viraram bunda, todo mundo tem: tribal, ideograma japonês, florzinhas, uma frase de uma música. Eu me pergunto: tribal pra quê, você é índio? Ideograma japonês pra quê, você é japonês? (se for acho que até tem sentido, mas nunca vi um japa com uma tatuagem assim). A música que hoje parece a trilha sonora da sua vida pode ser que vire algo a ser esquecido, mas você está condenado a carregar o trecho escolhido na pele. Como proceder?

"Ah, quero fazer algo que me caracterize". Não bastam seus olhos, seu jeito, seu cabelo, suas roupas, a distribuição das suas pintas e cicatrizes pelo corpo? Precisa passar pela torturinha de se tatuar? Fazer tatuagem porque é bonito? Ok, realmente há desenhos lindos, bem-feitos. Mas é necessário cravá-los no corpo pra sempre? Se eu quero ter um desenho bonito no meu corpo, eu boto uma camiseta. Ou um vestido estampado. É ótimo: eu tiro a hora que eu quiser, lavo, e se eu enjoar eu simplesmente dou pra uma amiga ou aos mais necessitados. Não tenho que pensar que vou ficar com aquilo no corpo pelo resto dos meus dias. Se hoje em dia as relações não são pra sempre, um nariz horrível não precisa ser pra sempre, quase nada é pra sempre, porque uma tatuagem precisa estar lá até o fim?

Pra mim esse é o grande problema: tatuagens são pra sempre. Só que elas não ficam pra sempre do mesmo jeito: a tinta vai perdendo a cor, os traços vão ficando meio borrados, sem contar a própria pele que envelhece e com ela leva o desenho pra baixo. Estou bem curiosa pra ver como a minha geração vai estar aos 80 anos: cabelos brancos, bengala, vestidos discretos e um tribal desbotado no cóccix, ou uma borboleta quase apagada e enrugada no ombro.

Sei que há métodos para apagar tatuagens, mas não funcionam bem. Fica um borrão ou uma cicatriz. Ás vezes a solução pra se livrar de um desenho é fazer outro por cima, o que pode ser pior. Já pensou?? É complicado! Não sei se eu conseguiria dormir pensando que um dia escrevi no pulso, sei lá, "Wandersson forever", e depois descobri que Wandersson me corneava há anos com minha melhor amiga. Pode acontecer com todos nós. O que hoje pra você parece superlegal e a razão da sua vida, amanhã pode ser apenas uma foto empoeirada e esquecida no fundo da gaveta. Mas a tattoo estaria lá. Sei que tem de henna, ou adesivos, coisas não tão definitivas, mas no es lo mismo, né?

Vejam bem, não estou criticando quem faz tatuagem, pelo amor de Deus ou do que quer que haja lá em cima. Quase todo mundo tem.  Não tenho nada contra, imagine. Apenas, repito, não entendo muito bem. Eu não faria porque não consigo pensar em nada que seja obrigatoriamente pra sempre.

Eu acho que o ideal seria a tatuagem durar uns dois ou três anos. Depois disso ela desapareceria, mas se você quisesse mantê-la, seria só passar um spray ou algo assim. Não seria uma boa? Não é tanto compromisso, se não curte mais é só esperar ela sumir, se curte é só dar uma boa renovada. Fica a sugestão para empreendedores do ramo!

6 comentários:

  1. Engraçado isso... fiz a minha justamente quando me virei nos 30. E o legal para mim é o fato de ser pra sempre.

    Mas se tem algo que é REALMENTE pessoal, é tatuagem. Não dá pra falar nada...

    ResponderExcluir
  2. hahah vc sabe q sou super defensora das tatus né???? mas tá certo, e realmente muito pessoal, e tem q estar deicidido mesmo!! nada de fadinhas e coisinhas assim... essa fase passa!!!

    ResponderExcluir
  3. é....acho dificil eternizar alguma coisa na pele porque nada é para sempre
    vai saber se a gente vai continuar gostando
    eu acho que logo ia querer mudar e colocar outra coisa...
    tipo acessorio....ir trocando de acordo com a cor da roupa, do modelo....mas sem ser essas tipo figurinha que vem nos pacotes de salgadinho !!!
    hehehehe
    ;-)

    ResponderExcluir
  4. Oi...meu nome é Michelle e vi seu comentário no site Toda de Branco....vc pode passar seu e-mail pra falar sobre os porta guardanapos da sua irmã??? Já agradeço sua atenção. Bjusss. Mi

    ResponderExcluir
  5. Si mi tatoo se borrara a los 3 años, me volveria a tatuar and so on, hasta la muerte...
    IGNORANCE IS BLISS

    ResponderExcluir
  6. verdade, minha gente! Por isso eu disse que nao tenho problema com a tatuagem em si, tenho problema com o "pra sempre", mas se a graca está justamente nisso, entao sei lá! hahaha
    Michelle, pode me escrever no sevira30@gmail.com
    Mr. brown, está perfecto!

    Beijos

    ResponderExcluir

Desembucha!