terça-feira, 12 de abril de 2011

Leitoras de (quase) 30 - Nadja responde

Uma nova leitora que surgiu por aqui esses dias me pediu um conselho, uma ajuda, uma palavra amiga. Vai ver ela me achou minimamente sensata, vai ver ela não bate bem da cabeça, sei lá. Só sei que fiquei lisonjeada e, como sempre gostei de colunas do tipo "fulaninho responde", resolvi que vou me atrever a dar uma resposta pra moça. Mas olha, leitora, não me leve muito a sério, afinal quem sou eu pra sair dando pitaco na vida dos outros, né? Vamos à mensagem da aflita mocinha: 


"Tendo eu 29, o que esperar de um cara de 22 anos? Os conflitos estão em mim ou nele? Posso apostar minhas fichas? Estamos ficando há 4 meses (já ou só?). Será que a situação nunca vai mudar? Nunca vou ser "a namorada"? Ele é maduro pra idade e além disso demonstra gostar de mim. Mas eu tô tão confusa, chego a ficar triste..."


Ai ai ai. Leitora, segócio é o neguinte: eu não conheço você e nem ele, então realmente não tenho como saber o que você pode esperar dele, nem quem tem conflitos e menos ainda se você pode apostar suas fichas. Minha bola de cristal quebrou e eu ainda não fui pegar ela no conserto. Mas vamos voltar ao que você escreveu, assim pensamos juntas. 


A sua pergunta inicial foi "o que esperar de um cara de 22 anos?". Por que você acha que o que define o rapaz é o fato de ele ter 22 anos? Um homem pode ter 22 e ser um HOMEM, ou pode ter 60 e ser um bosta. Há tantas outras coisas que você deve avaliar em alguém pra decidir se deve apostar suas fichas... antes de tudo, pense se ele é um mocinho bom. Parece coisa de avó - e é - mas se a pessoa tem bom coração e a cabeça no lugar, já é meio caminho andado. Essas coisas não dependem da idade. 


Além disso, pense se você está satisfeita com ele, com o jeito que ele te trata, se vocês se divertem juntos, se vocês querem a mesma coisa da vida no momento, se ele não tem nenhum defeito com o qual você não conseguiria conviver, enfim, pense se você gostaria mesmo de namorar com ele. É, porque às vezes a mulherada fica tão desesperada pra namorar que aceita qualquer migalha sem nem pensar se quer mesmo a tal migalha. Fica na dependência das vontades dele, tentando decifrar o que ele quer mas esquece de se perguntar o que quer, esquece que também tem um certo controle da situação


Você diz que está ficando com ele há quatro meses e que ele demonstra gostar de você. Então por que a tristeza? Por que a pressa em colocar um rótulo na relação de vocês? Por que as caraminholas na cabeça? Aproveita, boba! Não é sempre que a bonança está nas nossas vidas, não é sempre que a gente tem um mocinho quentinho numa noite de sábado pra falar besteira abraçadinho debaixo das cobertas. Você poderia tentar controlar a sua ansiedade e se concentrar mais em curtir o que você tem no momento, não ficar pensando tanto no futuro, no que esperar, no que vai dar, no que ele quer ou não... Como diria nossa ex-ministra, relaxa e goza! 


Se chegar a um ponto em que você realmente precisa porque precisa saber qual é, aconselho evitar a abordagem agressiva tipo "e aê, amigão? Pode ser ou tá difícil? É namoro ou amizade?". Pelo que aprendi nesses quase 30 anos, homem tem pa-vor dessas coisas. Compartilho minha experiência pessoal: quando quis apenas esclarecer se era mesmo namorada do meu namorado - eu sabia que era, mas só pra confirmar mesmo - soltei durante uma conversa um "eu disse que ia com o meu namorado, acho que somos namorados, né?" Ele riu e disse "claro, óbvio, né?", como se realmente fosse a coisa mais óbvia do mundo. Era pra mim, era pra ele, nós apenas nunca tínhamos expressado em palavras. E olha que isso foi váááários meses depois que começamos a sair. 


Mas voltando ao seu caso: acho provável que em algum momento o tema "o que somos?" vá surgir, e esta seria a hora de conversar com sinceridade e coração aberto a respeito disso. Não adianta muito ficar maquinando, tentando adivinhar, analisar, imaginar... por isso, repito: aproveita, boba!


Espero ter te ajudado pelo menos um pouco. Boa sorte!

6 comentários:

  1. Ai ai ai, se ela soubesse a quantidade (e a quialidade) de babacas que passou pela vida da gente... e todos bem maiorzinhos do que o moço em questão. O que quero dizer é que idade não é documento!. O que interessa é o que os dois querem, mas a idade em si não é um fator determinante...

    Claro, é só a humilde opinião de uma amiga da dona de esta casa, beijos!

    ResponderExcluir
  2. Se eu posso dar uma opiniao humilde... eu diria se joga! Minha prima tem 36 e o agora marido tem 27! Eles casaram depois de apenas uns meses de namoro e estao super bem! Enfim, voce nunca sabe, mas voce nunca saberia anyway... a gente tenta planejar, mas a vida raramente sai do jeito que a gente imaginava... entao, aproveita. Como disse a tia Nadja, "não é sempre que a gente tem um mocinho quentinho numa noite de sábado pra falar besteira abraçadinho debaixo das cobertas"!

    ResponderExcluir
  3. É possível um cara de 22 anos ser maduro, sério e quem sabe a relação culminar em algo sério? É. É o que se espera, tendo em vista a experiência empírica de milhares de mulheres? Não! Se a menina queira apenas curtir e se divertir, beleza, vai em frente! Se já tá procurando futuro marido, pense duas vezes. Na faixa dos 20 anos 7 anos de diferença é muita coisa, principalmente se a mulher é que é a mais velha.

    ResponderExcluir
  4. Nadja, Anita, Dedé e Paula, meu muuuuito obrigada! Todos os conselhos foram válidos. Meus olhos até brilharam ao ver tudo isso pra mim, principalmente pela "dona dessa casa"!
    Acho que eu sou ansiosa demais, penso muito no futuro e no que os outros vão pensar.
    O jeito é seguir, desde que a direção seja sempre pra frente! Muita luz e beijos pra vcs! Nadja virei sua fã!

    ResponderExcluir
  5. Anita, verdade, né? Mas nao sei se nossos babacas eram maiores, afinal antes nos é que eramos mais novas! hahaha

    Dedé, adorei o que você disseé "nunca se sabe, mas você nunca saberia anyway". verdade! Nada é garantido, né?

    Paula, realmente talvez seja mais provavel que um mocinho de 22 queira curtiçao e nada sério, mas nem sempre é assim... tem de tudo nesse mundo! tem muito moço de 29 por ai que ta na farra e nao quer nada com nada. Acho que a idade pode até influir em algumas coisas mas nao as define. Cada um é cada um!

    Natalia, que bom que nos te ajudamos de alguma maneira. Fiquei muito feliz com o seu comentario, ganhei o dia! Estou torcendo por você, boa sorte com o mocinho!

    Beijos a todas

    ResponderExcluir
  6. Olá, Nadja.

    Achei seu blog por meio de um link da Paulistana que conta umas histórias fantásticas (não sei se é para ela). Acho muito bacana quem encara os problemas da vida com humor. Afinal o humor é uma grande demonstração de inteligencia, em meu ponto de vista. Seus textos são muito bons. Tem um quê de esquizofrenia bem humorada. Esse texto da vaca é divertido. Mas vaca é um bicho tão tranqüilo. pode crer. Essa forma de abordar o assunto namoro foi genial. No assunto sutileza e habilidade as mulheres tiram a meia sem tirar o sapato. Uma pergunta. Homem tem crise dos 30? Completei 28 a um mês.

    Abraços.

    Luiz.

    ResponderExcluir

Desembucha!