terça-feira, 12 de julho de 2011

Desafio "Um ano sem comprar roupa" - 9

Hoje, dia 12 de julho, faz nada mais nada menos que 9 meses que eu não compro roupa. Falta pouco pra terminar o desafio, que aliás sofreu uma ameaça esses dias: surgiu a oportunidade de eu ir pros EUA. Como no primeiro post sobre isso eu disse que uma das exceções seria se eu fosse pra algum país que tivesse H&M e/ou bons preços, eu já estava pensando em dar esse intervalo no "ano sabático". Mas no fim a viagem não vai rolar, então vou continuar firme e forte!

Nesses meses eu percebi que inspirei algumas pessoas a tentar fazer a mesma coisa ou parecido. Isso é muito legal! Por exemplo, a Helô já esta há 6 meses sem comprar, e isso que pra ela é ainda mais difícil porque ela mora em Londres, cidade cheia de lojas maravilhosas e perdições tipo a própria H&M, Uniqlo e Topshop, que oferecem coisas bacaninhas a preços ainda mais bacaninhas.  Essa tem que ser forte mesmo! Parabéns!

Minha prima, uma bela morena que adoooora comprar, veio passar o fim de semana aqui onde eu moro e várias vezes comentou como ela acha incrível eu estar tanto tempo sem comprar roupa. Mostrei a ela como é possível com um exemplo prático: entramos em uma bela loja pra dar aquela fuçadinha - não é porque tô de dieta que não posso olhar o cardápio. Ela começou a paquerar uma calça. Eu, sabendo que ela tem um monte de roupa, disse pra ela pensar se já não tinha nenhuma parecida. "Ah, tenho, mas essa é tão bonita, tá com o preço bom..." Sim, mas você precisa dela? Se você já tiver uma de cor parecida, modelo parecido, que dá pra usar com as mesmas coisas, pra quê comprar uma nova? Ela relutou mas acabou saindo da loja de mãos vazias. Poucos minutos depois, ela já tinha até esquecido da calça.  No dia seguinte estava com uma calça quase da mesma cor,  de outro tecido e o modelo um pouco diferente, mas que causava o mesmo efeito que a outra causaria. Precisava comprar?

Como prometi no post de 8 meses, não comprei nada "de pôr no corpo" a não ser meia-calças que eu realmente precisava pra enfrentar o inverno. Vou tentar fazer isso pelos próximos 3 meses. Não foi fácil, mas também não foi o fim do mundo. Por exemplo, ando namorando vários esmaltes mas antes de comprá-los lembro que tenho uns 3 ou 4 que nem abri ainda. Preciso de um esmalte novo? Quase comprei umas charmosas luvas, mas eu não consigo usar luvas por muito tempo, nunca consegui, e me viro enfiando a mão no bolso do casaco quando meus dedos ameaçam congelar. Preciso de luvas novas?

Agora já estou pensando como vai ser quando o desafio terminar.  Acho que não vou sair comprando o que vir pela frente, afinal eu continuo não precisando de muita coisa. Quer dizer, precisaaaar, precisaaar eu não preciso de nada, tenho o essencial e mais um pouco (ou mais um "muito"), mas vocês sabem como o verbo precisar tem um sentido um pouco diferente para as mulheres, por exemplo quando cismamos que precisamos de uma bolsa de festa sendo que temos 10 que não usamos no nosso armário. Neste caso, precisar não é "ter necessidade" mas sim "querer porque sim e pronto". Né?

Acho que vou fazer uma lista do que eu preciso e tentar me ater a ela para comprar coisas novas daqui 3 meses. Eu gostaria de umas calças de modelos mais diferentosos e ver se eu ficaria bem com uma saia longa. Também queria um vestidinho bacana que não seja de malha e uma bolsa preta, porque a que ando usando pra substituir a que deixei na costureira é a bolsa mais chata e menos prática do mundo. A outra, mesmo quando voltar do conserto, não vai estar no auge da boa forma, então vou precisar de uma nova porque também não tenho que andar de bolsa ferrada por aí.  Pretendo usar a fodidinha só pra viajar.

Faltam apenas 3 pequenos meses para eu terminar meu desafio de ficar um ano sem comprar roupas. E agora sem comprar nada que eu não precise pra botar no corpo, desde roupa até maquiagem e cosméticos.  Ai ai ai! Desejem boa sorte pra mim nesta reta final!

3 comentários:

  1. boa sorteeee!!! ai nadja falta tao pouco!!!! go girl!!!

    ResponderExcluir
  2. Como disseram para mim: "vc virou um pokemon evoluído". Ah, nós mulheres e muitas barreiras: vide os 30 anos e o consumos. Estamos no mesmo barco. ParabenS!

    ResponderExcluir
  3. "piece of cake" Na. Fica firme que o resultado vai ser a conclusão de que a gente sempre pode, qualquer coisa, desde que a gente queira. Beijoca

    ResponderExcluir

Desembucha!