segunda-feira, 18 de julho de 2011

Se um homem te quer

Esses dias li um post em um dos ótimos blogs da revista TPM, o da escritora Clarissa Correa. Aperte aqui para lê-lo se quiser. Era um texto bom, embora na minha humilde opinião tenha alguns defeitinhos que eu vou guardar pra mim, afinal quem sou eu pra sair julgando post dos outros. Mas teve um parágrafo em especial que achei interessante, e é o que vou reproduzir abaixo em itálico com meus comentários ao lado.
Se um homem te quer ele demonstra. É verdade, mas nem sempre demonstra como queremos, como achamos que ele deve ou como esperamos. A gente espera que ele demonstre como uma mulher acha que ele deve demonstrar, afinal somos mulheres. Mas os homens, não, eles são homens! Quem diria, né? E às vezes o que pra nós é estranho ou irrelevante, pra eles é uma declaração de amor. Às vezes a gente espera um beijo e recebe um tapinha sacana na bunda, que é o jeito dele de fazer carinho.

Se um homem te quer ele não vai ter medo de te apresentar para os amigos. Pode ser, mas a insegurança não é privilégio feminino. Pra alguns, o que os companheiros de manada vão pensar importa mais do que deveria. Por isso muitos preferem desfilar com troféus acéfalos e malhados que com mulheres "de verdade", por exemplo.

Se um homem te quer ele não vai ter receio de ir na sua casa no domingo à tarde, quando toda a sua família está reunida na sala vendo o Faustão. Não diria "não vai ter receio" mas sim "vai ter a paciência para". E não vai ser sempre que ele vai ter essa paciência, por mais que ele te queira.


Se um homem te quer ele vai assistir filmes de mulherzinha. Ele vai saber a marca de absorvente que você usa. Ele vai entender que a TPM deixa as mulheres malucas. E ele vai cuidar para não te deixar mais maluca ainda. Se um homem te quer ele te ouve. E te consola. E te dá apoio. E te dá conselho. Peraí, você tá falando de homem ou de melhor amiga? Uma melhor amiga faz tudo isso; um homem, dificilmente. Filme de mulherzinha tem que ser visto com mulherzinhas (amigas, irmãs, primas, o que for), não com o namorado, assim como você não quer ser obrigada a ver coisas com robôs e explosões e lutas e violência. Isso pode até acontecer, mas na base do "de vez em quando". Ele vai saber a marca do absorvente que você usa?? Por quê?? Ele provavelmente mal sabe a marca do sabonete que ele usa, ou do creme de barbear, ou da camiseta ou de qualquer outra coisa do gênero. Por que ele prestaria atenção na marca do absorvente? E por que isso seria uma demonstração de que ele te quer? De novo achando que ele tem que mostrar o amor dele como uma mulher. Quanto à TPM, ele pode não entender, mesmo porque nem nós mesmas entendemos direito, mas pode aceitar e tentar sair ileso desta fase tão perigosa quanto passageira. Vai ter cuidado pra não te deixar mais maluca ainda pelo bem dele, na verdade. Fora que quando estamos "naqueles dias" o cara pode ser um santo mas vamos nos irritar justamente com o fato de ele ser um santo. Se um homem te quer ele realmente te ouve, te consola e te dá apoio, mas do jeito dele. Não espere conselhos, não espere que ele comece a discutir o tema e a fazer hipóteses como alguma amiga faria. Ele provavelmente vai ser bem mais sucinto e vai dizer algo como "já vai passar", ou "não é tão grave assim". É o jeito deles.

Se um homem te quer ele não vai esquecer das coisas que são importantes para você. É, mas também não espere que ele adivinhe o que é importante pra você. Fale, demonstre.

Se um homem te quer ele vai saber que você prefere Coca a Pepsi. É, isso é básico em qualquer relação... se bem que se ele apostar na Coca acho que tem mais chances de acertar e a gente ficar felizinha, né?

Se um homem te quer ele vai entender que o seu não é sim. E que às vezes você é atrapalhada e fala o que não deve. Verdade, e vai ter saco pra lidar com nossas confusas cabecinhas.

Se um homem te quer ele não vai arrumar desculpas para não te ver. Concordo em gênero, número e grau. Se não pode ver em um dia, vai fazer de tudo pra ver no outro.

Se um homem te quer ele sabe exatamente o que te magoa. Depois de quanto tempo de relação? De novo, melhor não contar com as habilidades de adivinhação dos nossos rapazes. Algo te magoa? Manifeste-se!

Se um homem te quer não vai te magoar de propósito. Verdade. Em compensação, magoar sem querer...

Se um homem te quer vai gostar de andar de mãos dadas, corpo colado, peito encostado. Mais ou menos. Tem gente mais grudenta, gente menos grudenta. Mais reservada, menos reservada. Tem homem que prefere fazer isso na intimidade do lar, por exemplo. Tem homem que não desgruda da mulher nunca. Cada um no seu cada um.

Se um homem te quer ele não vai mentir, enganar ou ferir. Não vai mentir e enganar pra te ferir. Ou pra te fazer de trouxa. Às vezes mente pra te preservar de algo que nem precisava. Bom, há mentiras e mentiras... mas realmente ele não vai fazer nada disso por razoes negativas.

Se um homem te quer não tem ex que atrapalhe, não tem filho do primeiro casamento que separe, não tem amigo que afaste, não tem família que não goste. Isso deveria estar junto de "não vai arrumar desculpas pra não te ver". Concordo.
Se um homem te quer ele nunca vai fazer você se sentir um lixo de mulher. De novo: não de propósito! Isso depende mais da nossa auto-estima que dos atos do moço...

8 comentários:

  1. Muito bom o texto dela, mas gostei mais do teu!
    Lila Czar
    seviracom30.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Concordo com seus comentários, minha querida Nadja. E adiciono mais uma coisa: cada pessoa é um mundo, não podemos sair esperando que todos se comportem do mesmo jeito (se bem seria muito mais fácil pra nós, mas tbm seria um saco, né?).

    Ah, o mundo dos sexos opostos e complementários...

    ResponderExcluir
  3. Po, essa de saber a marca do absorvente que a mulher usa é fogo.

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Lila!
    Minha querida Anita, é verdade, nao se pode generalizar.

    Paula, também achei! Homem nao sabe nem o que é rímel, vai saber marca de absorvente?? hahahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nadja, concordo com a Lila... o texto dela eh bom, mas o seu eh melhor... nao dah pra generalizar...
    Gostei :)

    ResponderExcluir
  6. Vou te contar uma coisa, querida Djones, mesmo se seu namorado for na verdade sua namorada é bem provável que ela não saiba a marca do absorvente que você prefere... E nem entenda que não é sim, ou seja uma santa durante a sua TPM ou tenha mais ou menos medo do envolvimento com as famílias/amigos...
    Esse "cara que te quer" do texto não existe não! E, como disse a Anita, ainda bem, né? Pq ninguém iria querer nada tão fácil

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu texto.
    Achei o texto da primeira autora muito idealizado, fora da realidade.
    Tomando como exemplo do outro lado da questão, não é porque eu quero um cara que quer dizer que vou ficar assistindo filmes que não gosto, fazendo programas que não curto, saber tudo da vida dele (até o que não tem a menor relevância pra mim), adivinhar o que ele quer sempre, ter toda a paciência do mundo com crises de mau humor, dias difíceis, afinal o pessoal fala tanto da tal tpm, de mulheres tendo crises, que fica parecendo que apenas mulheres tem dias difíceis, mau humor, quando fica claro que homens também tem.
    Somos humanos antes de qualquer coisa.

    ResponderExcluir
  8. acho q ela é lésbica e por "homem" ela quis dizer "minha mina-macha" hahahah. eu reclao que meu namorado não fala q me ama, ele só fala EU TAMBÉM nas 377 mil vezes queeu falo pra ele. daí outro dia no meio de uma briga, pra selar a paz, ele disse: eu te amo. e o que eu respondi: "sei", com a maior ironia do mundo. ele ficou PUTO da vida. e me disse que eu reclaro se ele não fala e qnd fala, eu duvido. ele tem razão. homens são homens. mulheres são mulheres...

    e minha amiga "hétero" que tá tendo um casinho "lésbico" tá tentando terminar desesperadamente pq diz que não dá pra se relacionar com uma pessoa mais sensível com vc. "ela só chora", minha amiga diz. imagina o que os homens devem pensar... coitados.

    ResponderExcluir

Desembucha!