quinta-feira, 7 de julho de 2011

Tô Pra Matar

Junte a crise dos 30 com cansaço, muitas coisas pra fazer e hormônios oscilantes num período especial do mês. O que você obtem? Uma louca. Louca temporária, louca por causa da TPM, mas louca enfim.

Não que sem esses ingredientes a gente seja muito normal, venhamos e convenhamos. Como diz o meu sábio pai, a mulherada tá tudo louca. Mas eles pioram nossa já intrínseca loucura. Às vezes, muito.

A mulher nesta situação vira bipolar, se ja não é. Em um momento ela está se arrancando os cabelos na frente do espelho, se achando feia e pensando como o mundo é uma merda. Aí três minutos depois ela vê um comercial de papel higiênico com cachorrinhos correndo e começa a chorar porque cachorrinhos existem e o mundo é tão lindo. Em seguida o namorado liga dizendo que vai se atrasar 15 minutos e ela grita com ele dizendo que ele não tem consideração e que é melhor nem vir mais. Seis minutos depois ela lê um twitt engraçadinho desses de humor feminino, chora de rir e pensa que a vida é boa e que as pessoas podem ser tão geniais. E esse lenga-lenga interno dura de dois a cinco dias, às vezes mais. E acontece uma vez por mês. É lindo.

Imprevisível. Insuportável. As pessoas tem que ter cuidado com uma mulher na TPM, pode sobrar pra quem menos se espera. Aliás a mulher neste período deveria andar com uma plaquinha pendurada no pescoço, tipo essas "cuidado, cão bravo": "cuidado, mulher na TPM". Fica a dica pra empresários do ramo dos acessórios ou da segurança privada.

Mas na verdade quem mais sofre com a TPM é a própria afetada. Todo mundo pode se afastar da louca, todo mundo tem uma maneira de se proteger, menos ela mesma. Ela não pode fechar a porta, ir pra outra sala, não telefonar. Todos os meses, ela tem que conviver por dias a fio com uma vozinha na cabeça dela dizendo "você é uma merda, o mundo é uma merda, tudo é uma merdaaa!", e com uma ansiedade sem justificativa, e com lágrimas que insistem em brotar dos olhos por nada, e com dores e incômodos e modess e abas e manchas.

Pelo menos esse pico de maluquice passa. Só que volta no mês seguinte. E passa. E só termina mesmo em uns 35 ou 40 anos, contando desde a primeira TPM da vida. Aí chega a menopausa e a loucura muda mas ainda existe. Mulheres...

8 comentários:

  1. Putz!
    Tudo!
    Tá escrito pra mim exatamente para um dia como hoje. hehe
    Adoroooo ser esse bicho doidera! Mas haja saco hein.

    ResponderExcluir
  2. hahaha
    Falou tudo!! Otimo texto Nadja!
    E o pior eh quando no momento que vc tah sendo grossa com alguem, vc se da conta: meu, essa nao sou eu, porque que eu to gritando com essa pessoa?? Daih vc abaixa o tom e pede desculpa... mesmo que tivesse razao quando comecou a argumentar...

    ResponderExcluir
  3. Nadja, só pra te animar se você pensa em um dia ter filhos: a gravidez é uma TPM constante de 9 meses elevada à enésima potência!!! E o babyblues depois do parto??
    Eu não sei na verdade em que momento da vida não fui uma montanha russa emocional pelo meu super hormono-descontrol. Às vezes parece injusto, porque como você disse, não dá pra me proteger de mim mesma. Mas é um consolo pensar que pelo menos a metade feminina da população mundial me entende!!! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Minha querida, mais uma vez concordo 100% com voçê. Eu acabo de sair dessa fasse (bom, to saindo), peloamordeDeus!.

    O pior é quando algum sabe tudo do sexo oposto vem questionar a veracidade da TPM. Porra, tô com cara de quem está brincando de estar com TPM?.

    Minha mãe já entrou na menopausa, ai quando ela fica irritada por causa da MINHA TPM só olho pra ela com aquela cara de assasina serial e digo "ah, já esqueceu como era, né?", porque me desculpa, mas ela virava bicho do mato quando estava com TPM viu?

    Mas TPM tem um lado bom: é o momento do mes no qual a gente tem o impulso necessário pra dizer umas verdades a quem mereçe!. Pelo menos comigo acontece assim, as vezes fico com dó da pessoa, mas com TPM....aahh não da pra segurar!

    Beijos! e espero que passe rapido!

    ResponderExcluir
  5. AH! mais uma coisa!. NÃO DÁ assistir jogo da seleção com TPM.

    ResponderExcluir
  6. Hahaha!
    Lila Czar
    seviracom30.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus.... nunca, mas nunca em toda a minha vida menstrual, e lá se vão 10 anos dela, eu li algo tão completo e que me descreve perfeitamente nesse período, tô até chorando só por ter lido seu post tamanha identificação, tava quase entrando em depressão por achar que sou louca e pior que n tem solução, me dá mais crise ainda de saber que no mês que vem começa tudo outra vez.... e mais.... eu ainda não sou mãe, nem sei mais se quero engravidar... ai que crise, tô ferrada, tem solução???? Acho que é doença.... hehehe, sem mais loucuras, eu não sou a única Yes!!!!!! Marcela Faria

    ResponderExcluir
  8. A pessoa que mais sofre com a TPM é a própria mulher, pois além de não poder fugir de si mesma, ela ainda tem que segurar e deixar escapar no máximo uns 20% da fúria. Pelo menos eu, se descontasse todo o meu surto, não sobrava parede na minha cidade. haha

    Adorei seu blog e seus textos.

    Bjim

    ResponderExcluir

Desembucha!