quarta-feira, 14 de setembro de 2011

As típicas da solteirice

Atualmente eu tenho um macho pra chamar de meu, mas nem sempre foi assim. Aliás nunca tinha sido assim a não ser durante breves meses na adolescência. Acho que por isso me sinto mais à vontade pra falar de solteirice que de relacionamentos. Vendo blogs de solteiras, fiquei lembrando da minha longa e não tão longínqua solteiritude e pensei numas situações pelas quais as moçoilas desprovidas de companhia fixa masculina passaram, passam ou passarão na vida. Ô, dureza. Vamos a dez delas:

- Você tá louca pra ir pra guerra balada. A sua amiga, não. Você azucrina tanto a coitada que ela topa. Ela pega um gatinho e fica com ele a noite toda; você é obrigada a conversar com o amigo fedorento dele que só fala de redes sociais até conseguir dar um perdido no moço. Vai embora sozinha.

- Você foi convidada para o aniversário do seu amigo jogador de rugby. Fica empolgada, imaginando todo um cardápio de rapagões fortes e  parrudos à sua disposição. Metade deles vai à festa com as respectivas namoradas; a outra metade esta mais interessada em se entupir de cerveja, dar soquinhos uns nos outros e dançar "I Gotta Feeling" pulando abraçada com 13 marmanjos suados.

- Você olha. Ele olha. Você olha. Ele olha. Você sorri, ele se aproxima, chega bem pertinho. Ele está com um bafo insuportável de cigarro e cerveja e estômago vazio. Você disfarça a cara de nojo e logo diz que tem que ir procurar a Ana Paula, que disse que ia ao banheiro e não voltou mais, deve estar perdida, coitada.

- Casamento da sua prima. Você é a única solteira. A família inteira diz "e o namorado?", você diz que não tem, dizem "nossa, tão bonita, o que acontece?" Mas duvido que te escutariam se você sentasse e começasse a contar o que acontece. "Olha, sabe o que é, tio Astolfo? O último cara que eu saí, o Fernando, pulou fora porque disse que estava confuso e depois eu descobri que ele tinha namorada, aí..."  As pessoas te olham com cara de dó. A tia-avó mais saidinha diz "tá certa ela, ela é nova, tem mais é que aproveitar!" Já a tia Cileide te empurra pra ir pegar o buquê.

- Ele é uma graça. O papo foi ótimo; os beijos, uma delícia. Você acha que desse mato sai cachorro, fica contente. Ele não liga. Você manda mensagem, ele responde vagamente. E não liga. Você manda outra mensagem. Ele nem responde. E não liga. Nunca mais você ouve falar dele.

- Você, deitada na cama e olhando pro teto, tem a clara impressão, a nítida sensação e praticamente certeza de que nunca mais vai ter um namorado na vida. Se imagina velhinha, grisalha, com 17 gatos e uma estranha mania de acumular objetos. Ah, e solteira.

- Você capricha. Maquiagem belíssima, cabelos sedosos, unhas feitas, roupa sensual, salto alto. É hoje que eu tiro a barriga da miséria, você pensa ao se olhar no espelho antes de sair. Mas quem acaba chamando a atenção dos rapazes na noite é a sua amiga loira, bunduda e meio brega. O único que te lançou olhares gulosos foi o flanelinha de 17 anos, que pelo menos não cobrou nada pelo árduo trabalho de "cuidar" do seu carro.

- Ele não é bonito. Ele é chato. Você fica com ele. Ah, é que ele estava tão quentinho e cheiroso...

- Ele te adora. Como amiga. E come a sua amiga.

- Todo mundo diz que você deveria expandir seus horizontes pra aumentar as possibilidades de conhecer alguém com os mesmos interesses. Frequentar novos lugares, fazer cursos. É mesmo, né? Aí você resolve estudar alemão. Na sua turma tem duas meninas meio ripongas de uns 20 anos, uma senhora de 58 cujo filho foi morar na Alemanha e um executivo seríssimo de quase 50 anos, casado, três filhos. O professor é até bonitinho, mas você tem quase certeza de que é gay. Depois de dois semestres, você não conheceu ninguém e continua sem falar pirongas de alemão.

Pois é, minha gente, a solteirice não é doce e nem é mole, não. Quer dizer, eu acho que todas as fases da vida tem suas delícias e vantagens, mas é que na solteirice a gente passa por cada uma, né? Se bem que em um relacionamento também, mas isso fica pra um próximo post.

17 comentários:

  1. Já passei por quase todas, impressionante... essa do curso achei que fosse só comigo, quando eu era solteira todas essas formas recomendadas de conhecer pessoas só dava nisso que vc descreveu... haha. Com 18 anos eu tinha certeza que ia morrer solteira.

    ResponderExcluir
  2. Adorei e me identifiquei com várias situações- hehehe
    Lila Czar
    seviracom30.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post! Mas devo dizer que ele se aplica à primeira solteirice viu! Eu já passei por várias dessas há uns quantos anos, depois encontrei o macho/amor, casei, fui feliz, separei e agora estou curtindo a minha segunda solteirice, pós casamento. E olha, é beeeeeeem melhor viu! É diferente porque já casei e porque já passei dos 30 há uns anos também, então parece que tudo fica melhor, mais fácil, menos mico, mais relax.
    Gabi Righetto

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Nadja, agora a gente ri, mas a alguns anos atrás eu estaria aqui querendo cortar os pulsos depois de ler este post! Muito bom!

    ResponderExcluir
  5. Eu me vi em TODAS as situações. Juro que deu até vontade de chorar...
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Excelente! Já identifiquei várias amigas nos seus brilhantes tópicos. Qualquer dia desses, eu tomo uns uísques e escrevo a versão masculina das suas observações.

    ResponderExcluir
  7. Leio seu blog sempre, seus posts me matam de rir!!!! Já passei por todas essas situações e mais algumas bem constrangedoras.

    Beijos,
    Natália

    ResponderExcluir
  8. Hahahahhahahahahaha chorei Nadja!

    Chorei de engraçado e de identificação. oh céus!

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Ótimo texto!! Sabe eu já to nessas fases de todo mundo olhar para você e fazer uma palestra de auto-ajuda pra te ajudar a sair da solterice hehehe.

    Obrigada pela visita =)

    ResponderExcluir
  10. Eu adorei seu post, achei que você estava me descrevendo rsrs

    ResponderExcluir
  11. Me identifiquei totalmente com o "olhando pro teto e certeza absoluta de morrer sozinha cercada de gatos e acumulando..." leu meus pensamentos? kkkk!

    ResponderExcluir
  12. MUITO BOM! Concordo com a teoria da tal primeira solteirice. As solteirices depois que a gente já namorou - e desdez o mito - podem ser óóóótimas se bem aproveitadas :o)

    ResponderExcluir
  13. Sensacional!!!!!!
    "Ele te adora. Como amiga. E come a sua amiga." hahahah quantas vezes isso aconteceu.

    ResponderExcluir
  14. Muito bom, morri de rir aqui :-)

    Ah, e eu não estou perdida não, rs!

    Anita (Ana Paula, rs)

    ResponderExcluir
  15. Nossa!!!! Super me identifiquei com todas!!!! Será que eu ainda tenho solução? kkkkkkk

    ResponderExcluir

Desembucha!