terça-feira, 13 de setembro de 2011

Desafio "Um ano sem comprar roupa" - reta final

E nisso já estamos em setembro, o que significa que falta apenas um mês, um mísero mesinho, pra terminar o meu ano sem comprar roupas. Ontem fez 11 meses. Acredita? Nem eu!

Pois é, estou há quase um ano sem comprar roupa e pasmem, não tive de sair pelada, não fiquei mal arrumada e nem fui mal vestida a nenhum evento social. O que comprova que se você, assim como eu, gosta de comprar roupas e costuma fazer isso com certa frequência, acredite: você tem roupa SIM. E não, você não precisa de nada novo. Você pode querer, mas não me venha com preciso.

Ah, mas é que tá na moda e eu queria comprar... sim, sim. A moda basicamente é o seguinte: primeiro dizem que calça justa é a coisa mais legal do mundo. Passa um tempo, dizem que não, que o bacana agora é calça larga. Aí dizem que o nude (o velho e bom bege) é tudo o que você pode desejar na sua vida, mas meses depois tá out, o negócio agora é color blocking, ou seja, blazer laranja com camisa verde com saia rosa. E assim vai, cada hora inventam uma coisa diferente (e de preferência oposta ao de antes) e a gente vai lá e compra o que dizem que a gente tem que comprar pra ser elegante e valorizada.

Claro que tem muito mais coisas envolvidas nisso de comprar. A gente gosta e não é fácil ficar sem esse prazerzinho. Eu mesma tinha dito que não ia comprar nada "de pôr no corpo" nos últimos 4 meses do desafio. Nada de sapatos, cremes, acessórios e etc. Mas aí eu fui pro Brasil e cismei que queria um esmalte lilás. Só que fui numa loja perigosíssima, com corredores e corredores cheios de esmaltes e afins. Resultado: comprei o lilás e mais uns cinco. É que é tao baratinho, né? E como onde passa boi, passa boiada, comprei uma bolsa e uma nécessaire na loja da frente. E desde entao comprei umas bobaginhas baratex, tipo brinquinho, grampos de cabelo, mas o mais importante, que eram roupas, NADA. Nadica.

Ultimamente as pessoas têm feito umas perguntas interessantes a respeito do desafio. Uma delas: "e quando terminar, você vai sair comprando roupa por aí?" Não, se não não teria sentido ter ficado um ano sem comprar, né? Pretendo fazer uma listinha de coisas que eu quero/preciso e vou tentar me ater a essa lista. Além disso, pretendo comprar principalmente em pontas de estoque, liquidações e afins, porque não tá valendo a pena aqui comprar do jeito "normal". Pretendo também fazer um "bazar da Nadja" com roupas e acessórios que não uso mais. Isso porque durante todo este ano eu dei roupas e afins pras amigas, pra caridade, pra empregada, e mesmo assim continuo com coisas sobrando.

Outra pergunta: "você não sente falta de comprar roupa?" Olha, a essa altura do campeonato, eu juro que não. Continuo fascinada pelo meu armário e tentando bolar novas combinações com o que já tenho. Não fiquei um ano sem roupa nova já que ganhei presentinhos da família (valeu, gente), que também nem foram tantos assim, acho que foram umas cinco peças. Talvez isso tenha tornado o desafio mais fácil de cumprir. Mas ir a uma loja pra dar uma olhada e sair de mãos vazias já é o normal pra mim, tanto que acho que vou estranhar muito quando comprar uma roupa nova. Estranho, né?

"Nao comprar roupa teve algum impacto econômico?" Olha, sinceramente eu não sei. Sou meio desligada e este ano tive que gastar com várias outras coisas, então acabei nem vendo o quanto isso teve efeito nas minhas contas.

"Nadja, como você consegue?" Boa pergunta, também não sei. No comeco é mais difícil, depois você se acostuma e, como eu disse antes, isso vira o normal. Queria muito, muito mesmo, aplicar estes mesmos princípios pra comida. Não algo radical como ficar um ano sem comer chocolate (pelamordedeus!) mas pensar essa diferença entre querer e precisar, comer o necessário e não por gula, ansiedade, tédio, enfim, coisas que fazem a gente comer (e comprar também). Complicado...

Então é isso, falta muito pouco pra terminar meu desafio de ficar um ano sem comprar roupas e eu tô conseguindo. Viva eu, viva tudo, viva o Chico barrigudo!

7 comentários:

  1. eu estava nessa meta,mas descobri um brechó baratíssimo,onde a gente garimpa e acha muita coisa com estilo.E meus problemas se acabaram-se!Gasto muito pouco (quase nada) e saio com muita coisa linda e cheia de estilo.E o mais legal, é que gastando tão pouco,posso ser mais arrojada!!pq eu nao teria coragem de entrar numa loja (mesmo de fast fashion) pra comprar algo mais arrojado.E faz muito bem ter uma peça bacana reaproveitada,ver coisa diferente no armário, tirar aquilo que já foi usado, reusado e enjoado!Mas só é bom fazer gastando pouco mesmo!Se nao tivesse descoberto esse brechó, estaria ainda na meta de 1 ano sem comprar!

    ResponderExcluir
  2. Parabens Nadja! Eu nao tenho essa coisa com roupas... mas imagino que deve ser um sacrificio mesmo, ja que se privar de qualquer coisa que nos de prazer, eh bem dificil!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Parabens Nadjão!! Realmente tem que ter muita força de vontade!!
    Em relação à comida acho que é muitooo mais dificil, mas ase vc ja venceu um desafio como esse, tenho certeza que o da comida se tornara mais facil!!
    Eu que to precisando desses desafios tambem viu, principalmente o da comida...rsr... em relação à roupas, quando me mudei doei bastante coisa!!
    Baciiiii,
    loly

    ResponderExcluir
  4. Eu acho curiosa essa diferença de mentalidade das pessoas.. vc dá um show falando coisas racionais como essa questão da calça, um dia a calça justa tá na moda, no dia seguinte não mais, a flare que tá, e etc... enquanto tem blogs por aí postando compras semanais de 3 espadrilles/anabelas (a última moda verão 2012 ui), uma de cada cor. Pra daqui a menos de 1 ano ser considerado sapato "last season". Não sou contra comprar não, nem comprar coisas da moda, mas vamos ter bom senso, né? Uma espadrille não tá bom não?

    ResponderExcluir
  5. Najla, é a primeira fez que escrevo, não tinha como não te parabenizar!!!!
    Eu acho importante nos conscientizarmos sobre nossos atos de consumo, já fiz a limpa no meu guarda roupa e procuro manter apenas as coisas que eu uso.
    Tb vou ao shopping e não compro nada, me contento só em ver. Graças a isso consegui comprar o meu Apê e já vou fazer a minha 3 viagem pra gringa neste ano, sem me endividar!
    Aí nessas ocasiões eu compro algumas coisas sem peso na consciência, e tb estou arriscando fazer as minhas próprias roupas.
    Parabéns pelo blog!
    Leticia-DF

    ResponderExcluir
  6. OI NADJA, PRIMEIRO GOSTARIA DE TE PARABENIZAR POR SUA FORÇA DE VONTADE. ENTREI NA NET PARA JUSTAMENTE PROCURAR POR BLOGS DE PESSOAR QUE ESTÃO CUMPRINDO A MESMA META QUE VOCÊ POIS PRECISO MUITO DE AJUDA. DESDE ADOLESCENTE, QUANDO GANHEI MEU PRIMEIRO CARTÃO DE CRÉDITO, NÃO CONSIGO PARAR DE COMPRAR ROUPAS, SAPATOS E BOLSAS. ESTOU COM 28 ANOS, CHEIA DE DÍVIDAS,FRUSTRADA, DEPRESSIVA E SEM SABER MAIS O QUE FAZER.
    NÃO CONSIGO INVESTIR EM MINHA VIDA, SAÚDE, NÃO TENHO NENHUM BEM, POIS MEU DINHEIRO SÓ VAI PARA ROUPAS. ESTOU FAZENDO TERAPIA HÁ UNS CINCO MESES, MAS QUANDO TENHO UMA RECAÍDA É HORRÍVEL PARA MIM. NÃO SEI MAIS O QUE FAZER. SERÁ QUE VC PODERIA ME DAR UMA AJUDA, UMAS DICAS, SEI LA...
    BEIJOKAS E AGUARDO SEU CONTATO.
    MEU E-MAIL É: BELY_HTINHA@YAHOO.COM.BR

    ResponderExcluir
  7. O QUE FAZER PRA NÃO TER TENTAÇÃO EM COMPRAR?

    ResponderExcluir

Desembucha!