segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Dinheiro não é tudo e nem é 100%

Diz a sabedoria popular que dinheiro não traz felicidade. Dizem os espertinhos que dinheiro não traz felicidade, mas manda comprar. Dizia o Falcão que dinheiro não é tudo mas é 100%. Dizia o Tim Maia que não queria dinheiro, só queria amar. Eu fico mais com a voz do povo, mesmo.

Dinheiro pode trazer conforto, estabilidade e prazer, o que às vezes é confundido com felicidade. Mas ah, se pra ser feliz a gente só precisasse dessas coisas, tava bom, né? O buraco é mais embaixo, e beeeem mais embaixo. Dinheiro pode ajudar você a ter mais possibilidades e melhores condições de escolher o que é bom pra você, mas não garante nada por si só.

É fácil falar que dinheiro não traz felicidade sendo que nunca passei necessidade nessa vida. Imagino que deva ser difícil você estar estalando de felicidade com a barriga roncando e os filhos morrendo de desnutrição em um lugar fedorento e perigoso. Mas mesmo neste caso extremo, dinheiro ajudaria muito, muito mesmo, mas não garantiria muito mais que conforto material e seus derivados. O buraco sempre é mais embaixo.

Não vou entrar na discussão sobre o que é felicidade e como encontrá-la, mas pra resumir, é o seguinte: se você é infeliz, minha filha, vai ser infeliz num barraco em Heliópolis ou numa mansão em Beverly Hills. Se seu namorado for um bosta e fizer da sua vida um inferno, vai ser um bosta e fazer da sua vida um inferno vestido de Lojas Americanas e viajando num Fiat 147 em Santos ou vestido de Ermenegildo Zegna viajando num iate em Mikonos.

Você não vai ser mais feliz se ganhar mais, ou pelo menos não pelo simples fato de ganhar mais mas talvez sim por ter conquistado o que queria. Você não vai ser mais feliz se comprar uma Mercedes, vai apenas ter mais prazer e conforto ao dirigir, e mais status também, se isso importa pra você. Não vai ser mais feliz se comprar aquele sapato que estava paquerando há dias, vai apenas ter o prazer efêmero de cumprir um desejo.

Dinheiro ajuda em muita coisa na vida, mas não garante felicidade mesmo. Pra ninguém.



4 comentários:

  1. Concordo, claro que se a pessoa não tem dinheiro NENHUM, tem filhos passando fome, não vai ser feliz, dizer que dinheiro não traz felicidade não é o mesmo que dizer que dá pra ser feliz sem um tostão. Claro que não. Tem que ter dinheiro sim, mas o suficiente pra poder atender às suas necessidades básicas. O excesso, o que leva uma pessoa a ser considerada rica, é que não traz felicidade, apenas mais conforto, luxo, glamour, status, inveja alheia... o problema é que tem muita gente que ambiciona isso tudo pra vida.

    ResponderExcluir
  2. Tem uma coisa que dinheiro não compra: amor. Porque amar não tem nada a ver com beleza, fama e poder...
    Lila Czar
    seviracom30.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Então na verdade estamos sempre em busca do dinheiro e não da felicidade...pq só isso explica a gente se dedicar tanto ao trabalho...

    ResponderExcluir

Desembucha!