segunda-feira, 5 de março de 2012

Impiastro

Agora há pouco eu lembrei de uma pessoa que graças ao bom Jesus não faz mais parte da minha vida. Aí pensei "que bom que me livrei daquele impiastro!!" Minha mãe sempre usa esta palavra e me bateu a dúvida se ela existia em português ou se era herança da nossa família siciliana, assim como meu hábito de dizer "cazzo" e meu amor pelas massas. Pelo que o Google me disse, é italiana mesmo mas "muito usada no Sul e Sudeste do Brasil por causa da imigração italiana".

Impiastro é um intruso, uma pessoa que incomoda, que atrapalha a sua vida. Também significa "emplastro" mas isso não vem ao caso.

Estou explicando tudo isso só pra dizer que a gente não escapa dos impiastri que a vida coloca no nosso caminho. São como obstáculos que nos atrapalham, nos atrasam, nos puxam pra baixo. Mas só depende de nós ficar livres deles, viu? Não estou incentivando assassinatos, obviamente, mas podemos cortar relações, sair de perto, tomar uma atitude ou simplesmente ignorar o impiastro que nos cabe.

Melhor que fazer isso é usar o impiastro pro seu próprio bem. Como? Aprendendo com o exemplo negativo que ele dá, vendo o que não fazer, ou percebendo o que você pode mudar em si mesmo e na sua vida para nunca chegar a ser como ele em nenhum aspecto ou para se livrar dele de vez.

Agora que me livrei do impiastro que estava me incomodando, eu digo e repito: livre-se do seu você também. Faz um bem...

*****

Nada a ver com o post, mas esqueci de publicar antes: quem quiser escutar minha voz falando espanhol com sotaquinho brasileiro, escute o programa Canta Brasil da Rádio Palermo de Buenos Aires da sexta retrasada aqui. É o 598. Eu sou a convidada "especial" (como é bom ser amiga da locutora!) e falo um pouco no comecinho, quando me apresentam depois das vinhetas, e mais um pouco no final, quando falam sobre música sertaneja. Falei 3 palavras e dei 200 risadas, mas valeu! Adorei participar!

Um comentário:

  1. Olá..

    Conheci seu blog só agora e adorei. Quanto ao texto, tenho um impiastro pra me livrar também. Vai dar trabalho, mas preciso evitar, né? Wish me luck!

    No meu site, lançamos agora um post que tem uma temática parecida com a di seu blog. Depois dá uma olhada lá! Beijos

    http://www.ilhathemyscira.com/2012/03/themyscira-30-lira-dos-30.html

    ResponderExcluir

Desembucha!