quarta-feira, 18 de abril de 2012

La vida es un tango

Não é um tema que costumo abordar neste blog, mesmo porque já falei muito dele no meu blog antigo e semi-abandonado. E também não tem a ver com a temática daqui, então digo algo ás vezes meio en passant e olhe lá. Mas sei lá, deu vontade de sair um pouco da linha "crise dos 30 - mulherzices - contos - histórias em geral". Enfim, o fato é que eu não moro no Brasil. Faz tempo. Moro em Buenos Aires.

A introdução foi só pra dizer o tema de hoje são los porteños. Antes, vamos esclarecer: portenho é só quem nasceu na cidade de Buenos Aires.  No Brasil a gente costuma generalizar chamando todos os argentinos de portenhos, mas seria o mesmo que chamar todos os brasileiros de cariocas. O que aliás eles fazem, então fica meio elas por elas.

Pra ser mais especifica, o post vai falar de uma caraterística dos portenhos em particular: o exagero. Ô povo passional, exagerado e dramático! Não é à toa que a musica deles por excelência é o tango. A vida, pra eles, é um verdadeiro tango!

Isso se vê principalmente em como as pessoas falam, que expressões elas usam. Por exemplo, eles falam muito em morrer e matar, e pelos mais diversos motivos. Se uma portenha vê um bebezinho lindo, é bem provável que ela diga "ay, me muero!" ("eu vou morrer") seguida de alguma expressão que é carinhosa mas no fundo é agressiva como "me lo como a besos" (vou comê-lo dando beijos nele - "comer" sem sentido sexual, claro). Ás vezes você pede uma simples informação, tipo onde é a rua tal, e eles dizem "uy, me mataste" (ai, você me matou). Poxa, mas eu só queria saber onde fica a rua, o que tem de assassino nisso? Nada, a resposta quer dizer apenas que ele não sabe.

A gente diz coisas como "estou morrendo de fome" ou "minha mãe vai me matar se souber disso". Eles também, mas eles usam ainda mais esse tipo de expressão exagerada, em mais contextos.

E no amor ou na paquera, então? Se um argie te acha gostosa, ele pode dizer coisas como "te parto en ocho" (te quebro em oito pedaços) ou "te mato a besos" ou "te rompo la boca a besos". Imagina um brasileiro falando pra você "te quebro em oito pedaços"?? Seria pra chamar pra briga, e não um xaveco. Pois é!

Outra que eu acho muito divertida: quando você faz um favor a eles, por mínimo que seja, muitas vezes eles agradecem como se você tivesse salvado a vida deles. É comum te chamarem de "genia" ou "ídola" junto ao "gracias" ou até substituindo-o. Já tive diálogos assim:

- Nadja, cómo se dice "sábado" en portugués?
- Igual, sábado.
- Gracias, genia!

Afinal, realmente é preciso ser um gênio para ser brasileiro e saber que "sábado" em português é "sábado". Que exagero! É legal também quando você paga um chiclete com moedas e te agradecem dizendo "ay, mil gracias por las monedas!" Mil obrigados por simples moedas! Um só já tava bom, né?

Os adjetivos não ficam atrás no quesito "exagero". Pra gente,"lindo" é algo mais que bonito. Pra eles, lindo equivale a bonito. Se for muito bonito, é "hermoso", de preferência dito assim: "heeer-mosso". Se for feio, é "ho-rrrrrible". "Feo" é algo feinho ou ruim. Uma vez a gente foi pra uma cidade aqui perto, Chascomuz, porque tinham dito pra gente que era um lugar "her-mooosssso", com umas lagoas "her-moooosssas". E a pessoa exagerou e muito, porque de maravilhoso esse lugar não tem nada! O laguinho era bem mequetrefe e a cidade, idem.

E a tempestade que neguinho faz em copo d `agua? Outro dia, o computador do meu argie quebrou. Poxa, que merda, que saco, que contratempo. Mas ele disse, realmente compungido: "qué desastre". Desastre? Desastre é tsunami, meu filho!

Falando em tempestade, adoro ligar a TV quando está chovendo muito aqui. Qualquer temporal eles colocam lá, em letras garrafais: DILUVIA EN BUENOS AIRES. E fica rolando uma música tipo "plantão da Globo" que dá aquela impressão de que o mundo está acabando. Tem também o ALERTA com música de fim de mundo que eles colocam por notícias que nem são tão "alerta" assim.

Poderia continuar este post com exemplos e mais exemplos do exagero portenho. Com certeza os amigos que moram aqui vão lembrar de mais alguns. O tamanho da milanesa? O jeito de xingarem?

7 comentários:

  1. Só o fato de chamarem a possibilidade de chuva de "Alerta Meteorológico" já dá uma ideia da situação. Se fosse em SP viveríamos em "Alerta".

    ResponderExcluir
  2. haiuhiauhiua,ai,será que sou portenha e não sabia? =X td bem q eu não parto em oito os caras gatos (hauihaiua,UI!),mas sou cheia dos mataaaaaaaaar e morreeeeeeeeeeer e números infinitamente infinitos pra designar toda e qualquer coisa! Apesar de eu não ser super dessas,dizem que é mal de sagitariano...mas agora acho que vou pra Buenos Aires caçar minha familia perdida! hAUIHAIHAUIHAUIHUIA

    =*

    ResponderExcluir
  3. adorei o texto, Nà...genia! mas aqui com os 'tanos' nao è tao diferente...salpique um pouco de polemica ao drama (esse pouco le-se: incansàveis rodas de entrevistas e discussoes sobre o mesmo assunto, isto è, se foi penalti ou nao no jogo, atè a pròxima polemica )....aqui è tudo um parto...

    ResponderExcluir
  4. menina, mas taí uma coisa que eu adoro neles, acho super divertido! Cê num tem noçao da qtde de gente que diz pro Lucas "me lo mooooooorrrrrfo" ou "me lo como en trozos", é uma loucura, hahahaha

    acho o máximo da loucurinha coletiva!

    beju!

    ResponderExcluir
  5. eu fui pra Chascomus, posso confirmar, não tem nada de herrrrrmoso, nem de bonitinho. E tudo o que está escrito aí, eu juro sob ferro e fogo, hasta la muerte, Nadjuska!

    ResponderExcluir
  6. Teu post tá incrível!
    No começo eu achava um saco essa história de exagero, sempre me preocupava horrores porque vinha uma tormenta a tarde. Ou porque as provas da faculdade eram a pior coisa da vida, e por aí vai.
    Hoje eu já acho engraçado, claro que tem que saber levar, senão, você morre de infarto mesmo levando tudo ao pé da letra hahaha.
    ;*

    ResponderExcluir
  7. Post perfecto!Sos una DIOSA!!!
    Me divirto com eles!hahaha
    Beijos!

    ResponderExcluir

Desembucha!