terça-feira, 24 de abril de 2012

Não somos só isso

Estou sempre tentando descobrir blogs novos escritos por mulheres. E são muitos os que dizem que tratam do "universo feminino" (não estou falando do blog com este nome, que é este aqui), que dizem abordar "tudo o que as mulheres precisam". Diria até que são a maioria, mas não tenho como comprovar. Aí você vai lá ver do que se trata e é:

Maquiagem creme roupa look do dia tendências sapatos bolsas acessórios tutorial celebridades

E nem são só os blogs, os sites para o publico feminino também são assim. Embora falem de carreira, sexo, etc, a ênfase é sempre nessas coisas.



Meu.

Eu gosto de tudo isso. Adoro maquiagem. Cuido muito da minha pele. Adoro roupa, tinha muita, fiquei um ano sem comprar, continuo com muita. Look do dia, vejo alguns pra me inspirar, e me distrai. Não ligo pra tendências na hora de escolher o que usar mas gosto de saber o que tá rolando. Adoro sapatos. Bolsas, gosto. Acessórios, adoro. Tutorial, não tenho saco. Celebridades, ok, fuço.

Mas esse é o nosso "universo"? Isso é tudo o que a gente "precisa"?

Sei que tem blogs femininos que tratam de outros assuntos. Maternidade, viagens, feminismo, gastronomia. Mas pelo que eu vejo, a maioria é "futilidade" e "consumismo", e aliás se gabam disso (quantas autoras não dizem em suas descrições que são "super consumistas", como se isso fosse superbacana?)

Mulher é um bicho tão complexo, tão cheio de nuances, tão forte... a gente tem mesmo que se resumir a cosméticos, compras, modas, etc etc? Não pode pensar em outras coisas da vida também e ler e escrever sobre isso?

Vai lá e faz blog sobre esmalte e maquiagem, não tem problema. Mas não fale sobre nós mulheres como se fôssemos apenas um monte de desesperadas pelo último esmalte lançado pela Chanel. Nem como se ficar mais bonita fosse nossa única preocupação nessa vida. As "feminices" englobam muito mais do que isso. A gente tem mais o que fazer.





6 comentários:

  1. Nossa Nadja, não poderia concordar mais com seu post!
    Mas acho que isso é uma coisa tão intrínseca já, que muitas vezes, as meninas/mulheres que leem nem se dão conta! Acho também que é super válido fazer um blog sobre moda, tendência, etc, etc, o problema é quando até as próprias mulheres começam a achar que isso é tudo o que se precisa ou que esse é o nosso universo e o resto não tem importância ou não interessa...
    Adorei o post! :)
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Com certeza! Existem ótimos blogs sobre maquiagem, produtos de beleza, futilidades e afins, mas dizer que é tudo que a mulher precisa...ui...!

    ResponderExcluir
  3. Tienes toda la razón!!! Yo igual soy una mujer algo diferente. No me preocupa la moda, apenas uso maquillaje, no sé mucho de celebridades y uso los mismos zapatos todo el año hasta que están tan gastados que tengo que comprar otros. Eso sí, me encantan los bolsos. ¡Eso no quiere decir que mi universo se reduzca a los bolsos! Es más, creo que mi universo femenino es muy rico, y carece de todas esas "cosas de mujeres". Un post genial, ;)

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente.
    É até legal ver uma coisa ou outra , se cuidar, entender um pouco de moda,saber como cuidar de seus cabelos, e o que te valoriza, mas isso não pode ser a prioridade na vida de ninguém!
    É como se todos os homens só falassem e entendessem de futebol!
    Não à generalização do ser humano ,nosso universo feminino é muito maior!

    ResponderExcluir
  5. Uau!
    Adorei... sem palavras. Somos um mundo, temos conflitos, medos, vitórias, dias em que não precisamos de nada que os blogs tanto exploram para nos sentirmos maravilhosas, outros em que nem reproduzir com sucesso o mais perfeito tutorial de maquiagem salva nosso humor. Somos romance, somos TPM, somos fúria, preguiça, carinho, briga, isso e muito, muito muito mais, tudo junto e misturado.
    Suspeito que falar de maquiagem, look do dia, e coisas do tipo é menos complexo do que falar de nossa complexidade, talvez dê mais audiência, lucro (afinal muitos blogs são patrocinados), enfim... Mas o complicado, o difícil, o que nos deve fazer repensar essa exploração exagerada, além do reducionismo, é: será que, em alguma medida, é só isso sobre o que sabemos falar? Que mulher é essa? O que está por trás disso? Não sei... Nenhuma ideia, zero... Acho que a maioria delas são de uma geração diferente da minha, uma quase balzaca.
    Enfim... amei o post!!! Parabéns!!

    Bjinhos,
    Pri.
    entrintecendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Entrou para o topo da lista dos meus posts preferidos do Se vira ;o)

    ResponderExcluir

Desembucha!