quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Estilo sem tamanho e eu

Há uns dias conheci o blog de uma quase-xará, a Nadia Aboulhosn. Vi num blog e depois vi que saiu uma reportagem sobre ela na revista Gloss.


Me identifiquei com ela porque, além do nome, eu também tenho esse tipo físico. Quer dizer, tenho cabelo quase claro e olho claro, mas sou parecida na, digamos, abundância de curvas. Talvez eu seja até um pouco mais magra, e eu tenho mais em cima e ela, embaixo.

Parece que ela é famosa, o blog dela faz sucesso e ela inclusive já estrelou uma campanha da American Apparel, entre outras.

O que achei dela e do sucesso dela? Não sei, não sei mesmo. Tô pensando até agora. Achei que ela é muito bonita, sem dúvida. Admirei a coragem de usar roupas que a maioria das "regras de muóda" diria que são erradas pro corpo dela. Admirei a coragem de se expôr assim. Não gostei de todas as roupas, aliás gostei até de poucas, e acho que a maioria  é impraticável pra quem mora no Brasil (pelo clima, por como chamaria a atenção, etc etc). Mas achei que nenhuma fica feia nela.

É legal ver esse movimento de auto-aceitação, de reconhecer belezas diferentes do padrão, de não se deixar abater pelo que dizem e pelo que a sociedade supostamente exige.

Mas eu.

Eu ainda quero emagrecer um pouco mais (e não consigo). Uns 8 kg, pra ficar normal, porque MAGRA eu nunca vou ser e tenho plena consciência disso. Já estive uns 10 ou 15 kg mais gorda e, quando vejo minhas fotos e vídeos, sinto que não quero ficar daquele jeito de novo porque eu não me sentia bem.

Eu acho que quando a pessoa está mais magra (não disse MAGRA) ela infelizmente fica mais bonita. Digo infelizmente porque é um saco, mas a cara da pessoa aparece mais, as curvas ficam mais harmoniosas, a roupa veste melhor. Não estou dizendo que se você pesa 50 kg você deveria pesar 45 pra ficar bonita (aliás, nada mais irritante que magra falando que tá gorda), mas se você pesa 80, é provável que fique um pouco melhor com 65. A não ser que fique doente pra chegar nesses 65, mas aí é outra história.

Mas também é questão de escolha. "Prefiro não ficar tãããao bonita e comer brigadeiro quando e o quanto eu quiser" - Ok, escolha sua. Cada um com suas prioridades na vida.

Por mais modelo plus-size e o cacete a quatro que haja por aí, ainda é bem forte a pressão por ser magra, ainda dizem "mas o seu rosto é tão bonito" como se o resto fosse uma merda (se bem que não me falaram mais isso, que eu me lembre), enfim, ainda não é fácil não ser magra.

Sei lá, é um tema complicado em geral e na minha cabeça. O que vocês acham?

6 comentários:

  1. Tambem tenho esse problema de estar há anos acima do peso. A medica acha que eu deveria emagrecer uns 15 kgs mas acho que 10 é mais do que suficiente. Sabe o que acontece? a pessoa emagrece demais além do seu tipo fisico e etário e a cara derrete, fica envelhecida e começa a parecer que tem rugas. Estou satisfeita com minha carinha, não vou mexer em time que tá ganhando. As roupas da Nadia são teatrais quase.Parece que ea quer ressaltar o que tem de pior, o culote. Vai entender!

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga que fez a cirurgia e sofreu o cão pra se adaptar, disse pra mim, meses depois: "infelizmente cheguei a conclusão que o mundo trata melhor as pessoas magras". Uma verdade, uma maldade. Mas sempre penso que se maltratar pra emagrecer deveria ser proibido. E engordar sem se dar conta dos perigos também...

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu não concordei com isso que você disse, pois sofro o oposto, sou magra demais.Peso 45 kg e tenho 1,63 m e sofro preconceito, tomo remédio para engordar e nada adianta.
    Ninguem me entende e só ouço falar em dieta e não tenho niguém para compartilhar uma dieta de engorda comigo!
    O modelo de mulher brasileira é bundão, peitão e coxão e as magras sofrem tanto preconceito quanto as gordas e ninguém acha bonito não.
    Vivo ouvindo: nooooossa, como vc está magra, até que eu tinha AIDS já falaram, para vc ter noção.

    Acho que a questão não é ser mais magra ou mais gorda e sim :DIVERSIDADE!!!

    Ninguém é igual a ninguém e tentar eleger um padrão e seguir é simplesmente absurdo!!
    Tenho tentado me amar como sou, meu tipo físico é esse e foda-se o resto.

    ResponderExcluir
  4. Gabriela, é verdade, às vezes a pessoa emagrece tanto e acaba ficando estranha e envelhecida, né? Não sei se o que a Nadia tem de "pior" é o culote, eu achei ela bem sensual e curvilínea. Acho que a intenção dela é desafiar essas regras mesmo e mostrar o busanfão por aí hahaha

    Celinha, o mundo é assim mesmo, infelizmente. E você tem razão, ninguém deveria se maltratar pra nenhum dos dois extremos.

    Ana, acho que todos nós que estamos "fora dos padrões" sofremos. Não quis dizer que alguém só é bonito se for magro ou que quanto mais magro, melhor. Eu acho, apenas - essa é a MINHA opinião - que se uma pessoa for gordinha, em geral ela pode ficar melhor se perder peso.

    Concordo que ninguém é igual a ninguém e que tentar eleger um padrão é absurdo. Mas que não é fácil estar fora desse "padrão", não é, como tanto eu como você sabemos.

    Mas independente do nosso peso, se é muito ou se é pouco, temos que nos amar mesmo! :)

    Obrigada a todas!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá! Sou nova por aqui e tenho dois comentários, um sobre o post e um sobre o blog :-)

    Sobre o post

    Concordo contigo que vivemos em uma sociedade na qual não é fácil estar acima do peso. Isso não quer dizer que devemos sair por aí fazendo loucuras - como passar fome - para nos encaixarmos no "padrão" (já fiz isso nos tempos de adolescente, mas essa fase passou). Mas também não acho que devemos comer de tudo o tempo todo sem nos preocuparmos com a nossa saúde (e, no meu caso pelo menos, um pouquinho com a estética). Acho importante nos cuidarmos o suficiente para estamos bem de saúde e bem com o nosso corpo, mas sem a neurose de "entrar na caixinha".

    Sobre o blog

    A-DO-REI! Sim, ficou meio adolescente, mas não consegui pensar em uma expressão melhor no momento. Cheguei aqui pelo Google, estava procurando blogs sobre "a chegada dos 30". Li esse post e curti. Resolvi dar uma olhada no primeiro post do blog - porque eu tenho essa mania - e não consegui mais parar! Faz dois dias que estou lendo o blog, post por post! Fiquei com vontade de comentar em muitos deles e confesso que queria ter escrito alguns deles, haha! Ok, estou parecendo meio "stalker" né? Não foi essa a intenção :-)

    Para resumir: gostei muito do blog, da tua escrita, dos teus textos! Dei muita risada por aqui! E pode ter certeza de que vou voltar!

    Abs

    Anita

    ResponderExcluir
  6. Anita, obrigada pelo seu comentário, me emocionei! Eu ando duvidando do blog (e de mim, e de tudo, mas aí é outra história) e comentários como o seu me animam a continuar escrevendo, que é o que mais gosto de fazer. Obrigada de coração! beijos

    ResponderExcluir

Desembucha!