terça-feira, 30 de abril de 2013

A uva e a superação

Acabei de comer uma uva. "Nossa, Nadja, parabéns, isso é de suma relevância para nossas vidas". É, mas para mim "comer uma uva" é muito mais do que apenas comer uma uva. Eu não como frutas. Bom, só tomate, que dizem que é fruta mas sei lá. Amo tomate, aliás.

A vida inteira eu me conformei com o fato de simplesmente não gostar de frutas. Nenhuma. Nem meia.  Nem maçã, nem laranja. Banana então, eu tenho ojeriza. Mas aí fui vendo que não é simplesmente "não gostar". É praticamente uma fobia. Não gosto nem de sentir o cheiro.

Não, a culpa não é dos meus pais, ambos comedores ativos de muitas frutas. Eles sempre me incentivaram, me ofereceram, brigaram comigo por isso. Aliás, todo mundo na família adora fruta, menos eu. O que talvez explique essa minha característica meio bizarra é ter passado mal e vomitado depois de comer uma salada de frutas na escolinha quando eu tinha uns 4 anos. Acho que fiquei traumatizada, sei lá. Lembro vagamente.

Mas os 30+ são uma boa fase para superar esse tipo de coisa. Nossos medos, nossas fobias, as coisas dentro de nós com as quais sempre lutamos. Eu preciso superar isso, porque conscientemente eu sei que fruta faz bem, que é nutritivo, que é parte de uma alimentação saudável, que se um dia eu engravidar vai ser importante contar com esses nutrientes. Mas em algum lugar na minha cabeça não é natural para mim comer fruta.

Então estou indo aos poucos, beeeeeeem aos poucos. Há muitos meses foi um pouquinho de maçã, com o namorado. Há menos meses, um pouquinho de morango com a mamãe - e achei surpreendente que morando tem gosto de morango, gosto esse que eu conhecia de iogurtes e balinhas. Hoje foi a uva, com o papai.

Mas não pensem que eu peguei a uva e comi e pronto. Enquanto meu pai comia, eu peguei uma. Fiquei meia hora com a uvinha na mão, querendo pôr na boca mas simplesmente não conseguia. E pensava que era ridículo, era só uma uva, não era jiló, não era cocô de cachorro, não era uma barata. Era uma uva. Pessoas comem uvas. Meu Deus, é só uma uva. Mas eu não conseguia. Ridículo.

Papai fez um drama, disse que se sentia culpado, que cacete, que absurdo, que comer não é um suplício, que nossa senhora. 

Aí decidi enfiar na boca e pronto. Não rolou. E de novo. Não rolou. Até que enfiei na boca e mastiguei.

Morri? Não, como podem perceber. Tive um reflexo de quase vomitar, o que foi muito louco porque não estava achando o gosto ruim. Engoli, cuspi o caroço e fiz cara feia. Mas comi uma uva.

Então vamos lá, no caminho para superar essa espécie de fobia. Se alguém tiver alguma dica, pode compartilhar. Só não me peçam para comer banana, essa não rola!

4 comentários:

  1. Nem doce de banana? Aí não é fruta, é doce! heheh
    Eu tb não curto frutas, mas não é fobia... sei que rola um "nojinho".... (é feio, eu sei!!!)
    de vez em quando, aceito comer macã, banana (amassada, preferencialmente), algumas coisas no modelo suco e outras mais no modelo doce. Mas algumas simplesmente não rola... e eu já desisti....

    ResponderExcluir
  2. eu fiquei muitos anos sem comer tomate. e eu também vomitei na escolinha quando me obrigaram a comer tomate colhido da hortinha!

    agora eu como!

    ResponderExcluir
  3. Como fruta todos os dias, de todas as formas. Mas banana eu simplesmente não consigo. Fui esportista, minhas amigas comiam banana aos baldes e eu não dava conta. Acho que todo muito sempre tem uma fruta que não dá conta.
    Mas não precisei chegar nos 30+, a saúde dos 25 me indicaram que ou eu comia bem ou chegava aos 200kg sem esforço.

    ResponderExcluir
  4. Eu passei quase duas décadas sem gostar de quase nada. Não comia carne de nenhum tipo, nem queijo, nem vários legumes, enfim, tinha uma lista bem restrita de alimentos e o resto eu tinha PAVOR. Era difícil a minha rotina pq quando ia comer fora sempre tinha algum ingrediente no prato que eu não gostava e passava muita fome.
    Ao poucos eu fui incluindo as coisas que eu não gostava em pequenas quantidades no meio das coisas que eu gostava. Por exemplo, coma uma fruta banhada em quilos de chocolate. E aos poucos você vai se acostumando com a ideia e tentando comer as frutas sozinhas. Não force e tente sempre experimentar quando você estiver com MUITA fome.
    Enfim, pra mim deu certo, hj eu como praticamente tudo.
    Boa sorte! Beijos

    ResponderExcluir

Desembucha!