quarta-feira, 26 de junho de 2013

Não faz isso que a moça vai brigar

Aí outro dia eu tava feliz e contente comendo minha coxinha da Real quando chegam uma mãe e seu filhinho de uns três anos. Chato que só ele, o moleque. Sabe aquelas crianças que só falam choramingando? Aí eu fiquei só olhando, porque meu novo esporte é observar as mães com os seus filhos, e fiquei estarrecida com o que vi.

Primeiro o moleque queria que a mãe fizesse um carrinho no papel da comanda, ou pelo menos foi o que entendi da vozinha choramingada dele. Ela disse "não, não pode se não vão prender a gente, vão prender nós dois". Oi?

Logo depois não sei que outra chatice o moleque fez, e ela disse que "aquele moço lá" ia levar ele embora. Nem sei que moço era, vai ver era o segurança que nada tinha a ver com a história. Aliás, não é horrível quando você tá perto de uma mãe que faz isso, mas com você? Tipo "não chora, olha a moça olhando pra você, ela vai brigar!" Oi, olha, por mim ele pode chorar, eu já tava saindo mesmo. Odeio!

Ela ainda fez mais uma ameaça dessas nos 10 ou 15 minutos que durou a nossa "convivência" na padoca.

Agora eu me pergunto: PRECISA? Não dá pra falar pro menino parar porque ele tem que se comportar e pronto? Não dava pra ter autoridade própria em vez de ficar delegando, em vez de fazer essas ameaças imbecis e sem o menor fundamento? Pior que ela nem tentava outro método, já ia pro "vão te pegar" direto.

Sei que isso não é inédito. Quem não se lembra de bicho-papão, homem do saco? Ok, mas é um negócio tão antiquado, tão ultrapassado, não?

Até perguntei pra uma amiga psícóloga se isso não fazia mal pra criança (valeu, @joanasinger!). A resposta era o que eu previa: claro que sim! Desautoriza a mãe e pode confundir a criança. Acho que pode até traumatizar, né? E por bobagem.

Pior que o moleque nem ligava e continuava lá choramingando e fazendo chatice. Mas com uma mãe dessas, também...

4 comentários:

  1. sabe q minha mae fazia isso? era horrivel : (

    ResponderExcluir
  2. O pai do Hitchcock fez um amigo policial/delegado prender o menino numa cela. Deu no que deu rsrsrsrs. Olha prefiro tipo isso do que mãe que cria o "bicho solto" e deixa que terceiros inocentes se f* para não ter que chamar atenção do pequeno Messias que veio para salvar a vida dela. Já fui em restaurante caro em Búzios e a mãe, ao invés de recolher o ping pong do filho, foi jogar com ele no meio do salão incomodando a todos, já fiz viagem de ônibus de quase 2 horas com criança psicopata gritando na fresta do banco para eu ouvir no meu banco na frente e a mãe inerte. Eles que fiquem traumatizados e não eu!

    ResponderExcluir
  3. Helô, acho que antes se fazia mais isso mesmo, sei lá! Minha mãe no m[aximo falava "não chora, todo mundo está olhando", etc, mas daí a dizer "vão prender a gente"? É desnecessário, né?

    Gabriela, adorei seu comentário!Eu acho que nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Não se pode ser permissiva como essas mães que você citou, mas acho que existem outras maneiras de discpilinar os pequenos que não sejam falar essas bobagens pra eles! Bom, também é fácil falar quando a gente não tem filho, né? hahaha Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Nooosa,do fundo do meu coração como eu acho isso ridículo,a pessoa não sabe ter controle sobre o filho e fala essas coisas.Sei que é fácil falar quando não se é mãe,mas eu nunca vi essa "técnica"surtir efeito na criança chatonilda.

    ResponderExcluir

Desembucha!