segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Das desculpas para comer

Hoje fui ao McDonald´s com duas colegas na hora do almoço. Uma delas não se sentia muito bem por causa do vinho compartilhado com um rapaz e pela noite mal dormida de ontem. Estava com azia.

Depois de comer uma saladinha, a moça disse "vou pegar um sundae. É geladinho, acho que vai fazer bem pra azia". Quê?

Comecei a rir. "Ah sim, com o monte de gordura que o sundae deve ter, vai te fazer um bem danado!" E continuei, sob o olhar divertido de uma velhinha na mesa ao lado: "se você quer comer o sundae, inventa outra desculpa, porque essa é muito furada! Come porque é segunda, por exemplo!"

O episódio me fez pensar sobre as desculpas que usamos para comer o que não se deve ou quando não se deve. Supostamente comemos porque temos fome, comemos porque precisamos nos alimentar pra sobreviver. Óbvio. Mas dizer que comemos só pela fome é o mesmo que dizer que só transamos para a reprodução. Tem toda uma psicologia envolvida aí, nossa relação com o prazer e muitos outros blábláblas.

Uma clássica é a do dia da semana: para comer alguma coisa gostosinha que supostamente é dispensável para a nossa nutrição adequada, todo dia é dia ("de pomarola/ pomarooola" - olha eu aí lembrando de comida de novo). Aposto que você se reconhece em alguma dessas frases:

"Ai, geeente, ninguém merece uma segunda-feira, vou me alegrar um pouco com um sundae."

"Puts, terça, que dia mais nada a ver... vou comer um bombom pra dar um gostinho pra mim mesma.". Essa pode ser usada na quinta também.

Quarta, meio da semana. Você já está estressada e ainda tem vááários dias antes do fim de semana. "Uma trufa de chocolate bem gordinha pra relaxar."

Sexta. Já chega o fim de semana! Bora pro boteco com as amizades! "Vamos pedir provolone à milanesa, pastéizinhos de carne, fritas com queijo e bacon..."

Fim de semana. Jantares com amigos, almoços de família, aquela orgia gastronômica. A pizza, a festinha de aniversário. Quando você acha que não cabe mais nada na pança, vem a sua tia com o pavê, e enquanto alguém invariavelmente faz a piadinha do "pavê o pacomê", lá está você com o pratinho na mão e um sorrisinho amarelo, dizendo "ah, hoje é domingo, né? Amanhã eu fico só na saladinha!"

Este papo me lembra a piadinha do gordo que estava deitado na cama, calças abertas, passando mal por ter comido demais. Alguém sugere que ele coloque o dedo na garganta para vomitar e se sentir melhor. E ele: "porra, se coubesse um dedo, eu comia era mais uma banana!" É... é mais engraçadinha contada pelo meu tio fanfarrão que escrita.

Mas voltando ao tema das desculpas para comer. O clima também é uma boa. Calor é sorvete; frio é chocolate, fondue para os mais refinados (ou metidos a). Outra muito usada é o estado de espírito: você come pra comemorar que está feliz, para se consolar se está triste, para festejar, para chorar as pitangas. Come besteira se está cansada demais pra cozinhar, come muito porque estava disposta e preparou um monte de coisa boa.

Com tantos argumentos "pró-comida", quais seriam as desculpas para não comer? Manter a forma, adquirir uma forma mais magra que essa sua de pão francês, caber naquela calça de cinco anos atrás, não ter mais aquela banhinha nas costas que o namorado insiste em beliscar só pra te irritar, se sentir melhor...

É, pensando bem, na verdade tem várias desculpas - ou seriam motivos? - pra resistir bravamente à tentação de um gostinho bom na boca por alguns instantes. Mas na guerra que se trava entre o anjinho e o diabinho da sua consciência quando você vê uma vitrine da Amor aos Pedaços, quem ganha? O diabinho é safado, viu...

Um comentário:

  1. "2 seconds on your lips, forever in your hips!!!!"
    Essa é muiiiiito boa pra não comer!!! bjs

    ResponderExcluir

Desembucha!