domingo, 18 de abril de 2010

A gravidez é uma dádiva... que ás vezes faz o povo perder a noção!

Não sei, mas na reviravolta hormonal que rola durante a gravidez, deve acontecer alguma coisa na cabeça da pessoa que faz ela perder a noção. Os hormônios devem afetar a área do cérebro responsável pelo senso do ridículo. E isso acaba infectando também os mais próximos, como o pai do bebê, por exemplo. A ciência devia estudar isso.

O fenômeno se dá em diferentes intensidades. Em algumas, a manifestação é mais suportável para as pessoas que as cercam. Mas há casos realmente difíceis.

Exemplo concreto: agora tá na moda divulgar o ultrassom. Mandar por email pra tooodo mundo, botar no facebook, no Orkut, na fotinho do MSN, imprimir a foto e pendurar na mesa de trabalho (já vi, juro!). Não sei vocês, mas não acho a coisa mais linda do mundo ver um feto alheio. Até ok se é de alguém bem próximo, mas mesmo assim.

Tá bom, a maternindade é uma coisa linda, uma dádiva, o milagre da vida e blá blá blá. Mas também é algo íntimo, né? Vou começar a divulgar meu ultrassom também, mandar um email dizendo "gente, esse é o meu útero. Só queria que vocês me conhecessem por dentro." Ou até outros exames. "Galera, olhem minha mamografia". Quero ver se o povo gosta.

Como a internet é uma coisa nova e nunca antes as mães (e os pais) tiveram tantos meios pra compartilhar a sua imbecilidade com o mundo, a gente fica meio sem saber como reagir. Por exemplo, o que eu devo responder ao ver o ultrassom de alguém?? Pensei em algumas alternativas:"nossa, que lindo o seu feto!"; "Puxa, não dá pra ver muito ainda a não ser um amontoado de células, mas acho que ele é muito parecido com o pai"; "as mãozinhas parecem ter cinco dedos mesmo, que sorte, hein!"; "isso é o cordão umbilical ou o pipi?". Não dá, né!

Ok, você está grávida e feliz. Coloca algumas fotos da barriga nos seus perfis de redes sociais, manda algumas pros mais íntimos pra compartilhar este momento único de felicidade. Escreve ás vezes alguma informação sobre isso no twitter. Tá bom. Agora, publicar cada mínimo detalhe??? Botar 592 fotos com comentários melosos? Ah, peraí, né?

Ás vezes os efeitos de tal fenômeno continuam mesmo após o parto. Tem mãe que perde totalmente a noção. Soube de um caso em que a figura escreveu um e-mail aos amigos no dia em que o bebê nasceu dando a notícia. Ok. Mas ela escreveu como se fosse o bebê. Tipo "Olá, meu nome é fulaninho e vim ao mundo hoje..." Essa devia estar sob os efeitos da anestesia ainda, não é possível.

Tenho uma amiga que bota cada coisa que o filho faz no nick do MSN. "Fulaninho com um ano, dois meses e cinco dias". "Fulaninho com dor de barriga". "Mamãe ama Fulaninho". "Indo ao pediatra com fulaninho". "Fulaninho feliz na escolinha". Quando ela estava grávida, mandou o ultrassom pra lista de contatos dela - foi minha primeira experiência do tipo. Ela vive botando milhares de fotos e frases melosas pro filho e pro marido em todos os meios possíveis. Ela mudou o perfil no Orkut para "Fulana e Fulaninho". Assina e-mails como "Fulana e Fulaninho". Meu!!

E outra que botou fotos no facebook com a bebê de dois meses. Em uma, ela tá amamentando sentada num degrauzinho de uma casa, com as pernas abertas, a barriga pós-gravidez e metade do peito aparecendo num bonito dueto. Em outra foto, ela está limpando a bundinha da nenê. Só que pelo ângulo da foto, as partes pudendas e estranhamente grandes da menininha estão em primeiro blano, ali, arreganhadas, pra todo mundo ver, enquanto a mãe sorri feliz pra câmera com um pedaço de algodão na mão. É necessário?

Uma vez comentei algo sobre isso no Twitter e um amigo meu disse "quero ver quando você estiver grávida". Olha, não sei se os hormônios vão afetar minha noção de mundo, espero que não. Mas eu respondi que ia botar no nick coisas do tipo "4 meses de gravidez. Gases". Pelo menos seria sincera! E ia espalhar que tava grávida de siameses, só pra assustar o povo.

O pior disso é que o pobre bebê não tem escolha. Tá lá exposto, mostrado, comentado e curtido por um monte de gente sem poder escolher se quer tanta exposição ou não. Seria legal se uma bebezinha pudesse dizer "mãe, tudo bem que eu sou pequena e sem maldade, mas não queria que todo mundo visse minha xoxotinha no facebook". Ou um nenê falando "mãe, na boa, dos seus 346 contatos, pelo menos 340 não estão nem um pouco interessados se eu fui na escola hoje."

Não seria ótimo?

8 comentários:

  1. Concordo em gênero e número... Nada contra que a pessoa se sinta empolgada com a gravidez ou com o fato de ser mãe, mas acho super chato quando o mundo da pessoa parece girar apenas em torno disso e ela não tem outro assunto.
    Tem mulher que depois que tem filho só sabe falar de maternidade, meu filho fez isso, meu filho fez aquilo... a gente escuta sorrindo por educação, mas é chato que dói...

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Huahuahuahau LOVE YOU Nadja. Tem mais uma aqui q pensa exatamente como vc. E tenho certeza q não vou ficar assim quando chegar minha vez de estar barriguda. Minha mãe nunca foi assim e eu, como boa Fulaninha filha de Fulana, tampouco serei :o)

    ResponderExcluir
  3. Adorei, honey, este post! hahahahaha Concordo totalmente! :) By the way, maternidade é o assunto da pergunta da semana no meu blog, hahahahaha

    veja lá: www.mulheralternativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Acho que esse tipo de mãe era o tipo de namorada que trocou a foto do perfil para uma foto com o namorado/marido e que usa todos os meios possíveis para contar como está feliz ao lado do ser amado. Conheço belos exemplares que, por sorte, ainda não têm filhotes...

    ResponderExcluir
  5. Ah, eu tb achava isso antes de ser mãe, mas hj sei que ser mãe é ser boba, a quase todas fazem isso. Claro que existe um limite e botar fotos do seu parto normal no FB, orkut e afins não é de bom tom, mas quem não tem noção do mundo, geralmente já não tinha antes de ser mãe, só que não era tão escancarado antes ou era só mais uma chata no mundo, então vc não percebeu.
    E tb tem o seguinte: quando vc tem filho, principalmente quando está longe dos amigos ou família, todo mundo pede foto da criança o tempo todo. Ninguém mais está interessado em vc. É um fato: vc meio que desaparece até a criança perder a novidade. E a sua vida, durante um tempo, gira mesmo em torno daquilo e vc não tem mesmo nada mais pra falar ou mostrar.
    E quando vc tiver filho, Naná, por favor poste as fotinhas que eu quero conhecer o rebento, já que vc se mudou para o lado inimigo. Fotinhas com noção, claro...

    ResponderExcluir
  6. hahahah espero q essa amiga sua que vc citou nao leia esse seu post, Nadja!!!:P

    hihih mas eu quase me mijei qdo vc escreveu de mandar sua mamografia pra galera!!!:P hahahaha muito bom!!!:)

    :*:*:*

    ResponderExcluir
  7. E aquelas que te chamam pra ver o vídeo do parte??? NOJO!!!

    Repito aqui o que disse no twitter: MUITO BOM!

    ResponderExcluir
  8. PIOR SAO AQUELAS QUE COLOCAM FOTOS NUAS DE PERFIL, DE UMA FORMA Q NAO 'APARECE' O PEITO E A VAGINA. MAS MESMO ASSIM ELA TA LA, PELADONA.
    SO PQ TA GRAVIDA TODO MUNDO PODE VER...
    ISSO QUANDO O MARIDO NAO PARTICIPA, O QUE FICA AINDA MAIS NOJENTO...
    E VIDEO DE PARTO? TEM DÓ!!!!!!!1

    ResponderExcluir

Desembucha!