quarta-feira, 14 de julho de 2010

Casamento gay

Aqui onde eu moro tá um bafafá porque estão discutindo sobre o casamento gay no Senado. Há cartazes por todos os lados sobre isso, tanto contra quanto a favor. Agrupações religiosas fizeram uma marcha hoje contra a lei. O slogan deles é "as crianças tem direito a pai e mãe".

Biológica e logicamente, é preciso um homem e uma mulher para se fazer um filho. Puxa, vejam só. Mas quanto à educação, eu acho que o fato de uma criança pertencer a uma família "tradicional" não é garantia de nada. Aliás, ás vezes isso até atrapalha, por exemplo quando os pais fazem um esforço enorme para manter esse modelo de família mas acabam frustrados e infelizes, transmitindo toda essa carga para os filhos e dando nós na cabecinha deles.

A garotada têm direito a ser bem criada, bem educada, saudável, feliz. Um pai e uma mãe não garantem tudo isso só por serem um homem e uma mulher. Isso é o de menos. O equilíbrio, a dedicação, a disponibilidade e o amor são bem mais importantes que o sexo de quem cria. O que é melhor, um casal hetero totalmente neurótico e que mal consegue lidar com as próprias vidas cuidando de uma criança, ou pessoas equilibradas e bem-resolvidas que se relacionam com alguém do mesmo sexo? Eu acredito na segunda opção, sem dúvida.

Tem também o aspecto legal da coisa, que na verdade é o que se está discutindo. Hoje ouvi no rádio um homossexual falando sobre o tema e concordei com cada palavra que ele disse: que perante a lei somos todos iguais, só que heterossexuais podem se casar perante a lei mas os homossexuais, não. Então não somos todos iguais, né? Que paradoxo.

Fora que na verdade a lei só respaldaria situações que já existem, afinal se sabe que casais gays adotam crianças no nome de um deles ou têm filhos por inseminação artificial, como o Ricky Martin e... bom, eu ia dizer Cristiano Ronaldo, mas esse é duvidoso (se bem que aquelas paradinhas antes de bater falta e as caras e bocas durante os jogos não me enganam, hummmm...)

Tem também o fato de que, para um estado laico, supostamente preceitos religiosos não influem nas leis. Então por quê só um homem e uma mulher podem se casar, assim como na Igreja? Uma coisa não é uma coisa e outra coisa é outra coisa?

Aliás, não vou nem entrar no âmbito religioso da coisa toda, mas só digo que aí também há vários paradoxos. Exemplo: supostamente Deus criou tudo. Só não criou o homossexualismo? Por quê? E aquela história de bondade, tolerância, tudo isso não se aplica a meninos que gostam de meninos e meninas que gostam de meninas? Quem disse?

Voltando à bichinha na rádio, ele disse que se aprovarem a lei não significa que vão sair dando crianças para casais gays. Não vão nas portas das baladas gays com pimpolhos pra bicharada escolher. Só vão poder decidir, por exemplo, "este casal gay pode adotar", "este casal hetero não", e vice-versa. Taí uma verdade, né, bichinha?

Em um mundo onde há cada vez mais gente, cada vez mais misturas, cada vez mais mudanças e, portanto, cada vez mais diferenças individuais, o respeito ao próximo, a compreensão e a tolerância devem ser prioridade. Uma família composta por um casal gay pode ser "diferente" do tradicional, mas os tempos mudam e as sociedades avançam, né? Ou pelo menos tentam, porque ás vezes ficam atravancadas por causa de gente retrógrada que se aferra a ideias do arco da velha.

Deixem os gays se casarem, gente! Podem ter certeza de que isso não vai mudar nada na vida de ninguém a não ser na deles e na dos envolvidos, não na minha e nem na de quem é contra o casamento homossexual. Se a gente pode, por que eles não?

3 comentários:

  1. mandou benzaço no post. concordo em número e gênero.


    beijos!

    ResponderExcluir
  2. e num é? pq se meter em algo que não vai mudar absolutamente nada na sua vida, né? o ponto crucial pra mim nessas questões é exatamente o tal "Estado laico". Se é laico, vamos parar de enfiar Deus e Jesus na jogada? Ou então pára de fingir e assume que é a religião que define tudo... Enfim, mas o jeito é acreditar que o mundo está mudando e as sociedades avançando... =) gostei do post! bjs

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto, adorei!
    Aliás, tem muita gente religiosa que parece que se esquece de certas partes como "amar ao próximo como a si mesmo" e outras, rs... O que adianta ser religioso, se for pra ser intolerante e preconceituoso?

    Bjus

    ResponderExcluir

Desembucha!