quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O que toda mulher inteligente deve saber

Esses dias eu fui a uma livraria e fiquei chocada com a quantidade de livros de autoajuda nas prateleiras. A maioria era sobre como ter sucesso no amor - esses mais dirigidos às mulheres - ou como ficar rico - imagino que os homens comprem mais desses que as mulheres. Também há centenas sobre dietas, ou sobre auto-estima, o poder da mente, enfim, toda uma gama de temas relacionados com melhorar a vida das pessoas.

Não vou dizer que esses livros não servem pra nada porque quem sou eu pra falar isso, né? Ainda mais sem ter lido nenhum - pelo menos não completo. Mas é engraçado como eles dão a impressão de que tudo é tão fácil, que é só comprar um livro que tenha mais a ver com o desespero do momento - emagrecer, subir na carreira, arranjar um namorado - e pronto, seus problemas acabaram. Muitas revistas também são assim: dicas infalíveis pra ser uma deusa do sexo, pra ter a barriga dos sonhos em um mês, pra ter o trabalho que sempre quis. A felicidade está ao alcance, é só pagar algumas dezenas de reais e seguir as receitas que alguém que nem te conhece está te dando. Ridículo de fácil! Só não é feliz quem não quer.

Um dos títulos que me chamou a atenção foi "O Que Toda Mulher Inteligente Deve Saber". Obviamente falava de homens, porque o que mais uma mulher inteligente precisa saber que não tenha a ver com isso, né? Dei uma olhada no livro e é uma coisa mais ou menos no estilo "por que ele não ligou no dia seguinte", tema explorado por 10 entre 10 artigos, livros, revistas e afins que dão dicas pras moçoilas.

Pois sabem o que toda mulher inteligente deve saber mesmo? Que nenhum livro, revista, blog ou guru vai resolver as coisas por você. Nada é assim tão fácil. Eles podem até ajudar, fazer pensar, apontar uns caminhos. Ou podem prestar um desserviço e te confundir ainda mais. Vai depender de você mesma discernir entre um e outro (gostaram do "discernir"?). E só de você mesma.

4 comentários:

  1. Eu li esse "O que toda mulher inteligente deve saber" e tb "Pq os homens não se casam com as boazinhas" - já sou casada há dez anos, então não foram meus manuais de Caça a um Homem - hehe. Só q são divertidos, Nadja!! A gente não pode ler assim tão seriamente, pq são baboseiras para ler nas férias, passando o tempo. Dou boas risadas!!
    Lila Czar
    http://seviracom30.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. se vc pegar qualquer peso e qualquer prazo você vai encontrar uma dieta referente. 3kg em 7 dias. 10 kg em 30 dias.
    ah! o maior machismo hoje em dia vem desses livros de auto-ajuda, e das comédias românticas. Ver como divertimento pode ser, mas fazer disso um mantra na sua vida é bem complicado.

    ResponderExcluir
  3. Olá, vim visitar seu blog através do da Bárbara(Minhas raizes estão no ar, minha casa é qualquer lugar).

    Eu confesso que tem algumas coisas nesses livros que batem e tem uma coisas que passam é longe, então nesse ponto eu concordo que não dá pra se basear por eles.

    A coisa mais machista que eu vi essa semana no msn americano foi um artigo dizendo que como a mulher poderia usar o flerte no mercado de trabalho pra subir na empresa( oi? estudou e ralou tanto pra quê?), e pasmem, escrito por outra mulher. Não sou feminista, mas confesso que o artigo me deixou com muito desgosto.

    E quanto aos livros, artigos e isso e aquilo,realmente fica complicado pq as pessoas são diferentes, seus metabolismos são diferentes(no caso das dietas), elas se relacionam diferentes.Tem um artigo que diz que homens gostam de mulheres independentes, mas tb tem homens que se queixam delas, mas todos os artigos assumem como se todos os homens do mundo pensassem assim.

    Como vc falou, distinguir/discernir é preciso.
    Gostei de vir aqui.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  4. Lila, é verdade, tem que levar na brincadeira. O problema é que ás vezes as pessoas botam expectativa demais nessas coisas!

    Lau, concordo plenamente!

    Gisley, obrigada e volte sempre!!

    Beijos

    ResponderExcluir

Desembucha!