quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Desafio - Um ano sem comprar roupa

Na verdade essa nao é uma resolução de ano novo, mesmo porque eu já tinha decidido em outubro do ano passado, quando voltei de viagem cheeeia de roupinha nova na mala. E desde então me mantive no desafio que fiz a mim mesma: quero ficar um ano sem comprar roupa.

Porque eu tenho muitas e elas mal cabem no meu diminuto armário. Porque eu tenho coisas lindas que eu nem uso e nem sei por quê. Porque eu tenho roupas que nem usei ainda. Porque as combinações com o que já tenho são infinitas. Porque você compra uma camisetinha lá e um vestidinho ali e quando vai ver gastou um dinheirão que poderia ter sido usado pra coisas mais úteis lu mais legais, como viajar. Porque ás vezes a gente pensa "poxa, preciso de uma blusinha branca" sendo que na verdade a gente tem blusinhas brancas, ás vezes dezenas de blusinhas brancas, que estão lá em perfeitas condições mas esquecidas, preteridas, escondidas atrás do que compramos mais recentemente.

O desafio não inclui acessórios, sapatos e bolsas. Não tenho tantos sapatos assim e alguns dos meus mais queridos já estão meio fodidinhos, assim como as bolsas. Também amo brinquinhos, colares, pulseiras, mas não compro tanto a ponto de pesar no meu humilde orçamento - os últimos brincos que comprei custaram menos de R$1,50. Mas isso também não significa que vou sair por aí comprando essas coisas. Só vou comprar o que eu realmente precisar e estiver em liquidação ou em ponta de estoque.

Outra exceção é se, antes de outubro deste ano, eu for viajar pra algum lugar que tenha roupas que valem a pena comprar pelo custo/benefício e/ou que tenham H&M. Pra quem não sabe, H&M é uma rede de lojas sueca, como uma Zara mais barata. Amo! Mas não é provável que eu faça uma viagem assim antes disso, então nem vou contar com essa exceção.

Não compro roupas desde que voltei dessa minha última viagem fora do eixo Brasil - Argentina, dia 12 de outubro. Ganhei algumas de aniversário e olhe lá - obviamente não faz parte do desafio recusar roupas de presente. Já são quase 3 meses, acho que é um recorde!

Não que eu seja fanática por compras e que deva literalmente até as calças no cartão de crédito. Longe disso. Mas eu gosto. Gosto de ir passear por lojas, shoppings (vazios, por favor) e de repente comprar alguma coisinha. A gente se sente bem, se distrai com as coisinhas coloridinhas, acha que vai ficar mais bonita com tal roupa que vê na vitrine. Sou daquelas que saem pra comprar uma saia preta e volta com um vestido azul, uma camiseta cinza, uma sapatilha colorida. E a saia preta? Ah, não gostei de nenhuma.

Estou tentando ter essa sensação gostosinha de entrar na loja pra escolher algo lindo olhando pro meu próprio armário e vendo o que eu vou colocar, como vou combinar. Tentando deixar de querer sempre o que não tenho e ser feliz com o que tenho. Sei que vai ser difícil, mas juro que pelo menos por enquanto está mais fácil do que eu imaginava.

Vou escrever posts sobre isso para que meus (parcos) leitores me acompanhem nesta eeeemocionante jornada. Vamos ver o que vai dar!

13 comentários:

  1. Olá,
    Adorei o blog! Já fiz essa resolução várias vezes, mas meu record foi 4 meses sem nenhuma roupinha nova! Acho que p/ eu conseguir passar um ano todinho sem comprar nenhuma roupinha o Bin Laden tinha que explodir todos os shopings, e lojinhas de rua, e talvez até acabar com a internet! rsrsrs
    Passa no meu blog fofettebijou.blogspot.com, tá rolando sorteio lá
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Olha, um ano sem comprar nada pra mim seria impossível!! Mas vale a tentativa, com certeza!!! E calcinha, sutiã, pijama (sou maluca por pijamas) essas coisas, entram no plano??? :)
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. adorei.... acho q eu deveria fazer o mesmo! eu nao consigo ficar nem esses 3 meses q vc ja conseguiu!!!!

    ResponderExcluir
  4. Boa sorte! Também tô tentando me contentar com o que tenho. Mas HOJE começam as rebajas de inverno aqui na Espanha... vai ser dificil, mas este ano o que me impede de comprar qualquer coisa é a minha conta bancária. Hahaha. Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Meu recorde sem comprar nada foi de 6 meses. Good luck, honey!
    besitos

    ResponderExcluir
  6. Eu apoio esta iniciativa e desejo boa sorte. A H&M é realmente bem interessante (bons produtos e bem em conta). Nas promoções pós-Natal, é bizarro. As roupas ficam com descontos de até 70%. Mesmo sendo homem não-metrossexual, eu fiquei bolado!

    ResponderExcluir
  7. Hum, um ano inteirinho eu acho muito. Não poderia começar com uma promessa tão grande... Vou pensar um pouco em quanto tempo conseguiria - ou poderia tentar conseguir...
    Lila Czar
    seviracom30.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Boa sorte Nadjita! Já tentei isso e não consegui aguentar 1 mês, rs. Mas tem uma coisa que faz vc cumprir esse tipo de promessa: falta de dinheiro. Pra mim, tem sido fácil... rs

    ResponderExcluir
  9. Puxa, eu bem queria conseguir chegar a passar um bom tempo sem comprar roupas, mas é difícil, ainda mais acompanhando blogs e tals que vivem falando de moda e novas tendências, aí a gente se empolga de querer ser trend, virar it girl kkkk...
    Para mim, além da roupa, tenho o problema dos cosméticos, um closet CHEIO. Além disso sou cabeleireira, compro pencas de cosméticos para testar, muitos ficam esquecidos, meu Deus, preciso paraaaaaaaaarrrrrrrr....

    http://www.palavradecabeleireira.com/

    ResponderExcluir
  10. aiii.. sabe penso como vc... sou inteligente... culta... mas quando passo em uma loja e vejo uma roupa legal, ou um sapato...afff... não resisto...hehehe isso é triste (.. tirando a satisfação e a ótima sensação de sair da loja depois da compra realizada... :P )
    O que tenho colocado como meta é: não comprar de primeira... quer dizer.. vou para casa e penso bem... dai compro no outro dia!
    Isso diminui as compras por impulso!!
    Bjks... e não desista....

    ResponderExcluir
  11. Espero q vc esteja conseguindo firme e forte! Estou ensaiando já algum tempo uma resolução como essa! Tenho um casamento sábado e como roupa de festa nunca foi meu forte... essa semana farei minha ultima compra dos ultimos 6 meses! Wish me look! Boa sorte e bjus

    ResponderExcluir
  12. BOM, EU ATE TENTO MAS E A QUESTAO MAIS DIFICIL DA MINHA VIDA! NAO PASSO 72 HORAS SEM COMPRAR ALGUMA BOLSA OU UM SAPATO OU VESTIDO QUE POR SINAL EU ADORO AMANHA POR EXEMPLO TENHO UM EVENTO PARA IR E POR MAIS QUE TODOS DIGAM VAI COM AQUELE VESTIDO QUE E LINDO VC SO USOU 1 VEZ EU NAO CONSIGO!!!E O PIOR E QUE EU ESTOU ME AFUNDANDO EM DIVIDAS!!!!

    ResponderExcluir
  13. Dani, tô conseguindo sim, veja os posts mais recentes. Boa sorte!

    Leili, talvez no seu caso o buraco seja mais embaixo...a compulsao por comprar pode ser um problema psicológico. Já pensou em procurar ajuda?

    Beijos

    ResponderExcluir

Desembucha!