segunda-feira, 21 de março de 2011

Desafio "Um ano sem comprar roupa" - sonhando e acompanhando

Eu estava em um provador experimentando um vestido lindo, todo colorido e que ficava superbem em mim. Eu dançava com o vestido, me olhava no espelho, me sentia maravilhosa mas ao mesmo tempo angustiada porque eu sabia que aquele vestido não poderia ser meu, já que eu estou ficando um ano sem comprar roupa.

Deixei o vestido na loja e fui embora, meio frustrada por não ter comprado o vestido mas feliz por ter resistido bravamente.

Aí eu acordei.

Pois é, andei até sonhando com o desafio de ficar um ano sem comprar roupa! Acho que foi porque naquele dia vi uma moça com um vestido muito legal, colorido também, tanto que o do meu sonho parecia o dela. Pensei "em que loja será que ela comprou?", mas depois pensei "não importa, eu não poderia comprar mesmo..."

Claro que passo vontade às vezes por não querer comprar nada, mas nada insuportável. Vejo roupas que eu gosto por aí e penso como poderia criar um efeito parecido com algo que eu já tenho. Também fuço o fundo do armário pra reviver peças esquecidas e vejo que são muitas, algumas já bem próximas da aposentadoria mas outras em perfeitas condições. E as uso.

Semana passada mandei pra costureira algumas dessas roupas esquecidas ou que precisavam de um jeitinho. Um camisa branca de manga curta, linda, que eu não estava usando porque as mangas tinham rasgado (não posso levantar muito os braços com essa camisa, mas quem precisa levantar os braços, né?); um jeans que trouxe da minha viagem em outubro e que ainda não tinha usado porque não tinha feito a barra; uma saia estampada com o zíper descosturado e uma blusa que ganhei de presente de aniversário de duas amigas e que é linda mas ficava meio comprida.

Depois de uns dias, fui lá pegar as roupas e voilá! Tenho cinco roupas novas sem ter comprado nenhuma, só ressucitando coisas encostadas. Delícia! Já estou separando uma segunda leva, como por exemplo um casaquinho marrom cujos botões se desgastaram e estão pedindo substitutos urgentemente.

Também descobri que não sou a única que está tentando ficar um ano sem comprar roupas. Já imaginava, né, mas não sabia de casos concretos. Pois esses dias vi no twitter da revista Criativa (@criativaonline) uma reportagem sobre uma blogueira que está ficando um ano sem comprar roupa e está contando a experiência em um blog, este aqui. Depois disso, muita gente chegou ao meu blog procurando por "um ano sem comprar roupa" ou algo parecido. Não sei se uma coisa tem a ver com a outra, acho que sim. E nisso eu descobri uma outra moça que também tentou ficar um ano sem comprar e conseguiu, é este blog aqui. E mais outro de uma menina que esta tentando ficar sem comprar nem roupas, nem sapatos e nem acessórios (forte, ela!), este aqui.

Não conhecia nenhum deles quando tive a ideia, minha única inspiração foi meu armário lotado e minha vontade de economizar um pouco. Mas achei ótimo saber que tem mais gente no barco – cada uma com as suas exceções porque ninguém é de ferro, mas firmes no propósito.

Já estou há cinco meses sem comprar roupa. Pois é!! Sou menos feliz por isso? Tive que sair pelada na rua por falta de roupa? Virei uma maltrapilha? Passei calor? Passei frio? Não. Tô viva e medianamente bem-vestida como sempre. Então vamos continuar contando!

10 comentários:

  1. Sabe quando fica muito claro que não preciso de muita roupa? Quando viajo. Levo aquele número contadinho de peças, mas bem escolhidas, e nunca me sinto mal por isso. ;)

    ResponderExcluir
  2. Nossa, vc é forte hein!!Já conseguiu ficar 5 meses sem comprar nada, bom ontem decidi ficar 3 meses sem comprar roupas, acessórios e sapatos, tenho tudo demais e parece que nada chega ou fica bem hein, vai ser um baita desafio pra mim já que não passo uma semana sem comprar nada, vamos ver se consigo!!
    Beijos e boa sorte!!

    ResponderExcluir
  3. rsrsrs...Hola!!
    Não sabia dessa sua força toda!! rs...
    Otima proposta!!
    Beijãooo

    ResponderExcluir
  4. estou tentando ficar 1 mês sem comprar roupas...tá dificil!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Nadja!
    Primeiro, deixa eu dizer que o preço da Birkin que tu colocou lá no Se Vira Com 30 me causou revoltas!!! Será que se eu fosse milionária (em euros) cometeria a falta de educação de gastar essa fortuna numa bolsa? Sim, porque é falta de educação, né!!!
    Segundo, e muito importante: parabéns! Cinco meses, guria!!! E teu Post foi muito, muito útil e "abridor" de caminhos para mim. Estou comprando muito mais do que preciso e meu orçamento estpa ficando beeem bagunçado. Pra quê, se ao invés de ficar feliz fico culpada???
    beijos
    Lila Czar
    seviracom30.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, td b? Encontrei seu blog navegando na web e gostei muito daki. Espero sua visita no meu cantinho tb. Bjs e fik c Deus.

    ResponderExcluir
  7. Você sumiuuu.....volta a postar!!!!!!!
    Bjos
    Carol

    ResponderExcluir
  8. Eu tb quero ficar 1 ano sem comprar

    ResponderExcluir
  9. Paulistana, taí uma verdade. Ninguém morre por nao ter 52 modelos de calca pra escolher.

    Alessandra e Luzinha, boa sorte! Vamos que podemos!

    Lila, acho que só compra aquela bolsa quem tem parafusos faltando, por mais dinheiro que tenha! hahaha Quanto a comprar e se sentir culpada, eu sinto a mesma coisa mas em relacao a comer, nao a comprar! cada um com seus problemas, né? haha

    Nana, obrigada e volte sempre!

    Carol, tamos aqui, fiquei doente (de novo!). Gostei de saber que alguém sentiu falta dos meus posts! hehe

    Como dizem aqui onde eu moro, gracias totales!

    ResponderExcluir
  10. um ano sem comprar nada?! UI...SERÁ QUE EU POSSO.CARAMBA FALTA DIMDIM ATÉ PRA IR TRABALHAR GASTO TUDO E NÃO RESISTO A UMA LINDA PEÇA NOVA,VÁRIAS DE UMA VEZ!!! COMPULSÃO TALVEZ E AGORAAA!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Desembucha!