domingo, 27 de março de 2011

Invista nos Nerds

Você já botou o Santo Antônio que a sua avó te deu de cabeça pra baixo. Já leu livros de auto-ajuda do tipo "Deixe os Homens aos Seus Pés", já leu todas as dicas da Nova, da Gloss, de blogs. Já botou seu perfil no parperfeito.com. Já foi em blind date com um amigo do primo do namorado da sua colega de trabalho. Já investiu em paquerinha do Facebook. Já procurou antigos amores, aí pensou "figurinha repetida não completa álbum" e foi procurar novos. Já mudou o corte de cabelo, já tingiu, já começou a usar mais maquiagem, depois menos. Já pediu conselhos. Já viajou, já fez cursos, diversificou os interesses. Já foi pra balada, pra bares, pra festa junina de bairro. Já correu atrás, já ignorou. Mas nada adiantou: você continua sem namorado, embora queira muito alguém pra te esperar bufando e com cara de cu enquanto você prova roupas no shopping.

Se você, leitora, esta nesta aflitiva situação, a tia Nadja tem um conselho pra você: invista nos nerds.

Esqueça o estereótipo do magrelo-feioso-dentuço-de óculos que só trabalha, estuda e joga videogame. Assim como os celulares, os carros e os vibradores, os nerds hoje em dia podem ter um design arrojado e prático que não só agrada os olhos mas também facilita o uso, apresentando uma diversidade suficiente para contemplar os mais distintos gostos.

Nerd já não é mais o cara desajeitado que só pensa em números e/ou computadores. Quer dizer, esses ainda existem, mas acho que o termo pode englobar mais tipos de rapazes. Eu definiria como “nerd” os que gostam de estudar, de ler, que se interessam por cultura, que têm algum hobby como história em quadrinhos ou joguinhos de computador, por exemplo. Um cara que prefere ficar vendo documentários da National Geographic ao invés de ir pra balada num sábado à noite entraria na categoria. Deu pra entender?

E por que eu aconselho investir nos nerds? Primeiro porque eles costumam ser mais inteligentes, o que é bom e a gente gosta. Dá pra conversar, pra discutir, pra aprender com eles. Além disso, eles costumam ser mais centrados, mais tranquilos, mais respeitosos, mais confiáveis. O nerd não vai te dar um cano e sair por aí pra pegar mulher. Não vai mentir pra você dizendo que trabalhou até tarde e na verdade foi encher a cara com os amigos depois do trabalho – o nerd até pode ir tomar umas brejas, mas ele vai te contar (mentir pra quê?) e nem vai ficar muito bêbado. O nerd é equilibrado, tem juízo. São boas qualidades pra um namorado, certo?

Eu dividiria os nerds em três categorias: os de humanas, os de exatas e os de biomédicas, dependendo do que eles estudaram e da profissão que eles exercem. Os de humanas são jornalistas, historiadores, publicitários, filósofos, cineastas. Os de exatas são engenheiros, analistas de sistemas. Os de biomédicas são médicos, biólogos e afins.

Se fosse pra indicar alguma categoria de nerd, eu indicaria os de humanas. Eles sabem lidar melhor com sentimentos, com coisas não lógicas; já leram muito, estão bem-informados, sabem muito sobre cultura em geral. Mas na verdade sou a feliz proprietária de um bonito exemplar de nerd de exatas. Os desta categoria são mais práticos, mais pragmáticos, costumo chamá-los de “cabeça de Excel”. Eles podem dar um jeito no seu computador quando você precisar ou te ajudar a fazer os gráficos pra uma apresentação do MBA, mas por outro lado têm uma certa dificuldade em lidar com as emoções e com coisas que desafiam a lógica, como alguns dos chiliques que nós mulheres damos de vez em quando. Os de biomédicas eu admito que não conheço bem, mas segundo minhas acuradas pesquisas eles reúnem características das duas categorias anteriores, o que pode ser muito bom.  Então acho que é mais questão de gosto mesmo, ou de ver qual das categorias se adapta às suas necessidades.

Só cuidado com o grau de nerdice do candidato. Tudo em excesso faz mal, e com a nerdice não é diferente. Se o cara é muito focado em uma coisa só, muito isolado do resto do mundo, ou não possui um mínimo de habilidade de interação com outras pessoas (que o diga com você), não dá pra aguentar. O nerd muito muito nerd só é aconselhável para mocinhas nerds muito muito nerds que tenham exatamente os mesmos interesses que eles, mas não pra média da população feminina de (quase) 30. 

Os nerds são contra-indicados pra quem não procura um namorinho tranquilo mas sim buscam fortes emoções, paixões intensas mesmo que durem minutos; pras que são “mulher de malandro”, pras que dão mais importância pro tanquinho do rapaz que pra cabeça dele, pras que passam horas falando de séries de abdominais e quantas gemas de ovo comer por dia pra desenvolver os músculos.

Tô dizendo, minha gente. Quer um namoradinho bacana? Nerd é o que há. Eles estão por todos os lados, tem pra todos os gostos. Procure o seu!

 



15 comentários:

  1. PER-FEI-TO

    Como um dos exemplares de nerd de humanas, com vários amigos que são dessa espécie peculiar, apóio a campanha.

    O mundo seria mais feliz se as mulheres percebessem o que vc disse aqui. Mais feliz pra todo mundo!

    E como disse Bill Gates: "Nunca trate mal um nerd. Um dia ele será seu chefe".

    ResponderExcluir
  2. E onde eu encontro um desses? Será que o Thiago Costa pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  3. Nadja, perfeito! Ri demais. Adoro teu estilo, sabes ser bem-humorada sem ser sacana.

    Eu acrescentaria ainda um outro tipo de nerd com quem tenho muito contato, o(a) nerd de música. Sim, eu sei, é difícil imaginar um músico nerd, mas creia-me, não são poucos! Eu mesma sou uma. :p

    Thiago, adorei a citação do Bill Gates! rs

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente. Já tenho um nerd de humanas para chamar de meu (estamos casados!) e a descrição feita não poderia ser melhor. Até mesmo quando vc não aguenta mais ver National Geographic, ou Discovery, ou History Channel, ou Simpsons, mas está lá firme e forte para te acompanhar. Eu tb recomendo os nerds.

    ResponderExcluir
  5. Arrasou!!! hahahahhaa!!! Meu próximo namorado será Nerd rsrrs!!! Com certeza são bons candidatos! Sempre digo, homem tem q ser cult, interessante, inteligente, mesmo q um tiquinho bitolado em um assunto ou outro... Nerd de humanas, here i go.... Vou procurar o meu... Quando eu encontrar, venho aqui relatar rsrrs!!!


    Bjo Grande e sucesso aqui no blog!

    ResponderExcluir
  6. Thi, em quem será que eu pensei quando falei dos que gostam de história em quadrinhos, né? haha

    Paulistana, eu conheci o meu na balada, por incrível que pareca! Mas deve haver lugares onde eles se concentram mais, vou pesquisar! hahaha

    Priscila, muuuuito obrigada! Sempre tento realmente seguir esse estilo que vc falou, parece que estou conseguindo! Acho que o nerd de música entraria em humanas, nao?

    J, antes National Geographic que puteiro, né? hahaha

    Pamela, espero sua história com um nerd entao!!

    Beijos e obrigada a todos

    ResponderExcluir
  7. Muito legal! Meu nerd é de humanas, embora a sensibilidade dele com as questões da alma feminina beirem a de um nerd de exatas. Mas o esquema é ir adestrando sempre!

    ResponderExcluir
  8. hahaha Valeu, Ná! Vc viu que meus amigos adoraram lá no Face, né? Minha mulher, inclusive, já curitu sua publicação por lá também.

    Sobre onde achar alguém assim... bem, acho que a maioria esmagadora dos meus amigos são assim. Por onde andamos? Por cinemas, livrarias, lojas de brinquedo...

    O esquema principal é não se prender a padrões e achar que o cara supostamente estranho amigo do seu amigo, irmão ou primo de alguém não serve pra você.

    Para terminar com uma outra citação, já diziam os paralamas: "por trás dessa lente também bate um coração".

    ResponderExcluir
  9. Primeira vez no blog e simplesmente adorei!

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  10. Todos NERD comemora! hahaha
    Paulliane, que bom, obrigada e espero que você volte sempre!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. sou a feliz e satisfeitíssima "proprietária" de um nerd de exatas, "cabeça de Excel" como diria nossa cara nadjuska. meu nerd não gosta de ser chamado de nerd, mas acho que é porque ele ainda não sabe de todas as virtudes da "nova ordem mundial dos nerds". ele é um "pitelzinho lindo" que prefere ficar no meu sofá jogando video-game do que bebendo com amigos e aliciando periguetchys por aí. Adóóóóro. e pra compensar, eu cozinho uma comidinha gostosinha pra ele, porque ele merece!
    VIVA OS NERDS!

    ResponderExcluir
  12. REALMENTE MEU AMOR EU NAO SOU NERD, MAS EU ADORO INFORMÁTICA, 1000 X FICAR COM VOCE DO QUE FICAR A VULSO POR AI, OBRIGADO PELO CARINHO E PELO SEU AMOR EU TAMBEM TE AMO MARINA....
    BEIJOSSSS.

    ResponderExcluir
  13. A-D-O-R-E-I!!!!!

    Sim...Tbm sou a "feliz proprietária de um nerd das exatas". E adivinhem como conhecí o meu nerd?
    Na internet!!!! rsrsrsrsrsrrsr

    Texto perfeito! Amei!

    BJahm

    ResponderExcluir
  14. HAHAHA

    Adorei!
    Meu namorado faz facul de fisica, mas o perfil ta mais pra nerd de humanas, e ai, a classificaçao fica como? rsrs

    Gente, estou com ele ha quase dois anos, esta testado e aprovadissimo!

    Estamos planejando fechar o contrato de adesao daqui ha alguns anos (ambos tem 18 anos, esperar um pouco, ne?) rsrs

    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Contribuição masculina:

    1) Nerd ou não, eu sugeriria que vcs avaliassem os princípios do cara. Façam uma média ponderada entre os exemplos que ele tem em casa e dos amigos dele.

    2) Nerds, principalmente os das exatas, não abordam vocês (se forem gatas/gostosas aí as chances são quase nulas). E poucas mulheres abordam homens. Então temos um impasse.

    ;-)

    ResponderExcluir

Desembucha!