quinta-feira, 10 de março de 2011

Pular o carnaval


Eu pulei o carnaval como se pula uma linha no caderno: fingindo que ele não existe e seguindo em frente. Até fui ao Brasil mas o mais perto que cheguei do Sambódromo de São Paulo, do Rio ou Salvador foi ver um pedacinho da cobertura dos respectivos carnavais pela TV. Pedacinhos só, porque muito eu não aguento.

No twitter eu pedi pro pessoal me avisar onde estavam os melhores blocos de rua e baladas de Carnaval de São Paulo, pra eu não passar por um deles nem por acaso. Ninguém levou em conta meu pedido mas mesmo assim tive sorte de não me aproximar de nada disso em momento algum.

Não é que eu não goste de Carnaval. Eu não gosto do que ele é agora.

O desfile importa menos que os barracos e brigas durante a apuração pra ver quem é a escola campeã. O batuque da bateria não é nada perto das celebridades internacionais em algum camarote patrocinado por marcas de cerveja. A diversão não é espontânea e saudável mas sim aditivada por doses cavalares de álcool e drogas. O destaque não é quem sambou melhor; é quem caiu, pagou peitinho ou deu algum outro tipo de vexame. Não é a beleza natural da mulher brasileira que se celebra; é o resultado de programas de exercícios que beiram a obsessão, dietas à base de gemas de ovo e esteróides, incontáveis implantes e cirurgias plásticas, tudo reunido em mulheres que mais parecem búfalos de tão infladas, rígidas e musculosas. A farra com os amigos não é brincar e dançar e cantar e sair vestido de mulher usando as roupas da namorada, é beber até não poder mais, enfiar a língua na garganta do maior número de pessoas possível e quem sabe esmurrar estranhos por aí. A riqueza da musica brasileira é opacada por letras e melodias pobres que surgem aparentemente do nada e só servem para proporcionar um fugaz sucesso ao autor/ cantor e grudar na nossa cabeça.  

Não consigo achar muita graça nisso tudo.

Sou a favor da empolgação e da bagunça, sou contra o descontrole total. Sou a favor da farra e da alegria, sou contra usar essas coisas como desculpa para desrespeitar o que ou quem quer que seja. Sou a favor de celebrar uma das coisas mais brasileiras que temos, sou contra desvirtuá-la totalmente, que é o que anda acontecendo. 

Acho que isso é mais gostar de carnaval do que não gostar.

5 comentários:

  1. Eita, mas então você só conhece esse carnaval aí. Curto o carnaval de rua de São Paulo e do Rio há quatro anos e só vi gente feliz, divertida, cantando em uníssono, homens vestidos de mulher, marchinhas simpáticas e inofensivas e sambas clássicos e de qualidade, nunca esses exageros que você mencionou. Tá indo nos lugares errados... O Brasil é muito mais que estereótipo.

    ResponderExcluir
  2. Nadja, eu passei o carnaval no lugar onde mais tem tudo isso que tu falou no post: Salvador! E eu amei o carnaval daqui! Porque apesar de ter brigas, pseudo-celebridades se exibindo em camarotes, bêbados caindo pelos cantos, caras agarrando mulheres à força... também tem os tambores do Olodum, Timbalada e Ilê Aiyê que quando tocam fazem vibrar dentro da gente e não deixam ficar parado, tem Gilberto Gil e Novos Baianos cantando pra todo mundo com os trios que passam em frente ao camarote deles, tem a alegria contagiante de Ivete e Daniela, tem toda a cultura dos afoxés e toda a tradição das marchinhas de carnaval no Pelourinho...

    Acho que cada um escolhe qual carnaval quer pular e tem sim como brincar o carnaval de forma divertida e saudável! :)

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você! É uma festa popular tão bonita, tão cheia de vida... um espetáculo e o povo não sabe aproveitar...
    Mas acho que podemos ir mais longe e dizer que diversão hoje em dia é sinônimo de ficar o mais bêbado possível e beijar a maior quantidade de pessoas possíveis. Se você não bebe na balada, você é um ET, a chatinha, a careta... Sou contra!
    Muito bom o post!

    ResponderExcluir
  4. Paulistana, bom saber entao que ainda há carnaval assim como você diz. Quem sabe ano que vem eu me animo?

    Barbara, repito pra você o comentário que fiz pra Paulistana. Bom saber! Acho que deve ser emocionante ao vivo, tanto em Salvador como os desfiles no Rio ou em Sao Paulo. Quem sabe um dia eu me animo (embora ande achando que tô velha demais pra isso hahaha).

    Dedé, obrigada!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Não fiz nada nesse carnaval também, além de descansar bastante.

    Tive um problema com o meu blog e ele está com novo endereço agora, se puder dê uma passada lá http://vivendoavidaadois.blogspot.com/

    Beijos!

    ResponderExcluir

Desembucha!