sábado, 17 de outubro de 2009

Da Arte de Procastinar

Neste exato momento eu deveria estar arrumando as malas porque amanhã vou viajar. Mas é parte da minha natureza, enquanto ser humano A NÍVEL DE pessoa inserida no contexto social-econômico geopolítico atual, enrolar até onde puder. Eu sempre deixo pra fazer as coisas aos 44 do segundo tempo, é impressionante. Por mais que tente fazer antes, me adiantar, fazer com tranqüilidade, parece que eu só funciono no limite de tempo.

Meu consolo é que parece que boa parte da humanidade também. Shoppings lotadíssimos poucos dias antes do Natal, mais da metade dos brasileiros declarando o imposto de renda só uns dias antes do fim do prazo, aquela consulta médica que você deveria marcar e nunca marca, e assim vai.

Isso é o que eu chamo de "a arte de procrastinar". Procrastinar, pra quem não conhece a palavrinha, é adiar, enrolar, deixar para depois. Cheque no Aurélio.

A procrastinação tem diversos aliados. São objetos, atos, fatores que auxiliam e que têm um papel fundamental na enrolação.

Um deles, que aliás eu estou usando agora mesmo, é o computador. Não sei se esse seria o principal, mas seguramente é um dos mais usados meios de fazer qualquer coisa, menos o que você tem de fazer. O computador oferece infinitas possibilidades pra enrolar. MSN e programas do gênero, por exemplo. As redes sociais, facebooks e orkuts da vida. Blogs, fotologs. Youtube. Twitter. Sites engraçados, checar os emails, escrever emails que poderiam muito bem ser escritos em outro momento...as possibilidades de enrolação eletrônica são infinitas. E a lista só aumenta. Aliás, acho que grande parte do sucesso de todas essas coisas vem do fato de que o povo usa tudo isso pra se distrair e procrastinar, adiando o momento de fazer coisas muito mais importantes que deveria estar fazendo ao invés de ficar vendo as fotos do ex com a baranga da atual de férias em Itanhaém ou ver no Twitter o que os seus seguidores almoçaram.

Situação típica de procrastinação: você tem de fazer um trabalho pro mestrado. Dez páginas, para a manhã do dia seguinte. Mas prefere ficar "chateando" com seus amigos sobre coisas de suma importância, em diálogos do tipo:

- Oi
- Oi, tb bem?
- Bem. To fodida. tenho um trabalho pra amanha mas eh muuuuito chato.
- Foda...
- E vc?
- Tudo bem. Tava comendo miojo.

E por aí vai.

Outros meio de procrastinação são as necessidades básicas do ser humano. Comer, beber, urinar, defecar e dormir. Por exemplo: é sábado. Você ralou a semana inteira e tudo o que mais queria era ficar sem fazer nada. Mas o dever te chama. O maldito mestrado, digamos. Você pega o livro que tem de ler pra fazer o trabalho, lê duas páginas e bate aquela súbita e inadiável vontade de mijar. Você levanta e vai no banheiro. Mas você não mija e volta a ler. Quando a gente está enrolando, fazemos tudo mais devagar. Então você levanta, vai ao banheiro, mija, fica sentada na privada pensando na vida (caso você pertença ao sexo feminino. Acho que o masculino fica divagando em pé, mesmo), se limpa com o maior cuidado do mundo e na menor velocidade possível. Levanta, lava a mão beeem lentamente enquanto se olha no espelho. Acaba de lavar a mão mas não sai da frente da pia: fica se analisando no espelho. Nenhuma oportunidade de se analisar em frente o espelho é tão boa quanto essa, quando você está enrolando. Por que eu nasci com essa cara, e não com a da Ana Paula Arósio? Por que eu sou eu, e não outra pessoa? Por que meu olho esquerdo é maior que o direito? Meu Deus, como eu sou feia. Ah, não tanto, vai. Nossa, vai me nascer uma espinha no queixo. Merda.

Comer. Você não está com fome. Nem com sono, nem nada. Está tudo quieto, não está calor nem frio, a umidade relativa do ar é perfeita pra você sentar a bunda na cadeira e fazer o que tem de ser feito. Você senta. Aí lembra que tem um pacote de Bono de morango novinho no armário e...adeus, concentração. Você TEM de comer. Nunca sentiu necessidade maior de comer na vida.

E as sonecas que você tira durante a enrolação? "Só quinze minutos". Você se estabelece horários para a soneca. São sempre bizarros: por exemplo, você olha no relógio e ele marca 3h42. "Bom, vou dormir só até as 4h02". Veja bem, não é até as 4, é até as 4h02. Dois longos minutos extras de sono, ou melhor, de fechar os olhos e pensar em outras coisas que não o que você deveria estar fazendo.

Um outro aliado da enrolação é o telefone. Mas eu associo o telefone a algo mais adolescente. Aos quase 30, eu não ligo mais pras minhas amigas pra enrolar. Pra isso está o computador. Mas é questão de gosto; minha irmã até uns 20 e muitos passava horas ao telefone com as amigas dela falando nada, mostrando músicas, comentando da roupa da Jú na balada.

Animais domésticos também ajudam muito na arte de procrastinar. Você tem de escrever aquele trabalho, mas lembra que tem de escovar seu gato persa. Urgentemente. Ele morrerá se você não o escovar agora. Ou lembra que você ainda não dançou com o cachorro hoje. É uma necessidade dançar com seus animais todos os dias. E lá vai você brincar com seus animais e adiar mais um pouco o que você TEM de fazer.

E no trabalho, então? Além do computador, item já citado e básico em qualquer escritório moderno, você conta com a máquina do café ou o filtro de água, onde você sempre encontra alguém pra bater aquele papo amigo, botar as fofocas em dia. Sair pra fumar também é um subterfúgio bastante usado para a procrastinação, mas infelizmente está restringido aos fumantes, parcela cada vez mais marginalizada da população. Também tem aqueles minutinhos a mais na hora do almoço, ou toda a atividade que se faz depois de voltar dela, como escovar os dentes, sentar, checar os emails que chegaram... o tempo que você leva pra fazer tudo isso é proporcional ao quanto você quer (ou pode) procrastinar.

É, realmente a procrastinação dá pano pra manga. Fatores, razões, meios. Já li uma reportagem bacana naquela revista Vida Simples sobre tão nobre arte. Fica aí a dica pra quem quiser se aprofundar no tema... ou simplesmente quer procrastinar um pouco antes de fazer uma planilha chata de excel pra entregar pro chefe!

2 comentários:

  1. Fantástico este post. Amei. :)
    Aliás, indiquei seu blog lá no www.mulheresnablogosfera.blogspot.com

    Beijoos!

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha!
    Essas somos nós!
    Eu lembro muito de uma tirinha do Calvin e Haroldo, que fala que para as coisas sairem, ele tem que estar no clima. Qual o clima? O pânico do último minuto!
    Essa é minha vida, esse é o meu clube!
    Adorei e visitarei sempre!

    ResponderExcluir

Desembucha!