segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Os quase 30 e a fertilidade

Semana passada vi no G1 uma matéria dizendo que estudos comprovaram que a fertilidade da mulher cai 90% depois dos 30 anos.

Quase 30. Sem planos de ter filhos nos próximos anos. A coisa tá só no "quem sabe um dia". Algumas não teriam nem com quem, pelo menos no momento. Ok, ok pense nas mulheres que você conhece que engravidaram depois dos 30 e foi tudo bem. Várias. Algumas até depois dos 40. Mesmo assim, inevitável pensar "ih, fodeu!", né?

Li alguns comentários da matéria dizendo que atualmente é difícil ter filho antes dos 30, que primeiro tem que se estabilizar e não sei o quê. É, pode ser. Mas é um baque saber que a natureza ainda não acompanha as mudanças sociais dos últimos tempos e que pode ser que, quando você resolva gerar um rebento, seu corpo coloque algumas barreiras e que, talvez, você não possa superá-las.

A grande maioria das minhas amigas ou conhecidas tem quase 30, 30 ou um pouco mais. Conto nos dedos as que já têm filho. Em menos dedos as que têm mais de um. Na minha família, só agora alguém da minha geração, minha prima, está grávida. Ela tem 31. Então é um "ih, fodeu" pra muitas e muitas mulheres, não?

Será que é tão assim mesmo? Óbvio que o tempo passa, que o tal relógio biológico das mulheres não pode ser ignorado, mas será que os 30 realmente são o começo tão abrupto dessa queda de fertilidade? E, se forem, a gente faz o quê? Passa por cima de tudo o que contribui para não querer ou poder ter filhos agora, só porque talvez daqui uns anos seja tarde demais? Não dá, né... mas é um assunto pra se pensar!.

5 comentários:

  1. Ih, menina, também vi iss e também fiquei pensativa. Melhor, pressionada. Fico até pensando se a matéria não foi paga pela minha mãe, que abertamente declara seu sonho de ter um neto.

    Faço cmo você, e penso em todos os casos de pessoas que tiveram filhos depois dos 30. Recentemente uma conhecida teve com 37. Nas minhas estatísticas pessoai, a gente funciona bem até mais ou menos os 40. ganhei 10 anos, e vou acreditar nisso!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nem me fale... Quero tudo ao mesmo tempo agora aos 30: quero filhos, quero curtir um namorado (sem filhos), quero viajar sozinha, quero viajar com um namorado, quero trabalhar, quero ficar em casa. Mas a gente achar uma solução para as dúvidas, não? No fim vai dar tudo certo. ;)

    ResponderExcluir
  3. ai nadja, eu acho um saco isso tbem... faco 30 daqui ha poucos meses e nem em sonho teria filho agora... depois, de vier veio, se não.. sei lá, eu adoto, pq não????? mas 90%??? será mesmo??? foda né??

    ResponderExcluir
  4. Também vi a estatística, repercuti no Twitter e comentei com amigas por aí... E a conclusão que cheguei é: será que a biologia não vai acompanhar essa mudança de comportamento? Será que daqui umas décadas não menstruaremos mais tarde e, consequentemente, teremos mais tempo para pensar nos bebês? Vamos entrevistar um biologo!

    ResponderExcluir
  5. Pois é, minha gente! Será mesmo?
    Lívia, dizem que o poder do pensamento pode tudo, entao se a gente pode até os 40, pensemos que podemos até os 50 também! hahaha
    Carol, como se diz aqui na Argentina, todo no se puede! hahaha
    Helô, pois é... vai ver que daqui a pouco surge outra pesquisa dizendo que essa tava errada! Nao duvido! haha Beijos

    ResponderExcluir

Desembucha!