sábado, 28 de agosto de 2010

Duas alternativas

Sábado, 22:30 da noite. Sozinha em casa. O tempo está agradável, embora tenham anunciado que vai ter um temporal daqueles nas próximas horas. Estava eu com os meus afazeres - vendo TV e fazendo pulseirinha de miçanga - quando começo a ouvir uma música. Parecia tocada ao vivo. Ué...

Saio na varanda e vejo de onde vem a música. Tá rolando uma festa em um apartamento em frente ao meu. Com mariachis. Num apartamento que não deve ser muito maior que o meu - que é pequeno - enfiaram um monte de gente, um cachorro enorme, uma mesa de bebidas com garçom e mariachis. Mariachis!

"Era só o que me faltava", pensei. Aí fiquei vendo e até que comecei a curtir. "Aaaayy aaaaay ay ay caaaaantaaa y no llooooreeees..." "Solameeeeeente una veeeeez améééé en la viiiiida...". Voltei pra dentro, mas deixei o vidro aberto e fiquei aqui escrevendo e curtindo a música.

Isso tudo me fez lembrar de algo que venho pensando há algum tempo. É que a gente sempre tem duas alternativas em situações sobre as quais a gente não tem muito controle: sofrer ou curtir.

Sempre penso nisso quando entro em um avião. Avião é um troço complicado, né? Não é a coisa mais confortável do mundo - pelo menos não pra nós, pobres mortais que viajam na classe econômica - e a gente não entende bem como funciona. É difícil dar merda, mas quando dá é uma merda enorme. Então, aí quando eu estou em um, eu penso: "Você pode passar as próximas horas com medo, sofrendo por algo que tem uma chance muito mínima de acontecer, suando frio. Ou pode curtir as cores do céu, as belezas da Terra vista de cima, aproveitar o tempo pra tirar uma soneca ou ler revistas."

E em geral a vida é assim, pode reparar. Na maioria das situações, você pode se estressar e se irritar e xingar e sentir o coração acelerado e falta de ar e a longo prazo ter uma úlcera ou um enfarto. Ou pode curtir, relaxar, respirar fundo e tentar tirar algo de bom do que quer que esteja vivendo, desde um congestionamento até uma situação difícil na família.

Claro que nem sempre dá. Pode ser que a gente não esteja de bom-humor mesmo, pode ser que tudo seja uma merda mesmo. Por exemplo, acho que se eu estivesse tentando dormir e escutasse os mariachis, ia ficar bem brava. Mas é um bom exercício pra tentarmos fazer, esse de sempre tentar ver o que podemos tirar de positivo das coisas. Só temos a ganhar!

Um comentário:

  1. Tudo bem, mas mariachis de sábado a noite é pra deixar de muiiiiito mau humor!
    Que bom que voce curte ahahahaha!!

    ResponderExcluir

Desembucha!