segunda-feira, 2 de maio de 2011

Censo de Sapatos

Você já parou pra pensar em quantos pares de sapato possui e quantos você realmente usa? Qual o estado dos seus sapatos, de todos eles? Tem alguns que estão lá ocupando espaço à toa, já que você nem lembra que eles existem? Algum deles já teria que ser destinado à caridade ou ao lixo?

Pois foi por essas perguntas que eu, munida de muito saco muita paciência, resolvi fazer o que chamei de "censo de sapatos".  Precisava analisar estas questões e principalmente abrir espaço para os que comprei e ganhei na minha última viagem ao Brasil (obrigada, mamãe!)

Tirei toooodos os meus sapatinhos dos armários, caixas, sapateiras, saquinhos e afins e os enfileirei na diminuta sala do meu apertamento. Resultado:


Não reparem na bagunça no sofá.

Se você tem a sorte de ter um closet desses cheios de prateleiras iluminadas e arejadas para que todos os seus sapatinhos fiquem la lindos, sempre à vista e à mão, não tem que passar por esse perrengue. Que inveja! Mas não é o meu caso, meus pobres sapatinhos ficam em caixas e sacos no meu limitado armário e em uma sapateira que eu não tive onde enfiar a não ser no banheiro. Por isso tive que fazer essa zona para poder ver todos de uma vez e pra avaliar quais eu deveria usar mais, quais tinha que consertar e quais tinha que dar.

Contei quantos tinha no total, e quantos de cada tipo: botas, sapatilhas, tênis, Melissa (sim, considerei as Melissa um caso à parte, afinal eram 13), etc. Depois anotei os modelos um por um, numerei e os classifiquei seguindo 4 critérios: estado de conservação, frequência de uso, valor sentimental e "vai ou fica". 

Vejam alguns exemplos:

2 - Botas cano alto Capodarte pretas
Estado: ruim (mais de 10 anos de idade e baladas, bico fora de moda, raladas, salto gasto)
Frequência de uso: foi alta, agora é nula
Valor sentimental: alto (companheira de baladas invernais desde a faculdade)
Vai ou fica: não aprendi a dizer adeus, mas tenho que aceitar, amores vêm e vão... VAI

12 - Botas cano baixo salto alto marrom
Estado: ótimo, tem anos mas quase não usei
Frequência de uso: nula
Valor sentimental: zero
Vai ou fica: vai, assassina de pés filha da puta

16 - Melissa Patchuli nude e vermelha
Estado: ótimo 
Frequência de uso: baixa porque ela é uma assassina de pés
Valor sentimental: é tão bonita a fia da puta
Vai ou fica: fica

19 - Melissa Campana salto alto branca
Estado: regular
Frequência de uso: nula ultimamente
Valor sentimental: alto, era da Laura e ela me deu anos atrás
Vai ou fica: sorry, Laura, mas vai

34 - Sandália Arezzo azul, roxa e verde salto médio
Estado: regular
Frequência de uso: bem baixa
Valor sentimental: mais ou menos
Vai ou fica: fica, coitada, mais uma chance pro próximo verão

35  -Sandália rasteirinha bege
Estado: regular
Frequência: muito alta no verão
Valor sentimental: alto, ela é diferentosa e comprei numa cidade maravilhosa na Grécia
Vai ou fica: fica mas vai já pro sapateiro.

38 - Anabela aberto verde e bege
Estado: bom
Frequência: nula, sai do meu pé e não consigo usar
Valor sentimental: presente da mamãe, mas...
Vai ou fica: vai, né...

39 - Anabela bico redondo 
Estado: ruim
Frequência de uso: alta
Valor sentimental: adoro ela
Vai ou fica: fica VAI, até meu namorado chegado numa cueca velha falou que o sapato tá horrível

41 - Salto médio Camper cinza
Estado: 0km
Frequência de uso: vai ser alta desde que não me aperte por ser um número menor
Valor sentimental: alto, presente da mamãe
Vai ou fica: fica

49 - Meia-pata preto altíssimo com tachas Jorge Alex
Estado: ótimo
Frequência de uso: baixa porque ele é o chefe dos assassinos de pés do meu armário
Valor sentimental: mas ele é tão lindo
Vai ou fica: fica, pra quando eu quiser estar poderosa por fora e torturada por dentro

51 - Salto alto cetim prata peep toe
Estado: bom/regular
Frequência de uso: em casamentos
Valor sentimental: médio
Vai ou fica: fica, aguenta mais uns 3 ou 4 casamentos

54 - Sapatilha Nike prata
Estado: regular
Frequência de uso: alta
Valor sentimental: adoro, embora chulezenta
Vai ou fica: fica

64 - Sapatilha Geox preta
Estado: regular
Frequência de uso: altíssima
Valor sentimental: uso quase todo dia, comprei numa promoção em Berlim mas é made in Brazil
Vai ou fica: fica, pelo menos até eu comprar uma substituta

Fiz isso um por um. Haja paciência, não? 

Os resultados do censo me mostraram que:
- o tipo de sapato que mais tenho são os de salto médio ou alto
- 10 dos 71 sapatos que eu tinha em casa tinham que ir embora por diferentes razões
- talvez eu tenha Melissas demais. 
- pelo menos cinco precisavam ir pro sapateiro urgente

Fiquei pensando: se o tipo de sapato que eu mais uso é sapatilha, porque eu tenho mais sapatos de salto que sapatilhas? Se eu não uso tanto Melissa, porque eu tinha 12 (agora são 9)? Isso mostra que eu compro sapatos muito mais por impulso e por achar um sapato bonito do que por necessidade. Com as Melissa é pior: adoro sapatos que eu chamo de "designosos", ou seja, com um design bonito e limpo, e boa parte dos sapatos da marca são assim. Além disso, eles são tão coloridinhos e cheirosinhos... eu acho difícil resistir.

Outra coisa é que os meus critérios para decidir se compro ou não e se conservo ou não um par de sapatos nem sempre são muito lógicos: se o meia-pata preto machuca tanto o meu pé que mal consigo usá-lo, por que mantê-lo? Porque é lindo, ué. O mais lógico seria vendê-lo ou dá-lo, mas... Bom, imagino que não sou a única a pensar assim, afinal boa parte da mulherada é bem chegada em sapato e não tão chegada em lógica, né?

Por mais que tenha mantido alguns sapatos que não se dão bem com meus pés, acabei separando alguns para dar. Esses são os meus amiguinhos que estão dando tchau:


Ainda bem que a empregada calça 36 como eu, ela vai ganhar bons sapatos que pra mim já não tinham uso. A bota eu acho que ela vai jogar fora. Faltou o sapato que até meu namorado disse que estava horrível (resolvi dá-lo depois de tirar a foto), esse também é sério candidato ao céu dos sapatos.

Demorei um bom tempo para concluir este importante censo, mas agora tenho mais noção do que eu tenho ou não, quais eu poderia usar mais ou menos, qual a melhor maneira de organizá-los, se tenho que comprar algum de determinado tipo (e acreditem, mesmo com 61 pares eu teria que comprar alguns). Acho que valeu a pena!

6 comentários:

  1. Djones,
    Você acredita que tirei 30 pares de sapato!!!!!!???? Não contei os restantes, mas eles ficaram bem mais arrumados nos armários. Obvio que alguns de valor sentimental ainda ficaram hehehe

    ResponderExcluir
  2. boa nadja!! fia, ce tem sapato hein???

    ResponderExcluir
  3. Caraaaaca, e eu que pensei que tivesse muito sapato! hahuaha :D

    Fiquei inspirada e decidi fazer meu próprio censo de sapatos. E não é que contei apenas 13, e isso incluindo uma pantufa (que obviamente só uso em casa, rs)? Mas lá no Brasil devo ter mais uns dez... hihi :)

    ResponderExcluir
  4. Pois se eu fizesse o mesmo que tu, veria o mesmo que tu: muito sapato lindo, assassinho de pés, mas que vão continuar guardados porque foram caros, são de marca boa ou só porqu esão lindos mesmo!!!! haha.
    Minha perdição está nas botas... Dezenas. Mas uso todas. Claro que podia ser feliz com a metade!
    Lila Czar
    seviracom30.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Caracas, eu gosto de sapato. Mas menina, o que que é isso? Boa idéia essa de fazer um censo, toda vez que dou aquela geral na sapateira separo uns, me apego a outros (mesmo assassinos de pés) e sempre fico com a sensação de que preciso de sapatos...hahahaha. Confesso que não tenho muito pq os últimos anos têm sido de economia...Bjokas

    ResponderExcluir
  6. Nadja, fantástica sua idéia!
    Fora revistas, meu maior problema são os sapatos... seeeeempre acho maius um que quero, que vai ficar óóóótimo com "aquela" roupa... assim como você, amo sapatos "designosos"... fiz este exercício aí um pouco antes do carnaval, quando me mudei de apartamento, mas tenho que ser honesta: não fui tão seletiva como você. Amei seus critérios, acho que assim que terminar de arrumar o apê (minha filha veio morar comigo essa semana, ainda estamos na arrumação/acomodação) vou emprestá-los para um novo "censo" pessoal...
    =D
    Obrigada pela força no meu novo desafio, e um grande beijo!!!

    ResponderExcluir

Desembucha!