sábado, 7 de maio de 2011

Da série "a gente sabe que está ficando velha quando..."

Esses dias, no trabalho, eu estava lendo o roteiro de um programa infantil que será gravado em breve.

Em dado momento o apresentador estava falando de máquinas fotográficas. Mostrava uma de rolo e dizia mais ou menos assim: "há pouco a gente tirava fotos com uma câmera que tinha esse rolo dentro, e pra ver como ficaram as fotos tinha que ir num lugar que transformava este rolo em fotos".

Não trabalham nem com o conceito de "revelar". Nem com o de "álbum", porque depois explicavam que naquela época se guardavam as fotos em livrinhos.

Lembrei de minha vida quase inteira documentada no que eu chamo de "albinhos". Nas fotos da galera da faculdade. Do povo pedindo os negativos pra copiá-las. Nos rolos de filme perdidos na minha viagem de 15 anos. Na emoção de ir buscar as fotos reveladas. Nos reais gastos nas revelações.

Nem faz tanto tempo assim, mas câmera com filme já é praticamente peça de museu.

É... a gente sabe que tá ficando velha quando é preciso explicar pras crianças como funcionam coisas que a gente usava quando era mais nova.

Um comentário:

  1. Já viu a propaganda do Itaú, em que vários objetos da nossa época são mostrados a crianças atuais? É muito engraçado, tem uma menina que diz que o Atari é pra fazer churrasco.
    Mas olhe, ainda bem que pelo menos nesse aspecto de tecnologia as mudanças são pra melhor, viu... nessas fotos de filme a gente comprava os negativos (nao lembro o nome) a dúzia, tinha rolo de 12, 24, 36... nao dava pra bater mais foto do que isso, se acabasse, acabou, e nem dava pra ver como a foto ficou, só depois de revelada. E era caro revelar muitas fotos!

    ResponderExcluir

Desembucha!