sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Festas aos 30 anos

Ter (quase) (mais de) 30 é bom pra muitas coisas. Pra viajar, pra decolar na carreira, pra casar, pra ter filho, pra fazer quase tudo o que der na telha. Você tem maturidade, ainda tem disposição, tem mais dinheiro que aos 20 (espero!), enfim, possibilidades de aproveitar a vida e ser feliz não faltam.


Mas tem uma coisa pra qual os 30 definitivamente não são bons: fazer festas de aniversário.

Cheguei a essa conclusão depois de analisar diversos aniversários de quase 30, 30 e mais de 30, inclusive os meus. É sempre assim: ou você não está com saco de fazer festa e ter de ficar dando atenção pra todo mundo, ou você faz na maior expectativa e vai metade do pessoal que você convidou, se você tiver sorte. Tá todo mundo ocupado: ou tem filho pequeno pra cuidar, ou tem pós, ou tá morto de cansaço de trabalhar 10 horas por dia, ou tá com dor de cabeça, enfim, são N as desculpas razões pro povo fazer aquela cara de "puts, não vai dar".

A coisa só melhora pras comemorações de aniversário mais "multitudinárias" lá pros 45, 50. Aí todo mundo fica com vontade de farrear, aproveitar a vida, recuperar o tempo perdido, voltar a fazer o que não pôde por tanto tempo. Os filhos já estão mais crescidos, a carreira mais estável (ou não, mas se não estiver estável, você vai estar mais acostumado a essas coisas da vida). Claro que essas festas são diferentes do que seriam aos 25. O povo traz os filhos, os agregados, vai embora mais cedo porque já não dá mais pra ficar na bagunça até as 7 da manha. Mas se o aniversariante estiver no clima, a farra rola solta.

O que fazer então nos nossos aniversários? Ficar deprimido até essa fase passar e não comemorar de jeito nenhum? Não! Eu aconselho apostar em festejos mais íntimos, porque a essa altura da vida a gente conhece tanta gente que acaba ficando cansado só de pensar em fazer uma lista de convidados. Um barzinho tranquilo, um bolinho e cervejinha em casa, alguma coisa com as crianças pra quem as tiver. Pra farra, faaaarra mesmo, cheia de gente e tals, talvez tenhamos que esperar um pouquinho mais...

3 comentários:

  1. "tem mais dinheiro que aos 20 (espero!)"

    eu ri!

    ResponderExcluir
  2. nadjuska, pode crer.. pensei nisso ontem mesmo. a última vez que consegui reunir todo mundo que eu quero, foi no velório e na missa de sétimo dia da minha mãe. parece q as pessoas só se mobilizam com morte. o resto pode esperar... O problema é q agente nunca sabe qnd vai morrer, portanto não é legal deixar as coisas pra depois, sempre.

    ResponderExcluir
  3. Putz...que texto pessimista e até depressivo! Às vezes as pessoas aparecem e às vezes não! Para "vender" a sua festa você tem que inovar, despertar a atenção e o interesse de seus convidados! Assim, eles deixam seus filhos com as avós, programam-se com mais antecedência e, enfim, comparecem! Ah, e claro ter um mínimo de carisma! Abraços!

    ResponderExcluir

Desembucha!