terça-feira, 24 de agosto de 2010

Coisinhas muito pequenininhas que me deixam felizinha

Tava tomando banho agora e aconteceu uma coisa daquelas que você pensa "isso dá um post". Uma pequena epifania, um fugaz momento de beleza que me inspirou, então aqui estou. Nossa, falei bunito e ainda rimou!

Eu apertei o frasco de shampoo e, junto com ele, saíram voando pequenas bolhas. Adoro quando isso acontece! Me faz lembrar de quando eu tinha uns 4 anos e passava horas com meus primos no quintal da minha avó soltando bolhas de sabão. Não precisava de bonecas que falam 562 frases e fazem xixi, nem de videogames 3-D, nem do MP3 da Hannah Montana. Era só um copinho de detergente com água e um canudinho. Era tudo tão simples. Minhas maiores preocupações naqueles momentos era não engolir o detergente e se as bonecas iriam gostar da sopa de terra e folhas que a gente faria depois.

Acho que é pelas boas lembranças que eu adoro quando acontece o que aconteceu agora há pouco, mas vai ver que é só porque é bonitinho. Ás vezes rola com o sabonete líquido, ás vezes até quando você fala enquanto escova os dentes. Aí fiquei pensando em outras coisinhas mínimas e detalhes tão pequenos de nós dois que me fazem feliz. Escolhi dez:

- Um cheiro bom inesperado: andando pela rua, de repente você vira a esquina e suas narinas são tomadas por um cheiro de doce. Ou de pipoca. Ou de pipoca doce. Pode ser também que você entre em uma loja e venha um cheiro gostosinho - não de incenso. Odeio incenso. Abomino incenso!! Mas uma essência, vela, sei lá que cazzo eles colocam. Delícia!

- O sol ou a lua bem grandões: sabe quando eles estão enooormes, aquela bolona mesmo? Não importa se é em uma paisagem linda ou no meio da cidade. Coisa boa!

- Atender o telefone com voz de recepcionista: de novo, pode ser algo da minha infância, quando passava horas passando trote, fazendo vozes diferentes e morrendo de rir. Ou pode ser que meu sonho secreto seja ser recepcionista e passar o dia atendendo o telefone dizendo a mesma coisa, na mesma ordem, no mesmo ritmo, de preferência com a voz anasalada. Algo como: "Pereira Santos e Associados, Rosicleidy, boa tarde, em que posso ajudá-lo?" Como não pude seguir esta vocação, dou asas ao meu talento atendendo o telefone mais ou menos assim quando algum coleguinha mais próximo me liga no trabalho. Também gosto de ligar pros amigos fazendo vozes diferentes antes de dizer quem sou ou fazer pequenas pegadinhas telefônicas com a família. Não me julguem!

- Identificar lugares quando estou no avião: adoro quando estou no avião e reconheço lugares que estou vendo lá de cima. Já vi os Alpes, os Pirineus, as geleiras da Antártida, o autódromo de Interlagos, a Av. Paulista, o La Bombonera, Puerto Madero, a parte do Rio de la Plata que abre e dá pra ver a Argentina e o Uruguai ao mesmo tempo, o Mar Negro, umas ilhas gregas. Lindo!

- Quando o queijo vem torradinho: um prato gratinado, uma pizza com aquela sobra de queijo na borda, aquele queijinho que caiu do misto quente e torrou. Prazer total!

- Um chocolate na hora certa: você está trabalhando e bate aquela vontade de comer um chocolatinho. Mas você não tem nenhum. Parece que ninguém em volta tem. Mas de repente aparece aquela alma caridosa, com quem você nem fala muito, e te dá aquele bombonzinho que estava esquecido na gaveta dela - ela nem é tão chegada em doce. Também aprecio muito brigadeiro roubado antes do parabéns, principalmente em festa de criança. Emociona!

- Homem com criança: ver um pai conversando com a filha de 3 anos. Um tio brincando com o sobrinho. Um grandão com um bebezinho mínimo no colo. O olhar babão, o sorriso orgulhoso. Pode ser em foto, pode ser no restaurante. Ternura instantânea!

- Estar no carro e acenar pra desconhecidos: essa eu fazia mais aos 20 anos, agora nem lembro a última vez que fiz. Mas deveria fazer, porque é um baratinho! É melhor em grupo, porque aí a tchurminha do barulho se diverte com as reações dos pobres transeuntes. Bi-bi, um sorrisinho e um tchauzinho, aí é só observar as reações: alguns cumprimentam de volta, a maioria fica com cara de "quem é você?", outros xingam. É divertido, juro!

- E-mail com notícias dos amigos: hoje em dia quase ninguém mais escreve e-mails contando da vida, como andam as coisas, como foi a viagem ou o encontro de ontem. O povo fala da vida no blog (oi!), no twitter, no facebook. É assim que você fica sabendo da vida dos outros, ainda mais se mora longe. Por isso adoro quando recebo e-mails com novidades bacanas, ou fofoquinhas, ou divagações sobre a vida. É raro, e talvez por isso mesmo seja tão bom!

- A piada certa no instante certo: pode ser que você que solte a tirada, se estiver inspirado. É bom quando isso acontece. Mas pode ser aquele amigo figura, pode ser a amiga da amiga que você acabou de conhecer. Mas não é uma benção quando alguém solta aquela frase que desencadeia uma sessão de gargalhadas daquelas de doer a barriga? Amo!

Lembrei de um blog gringo que descobri há pouco tempo, o 1000 Awesome Things, que até já virou livro. A cada dia o autor posta sobre alguma dessas coisas bonitinhas da vida. Admito que ás vezes não tenho muito saco de ler os posts inteiros, mas é bom pra ver e dar aquele sorrisinho no meio do expediente. Quem sabe este meu post não tem o mesmo efeito, né?

6 comentários:

  1. Djones, não foi só pra dar um sorrisinho no meio do expediente, tive quase (ainda bem que foi quase, pq to "no cliente" hj) um ataque de riso. Acho que foi a parte da recepcionista! hehe Adorei o post, tb reparo mto nessas pequenas coisas bonitinhas e divertidas da vida ;-)

    ResponderExcluir
  2. Sim, teu post teve o efeito do sorriso no meio do expediente! :)

    Ainda que as minhas 10 little things sejam um pouquinho diferentes das tuas, me diverti com as tuas e fiquei pensando nas minhas... :)

    Obrigada pelo post!

    ResponderExcluir
  3. A-d-o-r-ei o texto e dei boas risadas, lembrando de algumas bobagens q eu faço até hoje, como abanar para desconehcidos - hahaha
    Lila czarnobay
    http://seviracom30.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Voce só esqueceu da pedrinha de sal grosso que vem grudada no pedaco de picanha...bem torradinha...bem salgadinha!!! Isso te faz feliz também que eu sei!!! hahaha

    ResponderExcluir
  5. Adorei!!! Comigo acho que tem mais a ver com o humor mesmo. Quando estou de bom humor, acho tudo lindo e qualquer coisinha me deixa feliz. Ver um nenenzinho de colo, ver as meninas pequenininhas com roupa de balé andando na rua, olhar pro céu e ver que está na época da lua cheia (não sei porquê...), ver várias pessoas sendo gentis umas com as outras na sequência, como se fosse efeito dominó (uma se oferece pra carregar os livros pra alguém no ônibus, outra pede licença e trocam sorrisos, alguém dá o lugar pra alguém)...

    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Obrigada a todas! Cada um com o seu TOP 10! hahaha

    Sra. Betty, realmente o salzinho grosso na picanha me faz querer ser uma pessoa melhor e ilumina minha vida! hahahaa

    Beijos

    ResponderExcluir

Desembucha!