sábado, 2 de outubro de 2010

Banheiro público

Nada mais natural que necessidades fisiológicas. Me refiro às excretoras, os famigerados xixi e cocô. Você faz, eu faço, a Gisele Bündchen, o Barack Obama, todo mundo faz.  Mas o que mais me incomoda nesta história na verdade são os banheiros públicos.

“Público” que eu digo é qualquer um que não seja o da sua casa ou de qualquer outra casa. Não precisa ser os beeeem públicos, tipo de rodoviária ou de shopping. Pode ser o do local de trabalho, também, que não é qualquer um que vai, mas mesmo assim é bastante frequentado.

Eu acho muito estranho todo o conceito de banheiros públicos. Obviamente são necessários, essenciais, afinal o ser humano caga e mija. É nojento, mas como disse antes, nada mais natural que fazer sissi e totô.

Claro que eu uso essas casas de banho, como diriam em Portugal. Afinal sou um ser humano, embora ás vezes não pareça. Mas acho chato. É desagradável você ouvir o “ssssssshhhhhh” que faz o xixi alheio ao seu lado. Quer dizer, geralmente é “ssssshhh”, mas ás vezes há barulhos estranhos que você não sabe a origem – ou preferiria não saber. Quer algo mais constrangedor do que aquele peidinho que sai sem querer enquanto a pessoa está lá fazendo xixi???? Geralmente é bem fraquinho, quase imperceptível, mas é audível. É quase um sopro, mas dá pra perceber que não saiu pela boca. Muito constrangedor.


Há inumeráveis fontes de constrangimento em banheiros públicos. Alguns você vive só você com você mesma: quando acabou o papel e você não viu, quando comeu algo que não caiu bem e faz aquele estrago, quando encontra um pentelho na tampa da privada...

Mas na verdade eu acho tudo chato. Desde você entrar, e saber o motivo de aquelas pessoas estarem lá e elas saberem por que você também está, até ver as calças e calcinhas arriadas por baixo da porta (por que as portas nunca chegam até o chão????).

Banheiros de discoteca geralmente são os piores. Conforme a noite avança, o banheiro piora. No começo está até razoavelmente limpo. Depois os papéis transbordam dos cestos de lixo, a descarga não funciona, sempre há OVNIS dentro da privada, vômitos, o horror, o horror. Fora o monte de menina suada se amontoando para se olhar no espelho, as bêbadas caídas...

Nuuuuooossaa, já ia me esquecendo!! Banheiros químicos!!!!! Não há nada pior no universo que banheiros químicos! Quando estou em um lugar onde só há esses banheiros, eu não vou. Posso ter de fazer transplante de rim por segurar tanto a vontade, mas não vou. O cheiro é algo absurdo, indescritível. Há melecas não-identificáveis – ou lamentavelmente bastante identificáveis – por todos os lados. Não dá pra fazer de pé, nem sonhar em forrar a tampa com papel (quando há tampa e quando há papel), nem lavar a mão, nada. Eu não sei o que as pessoas fazem nesses banheiros que eles ficam nesse estado. Parece que ninguém faz as coisas normalmente. Não entendo como podem espalhar xixi por todos os lados, ou até coisa pior. Dá a impressão de que a pessoa mijou dando passinhos em círculos lá dentro, ou que cagou pendurada do teto. Simplesmente bizarro.

Pior que não tem alternativa alguma pra evitar banheiros, né?

3 comentários:

  1. Nadja, teus textos são ótimos!
    Lila Czar
    http://seviracom30.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Hoje mesmo pensava nesse assunto. Fui no super, e depois de uma overdose de Coca Cola tive que usar o banheiro. Limpinho, etc etc. Estavam todos ocupados, asi cuando saiu a primeira pessoa fui entrar e.... ENTUPIDO. Com papel, mas entupido. E vai saber que classe de fluidos acompanhavam o papel, não é?. Então fiquei pensando: será que foi ela? será que já estava assim? se estava, como essa mulher consegiu entrar? imagina, entrar num banheiro entupido por sabe lá Deus quem! que horror. E a mulher ainda saiu como se tivesse saido de experimentar uma calça jeans que ficou maravilhosa nela.
    Ai chegou uma menininha de uns 8 anos, entrou correndo, super apertada. Viu o banheiro livre e foi, mas quando viu todo aquele entupimento não quis saber nada. Ficou ai apertada, pulando de um pé pro outro, mas não foi no banheiro público entupido.
    Em fim, banheiro público é uma coisa chata mesmo...mas também justa e necessária!.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. RAchei o bico de com o lance "cagou pendurada do teto".
    Adorei sua sala virtual!

    Bjukiss

    ResponderExcluir

Desembucha!