domingo, 15 de maio de 2011

Leitoras de (quase) 30 - Nadja responde 2

*Post reescrito porque o Blogger fez o favor de sumir com o original*


Esses dias mais uma leitora, desta vez anônima, me escreveu pedindo conselho. De novo: quem sou eu pra sair dando conselho, minha gente? Fora que se conselho fosse bom a gente não dava, roubava, mas mesmo assim vou me atrever mais uma vez e meter o bedelho onde eu fui chamada. 


"Nadja, vc não tem uns conselhinhos pruma garota que acabou de levar um pé depois de anos de namoro? Dá um post bem interessante e útil."


Olha, amiga anônima, meu primeiro conselho é: tenha paciência com as pessoas que vão ficar repetindo clichês como "bola pra frente" ou "calma que a fila vai andar". Elas só querem te ajudar  e não sabem bem como. Diga "é, valeu", dê um sorrisinho e pronto. 


Outra coisa: evite a síndrome de Susana Vieira. Não se obrigue a estar feliz e ótima e saltitante se você não tem vontade. Você acaba de perder algo que era importante pra você e imagino que isso tenha abalado suas estruturas; portanto, você não deve estar no seu melhor momento. É natural, cazzo! Viva a tristeza, o luto. Não estou dizendo pra você passar meses trancada no quarto de camisola velha e comendo Sonho de Valsa enquanto imagina diferentes formas de suicídio. Longe disso. O que estou dizendo é que a tristeza passa mais rápido se você a viver, passar por ela, do que se você ficar varrendo-a pra baixo do tapete da alegria falsa só pra não ter de conviver com ela.


Algo importante também é não deixar que o que aconteceu afete a sua auto-estima. Pode ser que as coisas não tenham funcionado como o esperado com o rapaz, mas isso não necessariamente significa que haja algo errado com você ou que você seja isso isso e aquilo. Vai ver você não encaixava com ele, mas pode perfeitamente encaixar com outro, ué. Não fique se achando o cocô do cavalo do bandido e nem fique achando que você esta condenada a uma vida de passar vergonha tentando pegar o buquê em casamentos ou cuidando de 32 gatos sozinha num sobrado velho. Aproveite a oportunidade para pensar - "pensar", não "remoer"- aprender, evoluir, e não pra ficar procurando o que há de errado com você.


Mas o bom é que essa dor passa. Ninguém morre por terminar um namoro, não! Ou você já viu algum obituário escrito "causa da morte: pé na bunda"? Um dia dói, no outro dói menos, e quando você for ver vai ter vivido um monte de coisas novas e essa tristeza vai estar velha, desbotada, jogada no fundo de uma gaveta que você quase nem lembra que existe. Quando você se der conta, a bola já vai ter ido pra frente há muito tempo!

3 comentários:

  1. Muito bom Nadja!!!!!!! Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  2. Perfeito! Concordo plenamente: buscar o meio termo do pé, sem fingir indiferença ou se fazer de superada mas, principlamente, sem maior drama do que já é.
    A colunista da Marie Claire tremeu nas bases agora quando leu sua resposta REAL. Voto em você como substituta, desde q continue escrevendo aqui (já q a revista é muito chata haha).

    ResponderExcluir
  3. ola gostei e achei super engraçado seu blog muito legal o jeito que vc aborda os temas dos post quando puderes da uma passadinha no meu blog

    euqueroesselook.blogspot.com

    se gostar tanto que eu gostei dos eu me segue e deixa comentario e se na for abusar divulga pois estou começando agora.

    ResponderExcluir

Desembucha!